O que constitui para que servem os Indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e a Agenda 21?

Perguntado por: Iris Branco Lima  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Os indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE são índices que analisam como está o andamento da promoção de ações sustentável no Brasil, além disso, a Agenda de 21 corresponde ao documento que modela o comportamento para o Brasil tornar-se destaque no desenvolvimento sustentável.

O que constitui e para que servem os Indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e a Agenda 21?

Os indicadores fornecem subsídios para o acompanhamento da sustentabilidade do padrão de desenvolvimento brasileiro nas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, oferecendo um panorama abrangente de informações necessárias ao conhecimento da realidade do País, ao exercício da cidadania e ao planejamento e ...

O que constitui e para que servem os indicadores de desenvolvimento sustentável?

Trata-se de índice que serve para comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.

O que constitui os indicadores do IBGE?

Elabora e analisa indicadores da população brasileira, construídos a partir de dados oriundos de pesquisas do IBGE e de outras instituições, abrangendo temas como características da população, educação, crianças e adolescentes, família, trabalho e rendimento, saúde, cor ou raça, idosos, entre outros.

Quais são os indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE?

Alguns indicadores envolvem trabalho e rendimento, educação, saúde, população, segurança e habitação, a distribuição da renda, e procuram retratar-se o nível educacional e as questões ligadas à equidade e às condições de vida das pessoas.

Desenvolvimento Sustentável: o que é e quais são seus indicadores • IBGE Explica

33 questões relacionadas encontradas

O que constituem e para que servem os Indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE e A Agenda 21 Brainly?

Os indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE são índices que analisam como está o andamento da promoção de ações sustentável no Brasil, além disso, a Agenda de 21 corresponde ao documento que modela o comportamento para o Brasil tornar-se destaque no desenvolvimento sustentável.

O que é e para que serve a Agenda 21?

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Quais as quatro dimensões de indicadores do IBGE?

São 63 indicadores organizados em quatro dimensões (ambiental, social,econômica e institucional), segundo o marco ordenador do Livro Azul proposto em 2001 pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS), das Nações Unidas.

Quais os 3 principais indicadores de desenvolvimento?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.

Qual é o objetivo do IBGE?

E são muitas as nossas atividades! O IBGE produz, analisa, pesquisa e divulga informações de natureza estatística (demográfica, social e econômica); geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental. Com isto, ajuda a conhecer a realidade física, humana, social e econômica do País.

Qual a função dos indicadores de sustentabilidade?

Um instrumento utilizado para monitorar o desenvolvimento sustentável são os indicadores de sustentabilidade, os quais são responsáveis por capturar tendências para informar os agentes de decisão, orientar o desenvolvimento e o monitoramento de políticas e estratégias.

Quais são os principais indicadores de sustentabilidade?

Por isso, abaixo, separamos os 6 principais sustentáveis na construção civil, confira:
  • Consumo de energia. O objetivo desse indicador é medir a quantidade de energia utilizada em um determinado projeto. ...
  • Eficiência no uso de água. ...
  • Gestão de resíduos. ...
  • Uso de materiais sustentáveis. ...
  • Qualidade. ...
  • Certificações de sustentabilidade.

Quais são os indicadores principais da sustentabilidade?

As métricas principais estão relacionadas com Mudança Climática, Degradação da Natureza e Disponibilidade de Água Doce.

Quais trazem informações relacionadas com os indicadores de desenvolvimento sustentável?

São indicadores integrados por informações associadas ao tema do desenvolvimento, tais como: dimensão ambiental – atmosfera, terra, agua doce, oceanos, mares e aguas costeiras, biodiversidade e saneamento; dimensão social – população, trabalho e rendimento, saúde, educação, habitação e segurança; dimensão econômica – ...

O que foi a Agenda 21 na Eco-92?

A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, podendo ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”.

Quais são os cinco principais objetivos da Agenda 21?

Agenda 21 Brasileira
  • cidades sustentáveis;
  • estratégias para a sustentabilidade;
  • redução das desigualdades sociais;
  • agricultura sustentável;
  • gestão dos recursos naturais;
  • infraestrutura e integração regional.

Quais são os principais indicadores de desenvolvimento?

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ...
  • Produto Interno Bruto (PIB) ...
  • Produto Nacional Bruto (PNB) ...
  • Coeficiente de Gini. ...
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ...
  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ...
  • Outros indicadores socioeconômicos.
  • Censo do IBGE.

Para que servem os indicadores de desenvolvimento?

O mais popular indicador social e econômico a nível global, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para mensurar e comparar a qualidade de vida entre os países. Elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), esse indicador é visto como um parâmetro da riqueza e do desenvolvimento de uma nação.

Quais os principais indicadores de desenvolvimento de um país?

O IDH é um indicador composto que combina três dimensões:
  • rendimento (PIB per capita);
  • saúde (Esperança de vida à nascença);
  • educação (Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade).

Quais são as quatro dimensões dos indicadores de desenvolvimento sustentável?

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha com 59 indicadores de sustentabilidade, que se baseiam nos 58 indicadores da Commission on Sustainable Development (CSD, 2005) formando um escopo de quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.

Quais são os principais tipos de indicadores?

Quais os tipos de indicadores?
  1. Indicador de Eficiência. Ideal para identificar desperdícios e melhorar a produtividade, o Indicador de Eficiência permite entender quais recursos serão necessários para a produção de um item. ...
  2. Indicador de Eficácia. ...
  3. Indicador de Efetividade. ...
  4. Indicador de Atendimento. ...
  5. Indicador de Segurança.

Como são elaborados os indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil?

A construção de indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil integra-se ao conjunto de esforços internacionais para concretização das ideias e princípios formulados na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, no que diz respeito à relação entre ...

Qual o foco da Agenda 21?

A Agenda 21 trabalha em torno do crescimento econômico, do desenvolvimento social e da erradicação da pobreza, como prioridades absolutas dos países em desenvolvimento, que são essenciais para alcançar os objetivos nacionais e mundiais de sustentabilidade.

Quais são os princípios básicos da Agenda 21?

O seu desenvolvimento, então, partiu dos seguintes princípios: a) a gestão dos recursos naturais; b) o desenvolvimento de uma agricultura sustentável; c) o incentivo à concepção de cidades sustentáveis; d) a construção de infraestruturas com vistas à integração regional; e) a redução das desigualdades sociais; e f) a ...

Quais são as ações da Agenda 21?

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Artigo anterior
Qual o intervalo para tomar o Dramin?
Artigo seguinte
Qual o antibiótico mais forte para pneumonia?