O que causa o raquitismo?

Perguntado por: Isabel Miranda Mota  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Quais são as causas de raquitismo? A causa mais comum de raquitismo é a deficiência de vitamina D. A vitamina D é absorvida pelo organismo, de alimentos como o leite e seus derivados, a gema de ovo, os cogumelos e alguns tipos de peixe.

Qual a causa e os sintomas do raquitismo?

O raquitismo é mais comum de surgir em crianças dos 6 aos 36 meses de idade, que é uma fase de rápido crescimento ósseo, podendo ser percebido através de sintomas como atraso no crescimento dos dentes ou no desenvolvimento da criança, arqueamento das pernas e dos braços, ou fraqueza muscular, por exemplo.

O que causa raquitismo em crianças?

Refere-se à deficiência de mineralização na região de crescimento dos ossos longos. Pode prejudicar o crescimento e produzir deformidades ósseas na criança. Ocorre principalmente devido à falta de vitamina D (raquitismo carencial), sendo a baixa exposição solar um fator que predispõe essa condição.

O que previne o raquitismo?

Prevenção. O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.

Quais são os tipos de raquitismo?

O raquitismo pode ser classificado em hipocalcêmico ou hipofosfatêmico. Estes dois subtipos apresentam etiopatogenia e características clínicas e laboratoriais distintas. No entanto, em ambos há hipofosfatemia5. As causas mais comuns de raquitismo hipocalcêmico são deficiência de vitamina D ou resistência à sua ação.

Raquitismo

45 questões relacionadas encontradas

Como o raquitismo se manifesta?

As manifestações clínicas gerais, independentes da causa da osteomalácia ou do raquitismo, são hipotonia, fraqueza muscular, dor óssea generalizada, deformidades de ossos longos, cifose torácica e lordose e fraturas patológicas.

Qual e a característica do raquitismo?

O raquitismo é caracterizado por anormalidades na formação na placa epifisária de crescimento, com áreas não mineralizadas, desorganização da arquitetura celular e retardo na maturação óssea.

Qual exame detecta o raquitismo?

Os exames laboratoriais indicados para o diagnóstico do raquitismo e da osteomalácia são: cálcio total e/ou cálcio iônico, fósforo sérico, fosfatase alcalina total e creatinina séricos; transaminases; gasometria venosa, PTH e 25OHD. Além disso, cálcio, fósforo e creatinina urinários em amostra isolada são recomendados.

Como e uma criança raquítica?

Raquitismo é um distúrbio ósseo não transmissível, que acomete crianças na fase do crescimento. A enfermidade se instala em virtude de uma deficiência na mineralização da cartilagem da placa epifisária (também conhecida por placa do crescimento), localizada nas extremidades dos ossos longos.

Qual o remédio bom para raquitismo?

  • Osteonutri 600mg + 400UI Aspen 60 Comprimidos. ...
  • Vitamina D Addera D3 2.000UI 30 Cápsulas. ...
  • Vitamina D Depura 500UI Gotas 10ml. ...
  • Suplemento Vitamínico Caldê Marjan 30 Comprimidos Revestidos. ...
  • Suplemento Vitamínico Caldê Marjan 60 Comprimidos Mastigáveis. ...
  • Suplemento Vitamínico Caldê KM Marjan 30 Comprimidos Revestidos.

Qual alimento e rico em vitamina D?

Alimentos com vitamina D
  • Gema de ovo: 1 unidade contém 112 UI.
  • Atum: 185 g contêm 247 UI.
  • Salmão: 120 g contêm 194 UI.
  • Bife de fígado: 100 g contêm 50 UI.
  • Fígado de galinha: 100 g contêm 80 UI.
  • Tilápia: 100 g contêm 54 UI.
  • Óleo de Fígado de Bacalhau: 13,5 g contêm 1.360 UI.
  • Óleo de Salmão: 13,5g contêm 544 UI.

Qual a melhor vitamina para raquitismo?

Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.

Qual e a causa da falta de vitamina D?

A causa mais comum é a falta de exposição solar, geralmente quando a dieta é deficiente em vitamina D, mas determinados distúrbios também podem causar a deficiência. Sem uma quantidade suficiente de vitamina D, pode ocorrer fraqueza e dor nos músculos e nos ossos.

O que acontece com a falta de vitamina K?

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.

O que e ser uma pessoa raquítica?

[Figurado] Pessoa muito magra e enfezada.

Porque a falta de vitamina D causa raquitismo?

A osteomalácia é uma doença causada pela falta de deposição de cálcio e fosfato nos ossos (desmineralização óssea), devido a deficiência de vitamina D, que impede que esses minerais sejam absorvidos pelo intestino. Com isso, os ossos se tornam mais fracos, ficam arqueados e com maior risco de sofrer fraturas.

Qual a diferença entre raquitismo e osteomalácia?

O raquitismo resulta da deficiência de mineralização da placa de crescimento de crianças e adolescentes. A osteomalácia, por sua vez, resulta da deficiência de mineralização da matriz osteoide e pode ocorrer tanto em crianças e adolescentes quanto em adultos 1,2.

Quantas pessoas tem raquitismo no Brasil?

A cada um milhão de pessoas são detectados, aproximadamente, de 1 a 9 casos de Raquitismo Hipofosfatêmico, uma doença genética rara e hereditária.

Qual a melhor forma de repor a vitamina D?

Para quem busca esse nutriente na dieta, o profissional explica que os alimentos não concentram grandes quantidades da vitamina, mas que ainda é possível encontrá-la em: salmão, ostras, sardinhas, cavala, atum em conserva, óleo de fígado de bacalhau, leite integral, gema de ovo e cogumelos.

Onde encontramos a vitamina D?

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Qual o nome do exame para detectar falta de vitamina D?

O exame de vitamina D, também conhecido como hidroxivitamina D ou 25(OH)D, tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue — um fator extremamente importante para a nossa saúde e imunidade.

É perigoso a falta de vitamina D no corpo?

Considerando isso, a falta de vitamina D no organismo gera problemas como osteoporose e fraturas ósseas, atraso no crescimento em crianças, maior risco de quedas em idosos, maior chance de doenças cardiovasculares e autoimunes, entre outros problemas.

Porque a falta de vitamina D engorda?

Sim, a falta de vitamina D pode estar ligada ao aumento de peso. A deficiência de vitamina D afeta a produção de insulina, o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue e pelo transporte de glicose para as células. Uma queda brusca nos níveis de glicose pode estimular o aumento do apetite.

Como saber se o corpo está precisando de vitamina?

Exames para detectar a falta de vitaminas no organismo

Além da observação de sintomas, a deficiência de vitaminas pode ser detectada por meio de exames clínicos. Para isso, são considerados exames de sangue e de urina. Entretanto, exames de imagem podem ser aplicados, também, mas em situações específicas.

O que acontece se a criança não tomar Adtil?

Sua ausência no organismo da criança é responsável também pelo raquitismo, dai vem a versão da “criança raquítica”, miúda ou pequena. Mas não é só pela estatura da criança que a falta de vitamina D preocupa, mas sim pela fragilidade dos ossos e por seu desenvolvimento ser totalmente afetado.

Artigo anterior
Quem são catadores de lixo?
Artigo seguinte
Como saber quantos ohms tem um alto-falante?