O que causa o excesso de sono?

Perguntado por: Edgar António de Rocha  |  Última atualização: 14. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (17 avaliações)

É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.

Quando o excesso de sono é preocupante?

Hipersonia idiopática

Uma pessoa é diagnosticada com hipersonia idiopática quando precisa dormir mais que o normal e sente muito sono durante o dia, mas não foi detectado nenhum outro distúrbio de sono subjacente ou causa aparente. Os sintomas geralmente começam entre a adolescência e a idade adulta.

O que leva uma pessoa a dormir demais?

O sono excessivo também pode indicar que a pessoa sofre de apneia do sono, anemia e outras doenças. É preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade em dormir demais e consultar o médico a fim de tratar ou prevenir doenças.

Qual é a doença que dá muito sono?

Esse quadro é o mais característico da narcolepsia, uma doença neurológica que provoca os chamados ataques de sono – uma sonolência tão, mas tão forte, que é impossível resistir e a pessoa acaba dormindo durante o dia ou atividades em que normalmente estamos engajados e atentos.

O que significa ter excesso de sono?

Assim como a depressão, o excesso de sono podem estar associados à doenças cardíacas. A arritmia ou o entupimento das artérias faz com que a pessoa se sinta exausta ou até mesmo com tonturas.

Sono excessivo: o que pode ser?

44 questões relacionadas encontradas

É normal dormir 12 horas por dia?

É normal um jovem de 23 anos dormir mais de 12 horas e ainda sentir sonolência? Segundo a academia americana de medicina do sono, dormir mais do que 9h de sono é prejudicial a saúde.

Qual falta de vitamina causa cansaço e sono?

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida.

É normal uma pessoa dormir o dia inteiro?

Dormir demais pode ser sinal de que algo vai mal na sua saúde. O sono prolongado de vez em quando pode ser considerado normal. Depois de um dia excessivamente cansativo ou quando estamos muito estressados, dormir um pouco mais ajuda a manter o corpo e a cabeça sãos.

Quem tem ansiedade sente muito sono?

A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Qual a melhor vitamina para quem tem muito sono?

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Qual é a fruta que é rica em vitamina D?

Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia. A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Qual vitamina elimina o cansaço?

Por exemplo: as vitaminas do complexo B são muito participativas na função mental e cognitiva. Sem falar que ainda contribuem com a redução da fadiga a do cansaço — caso da vitamina B6, especificamente —, enquanto as vitaminas B1 e B12 têm ampla importância na manutenção do sistema nervoso.

O que fazer quando se sente muito sono durante o dia?

2- Alongamentos: exercícios que estimulam a circulação sanguínea, como o alongamento, são muito eficazes para render uma energia extra durante o dia. Alongue-se a cada 30 minutos. 3- Exercício de respiração: inspire fundo o ar pelo nariz, segure por 2 segundos e depois solte pela boca. Repita até 10 vezes.

O que tomar para dar ânimo no dia a dia?

9 suplementos para dar mais energia e disposição
  1. Arginina. De modo geral, a Arginina está ligada ao ganho de performance em atletas. ...
  2. Ubiquinona ou coenzima Q10. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Complexo B. ...
  5. Creatina. ...
  6. Ferro. ...
  7. L-teanina e cafeína. ...
  8. Vitamina C.

O que tomar para ter mais energia e menos sono?

Algumas opções de remédios naturais para dar energia e disposição e combater a fraqueza são:
  1. Suco de guaraná, abacaxi e mamão. ...
  2. Chá de malva. ...
  3. Chá de couve e espinafre. ...
  4. Chá de Ginkgo biloba. ...
  5. Suco de abacaxi e salsinha. ...
  6. Vitamina de banana e nozes. ...
  7. Chá de ashwagandha. ...
  8. Suco de laranja, morango e amendoim.

O que é bom para tirar a moleza do corpo?

Além de repouso adequado e boa hidratação e alimentação, é recomendado ingerir medicamentos que auxiliem a aliviar os sintomas: analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ácido acetilsalicílico; descongestionantes; e anti-histamínicos (antialérgicos que atuam na redução do corrimento ...

Quais são os sintomas da falta de vitamina D no corpo?

Quais são os sintomas da falta de vitamina D?
  • Fraqueza muscular;
  • Fadiga;
  • Dores ósseas ou musculares;
  • Aumento da suscetibilidade a infecções;
  • Alterações de humor;
  • Queda de cabelo;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.

O que acontece com o corpo com a falta de vitamina D?

A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Qual o nome do exame que detecta falta de vitaminas?

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

Como saber se o corpo está precisando de vitamina?

Exames para detectar a falta de vitaminas no organismo

Além da observação de sintomas, a deficiência de vitaminas pode ser detectada por meio de exames clínicos. Para isso, são considerados exames de sangue e de urina. Entretanto, exames de imagem podem ser aplicados, também, mas em situações específicas.

Qual melhor vitamina D depois dos 40?

O valor de referência considerado adequado para mulheres acima de 40 anos, em idade fértil e saudável, é entre 20 e 30.

Quais são os sintomas da falta de vitamina B12 no organismo?

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Como repor rapidamente a vitamina D?

Exponha-se ao Sol
  1. Deve-se tentar uma exposição solar adequada, em horários de segurança para não aumentar o risco de câncer de pele. ...
  2. Ficar exposto aos raios solares, sem protetor solar, por 15 minutos, gera 3000 UI (75 microgramas) de vitamina D para pessoas de pele clara. ...
  3. Faça isso, pelo menos, 3 vezes por semana.

Qual a falta de vitamina que causa tontura?

Pesquisas demonstram que os níveis reduzidos de vitamina D podem impactar no surgimento de crises recorrentes de tonturas e vertigens, causadas por doenças do labirinto. A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e a sua deficiência pode ter consequências sérias.

Artigo anterior
Quanto tempo de treino para correr 10km?
Artigo seguinte
Como calcular 30% de 90?