O que causa lesão na coluna cervical?

Perguntado por: Fernando Paiva de Gomes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

Lesões na coluna são causadas, na maioria das vezes, por traumas ou acidentes que podem romper uma vértebra e pressionar ou destruir a circulação interna da medula espinhal. A coluna vertebral é uma pilha de ossos chamados vértebras ligadas por articulações e separadas por discos de cartilagem.

O que é lesão na coluna cervical?

Essa lesão é geralmente resultante do mecanismo de hiperflexão aguda da coluna cervical, provocada por queda ou trauma direto sobre o occipital. A manifestação clínica da lesão está diretamente relacionada com o grau de deslocamento do atlas provocado pela lesão do ligamento transverso.

Quais sinais de uma cervical inflamada?

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

Quais os sintomas de lesão na coluna cervical?

Sintomas
  • Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas.
  • Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
  • Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
  • Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.
  • Dificuldade de equilíbrio e para caminhar.

O que causa problemas na cervical?

As causas mais comuns de dor cervical com irradiação para o braço são hérnia de disco e estenose (estreitamento) do canal cervical. Além disso, causas menos frequentes são fraturas, tumores e infecções da coluna.

AS LESÕES MAIS FREQUENTES NA COLUNA CERVICAL.

44 questões relacionadas encontradas

Qual exame detecta cervicalgia?

Exames laboratoriais como hemograma, eletroforese de proteínas e provas de atividade inflamatória podem ser solicitados na presença de sinais de alerta. O tratamento das cervicalgias e lombalgias deve ser iniciado rapidamente.

Como identificar uma lesão na coluna?

3 sinais de uma fratura na coluna que você não pode ignorar
  1. Dor súbita e severa nas costas. O incômodo é agudo e pode ser incapacitante com o aumento da cifose – popularmente conhecida como corcunda. ...
  2. Perda de mais de três centímetros de altura. ...
  3. Costas curvadas. ...
  4. Não deixe para ir ao médico de última hora.

Onde é a dor cervical?

Cervicalgia é dor na região do pescoço. Existem diversas causas para o problema, porém, muitas vezes o motivo está relacionado a inflamação de músculos ou desgaste na coluna vertebral.

Quando devemos suspeitar de possível trauma na coluna vertebral?

Por exemplo, quando cai sentada, a pessoa pode pressionar a coluna para cima, achatar uma vértebra e empurrar um fragmento de osso contra a medula. Ou então, se fizer um movimento brusco demais com a cabeça, o cordão medular se rompe e a comunicação do cérebro com os braços e as pernas fica interrompida ou danificada.

Como desinflamar a cervical?

O que fazer: uma forma fácil de aliviar o desconforto consiste em fazer alongamentos do pescoço 2 a 3 vezes por dia, durante, pelo menos, 5 minutos. No entanto, aplicar compressas quentes no local por 10 a 15 minutos também pode ajudar.

O que é coluna cervical alta?

A coluna cervical, em poucas palavras, nada mais é que a região mais alta da coluna vertebral e que atravessa a região do pescoço. A área é composta por sete vértebras, cada uma referida pela letra 'C' (devido ao seu nome), e dispõe de um número para sua identificação entre si.

Como é a tontura da cervical?

Descreve a tontura como sensação de "cabeça leve", com vertigens à movimentação da cabeça, como olhar para cima, abaixar a cabeça, ou qualquer movimento que envolva a rotação cervical.

Qual a consequência de uma lesão na coluna vertebral?

"Uma das finalidades mais importantes da coluna vertebral é proteger a medula espinal. Quando esta é lesada, como acontece por vezes nas lesões da coluna vertebral, o doente perde funções abaixo do nível da lesão, com destaque para a impossibilidade de mexer os membros.

Como curar uma lesão na coluna?

Tratamentos. O tratamento para esses tipos de lesões é principalmente o repouso durante o período inflamatório. A coluna precisa descansar, então é fundamental evitar que ela sofra uma nova sobrecarga, mas não se deve fazer repouso prolongado, já que ele pode levar a perda de força muscular.

Quais são os tipos de lesões na coluna vertebral?

Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes: - instabilidades da coluna cervical; - tetraparesia transitória; - apofisite da coluna toracolombar; - espondilólise traumática; - fraturas do arco vertebral.

O que é um trauma na coluna?

O trauma na coluna pode romper, pressionar, destruir ou mesmo seccionar a circulação interna da medula espinhal, que compromete a parte debaixo da lesão. Com isso, há um comprometimento da motricidade, com perda de sensações e movimentos cuja dimensão depende do tipo de dano causado.

O que é uma contusão na coluna?

A contusão é uma lesão nos tecidos e na musculatura que, na maioria das vezes, é causada por um trauma direto. Esportistas são muito atingidos por esse problema. A contusão causa dor no local onde foi realizado o contato, podendo resultar também em inchaço.

Como agir em caso de suspeita de fratura na coluna vertebral?

COMO PROCEDER -Evite movimentar a região lesionada; -Aplique compressas frias ou saco de gelo no local; -Caso seja necessário imobilize a região; -Procure o médico.

Como saber se lesionou a lombar?

Os sintomas variam de dor lombar, que pode irradiar para as nádegas, rigidez na zona lombar, incapacidade para manter a postura normal, espasmos musculares e dor que persiste por um período de 10 a 14 dias.

Quanto tempo dura uma lesão nas costas?

A dor pode ser sentida como pontadas, queimaduras, dores periódicas, formigamento ou como uma dor constante. Que podem durar de algumas semanas até meses, podendo se tornar uma dor crônica com complicações mais sérias.

Como saber se lesionei a lombar?

Mas, os mais comuns são os seguintes abaixo:
  1. Sensação de queimação ou “choque” na região lombar;
  2. Incapacidade de ficar de pé ou de se movimentar livremente (coluna “travada”);
  3. Irradiação da dor para as pernas (ciatalgia);
  4. Dor intensa e aguda, incapacitante ou persistente.

Qual o melhor Antiinflamatorio para cervicalgia?

Tratamento da cervicalgia – medicamentoso (fase inicial)
  • Analgésicos: os mais comuns são os não opioides, como a dipirona e o paracetamol, ou os opioides, como tramadol e codeína. ...
  • Anti-inflamatórios: o uso de anti-inflamatórios não hormonais, como o diclofenaco, ibuprofeno e nimesulida é de praxe para dores agudas.

Quais são os tipos de cervicalgia?

A cervicalgia músculo-esquelética pode ser aguda, auto-limitada, ou crônica e, freqüentemente, é associada à dor em outras regiões. O diagnóstico clínico mais que os exames complementares são de grande importância no diagnóstico das razões da ocorrência das cervicalgias.

Quais partes do corpo a coluna pode afetar?

Coluna e sua ligação com outros órgãos
  • A anatomia da coluna. Em termos bem simples, a coluna divide-se em cervical, torácica e lombar. ...
  • Cabeça. Muitas dores de cabeça frequentes são fruto de alterações da coluna. ...
  • Pernas. ...
  • Pescoço. ...
  • Braços e ombros. ...
  • Outras doenças.

Artigo anterior
Quantos volts bateria do celular?
Artigo seguinte
Quais as brincadeiras mais antigas?