O que causa a falta de ácido úrico?

Perguntado por: Ricardo Brito  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

Os principais fatores de risco que levam ao ácido úrico baixo é o uso de altas doses de medicamentos como estrogênios, aspirina e fibratos ou uso prolongado de corticoides, entre outros remédios.

O que acontece quando o ácido úrico está baixo?

O que causa ácido úrico baixo

Uso de medicamentos, como corticoides, alopurinol e altas doses de aspirina; Alterações no funcionamento do fígado; Desnutrição; Alguns problemas renais, como a síndrome de Fanconi.

O que é que faz subir o ácido úrico?

Esse ácido é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, sendo o resultado da quebra de moléculas de purina, uma proteína presente em muitos alimentos, como os embutidos, feijão e carnes citados acima. Ao serem ingeridas, as purinas são utilizadas e degradadas, transformando-se em ácido úrico.

O que o ácido úrico causa nos rins?

Excesso de Ácido Úrico leva a gota e pedras nos rins. Além de se depositar nas articulações, o ácido úrico em excesso pode se acumular no interior de órgãos como os rins, levando a cálculos renais, insuficiência renal e hipertensão arterial.

Para quem tem problema de ácido úrico?

Para ajudar a diminuir o ácido úrico, existem algumas dicas que podem ser seguidas todos os dias, como: Beber de 1,5 a 2 litros de água por dia; Diminuir a quantidade de carne vermelha, frango e peixes na dieta; Dar preferência para alimentos diuréticos como melancia, pepino ou salsão.

Sintomas de Ácido Úrico Alto [SINAIS PERIGOSOS PARA PRESTAR ATENÇÃO]

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças que o ácido úrico provoca?

Também conhecida como artrite gotosa, a gota é uma doença inflamatória crônica e progressiva que afeta as articulações. Ela é causada pelo aumento dos níveis de ácido úrico no sangue (hiperuricemia), que pode ocorrer devido ao aumento na produção dessa substância ou à sua eliminação inadequada.

Quando o ácido úrico é preocupante?

Depois desse processo, parte do ácido úrico permanece no sangue, enquanto a outra parte é eliminada principalmente pela urina. No entanto, níveis que superam a concentração de 7mg/dL é o que chamamos de ácido úrico elevado ou hiperuricemia.

Quais são os sintomas de ácido úrico no corpo?

Quais são os sintomas de ácido úrico alterado?
  • Dor intensa e inchaço nas articulações;
  • Cálculos renais;
  • Sangue na urina ou dificuldade para urinar;
  • Caroços duros e deformações nas articulações;
  • Dor na parte inferior das costas.

Qual a taxa normal de ácido úrico no sangue?

Em condições fisiológicas há um equilíbrio entre o ácido úrico produzido no organismo e a sua excreção através dos rins (na urina), o que permite que os níveis de ácido úrico do sangue se mantenham dentro de valores considerados normais, ou seja, inferiores a 6,8 mg/dL.

Qual alimento que mais ataca o ácido úrico?

Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.

Qual é o exame para ácido úrico?

O ácido úrico (AU) é uma substância naturalmente produzida pelo organismo. Para descobrir se seus níveis estão elevados, o que pode levar a diversas complicações, realiza-se o exame de ácido úrico. Trata-se de uma análise laboratorial feita a partir de uma amostra de sangue e, se necessário, também de urina.

O que controla o ácido úrico?

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Qual o nome do exame para saber se tem ácido úrico?

A avaliação do ácido úrico sérico é um exame de fácil realização e de baixo custo, podendo ser útil na prática clínica, especialmente em portadores de síndrome metabólica, pessoas com hipertensão arterial e pacientes pós diálise.

Como fica a mão com ácido úrico?

Vermelhidão na pele

A inflamação causada pela deposição dos cristais de ácido úrico nas articulações, pode também causar vermelhidão na pele e descamação da pele afetada, na região do caroço, além de sensação de "areia" ao tocar na região onde os cristais se depositaram.

Como saber se estou com ácido úrico baixo?

O ácido úrico baixo não costuma provocar sintomas, já que é uma condição pouco comum, mas quando se apresentam, podem vir em sinais graves como:
  1. Insuficiência renal aguda (IRA);
  2. Cálculo renal;
  3. Síndrome neurológica;
  4. Confusão mental/Encefalopatia posterior reversível (PRES).

É possível ter crise de gota com ácido úrico baixo?

Durante as crises, frequentemente, o ácido úrico se encontra dentro dos níveis normais ou até mesmo em níveis baixos no sangue. Em contrapartida, pessoas que não têm gota podem apresentar níveis elevados de ácido úrico no sangue.

Quais são as frutas que faz mal para o ácido úrico?

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.

Qual o primeiro sintoma de ácido úrico?

O excesso de ácido úrico é caracterizado por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas.

O que é ácido úrico é perigoso?

O ácido úrico é preocupante quando ele está em níveis elevados no corpo humano (hiperuricemia). Se está em alta concentração, ele se transforma em cristais pequenos e se acumula em várias partes do corpo, como: Articulações (o mais comum);

Onde o ácido úrico ataca?

Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

O que é purina no sangue?

Purinas, ácido úrico e gota: entendendo os conceitos

O aumento dos níveis de ácido úrico no sangue causa a deposição de cristais nos tecidos, especialmente nas articulações, resultando em inflamação, dor e inchaço principalmente no dedão, nos tornozelos e nos joelhos.

Quais os sintomas do ácido úrico no pé?

O quadro clássico consiste em dor intensa, inchaço, calor e vermelhidão na região acometida. Embora qualquer articulação possa ser afetada, sobretudo as dos membros inferiores, o hálux (dedão) é a articulação mais frequentemente envolvida.

Qual o melhor Anti-inflamatório para ácido úrico?

Indometacina. A indometacina é um anti-inflamatório não esteroide potente que pode ser indicado para o tratamento de crises agudas de gota ou artrite gotosa aguda, pois ajuda a aliviar a dor e o inchaço nas articulações, causados pelo ácido úrico alto que podem se depositar nas articulações.

Qual a diferença de ureia e ácido úrico?

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, cuja fórmula química é C5H4N4O3. O ácido úrico é encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a ureia).

O que comer no café da manhã quem tem ácido úrico?

Uma dieta balanceada é fundamental para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e auxiliar no tratamento da gota, sendo, por isso, recomendado priorizar a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, e leite e derivados com baixo teor de gordura.

Artigo anterior
Como saber quanto tempo de amizade no facebook?
Artigo seguinte
Onde o issqn é devido?