O que deverá o embargante demonstrar na petição inicial dos embargos de terceiro?

Perguntado por: Márcio Tomé Nogueira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

282, do CPC, dispõe que deverá constar, na petição inicial: “I – o juiz ou tribunal, a que é dirigida; II – os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; III – o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; IV – o pedido, com as suas especificações; V – o valor da causa; VI – as ...

O que deve provar o embargante ao propor embargos de terceiro?

Assim, na petição inicial da ação de embargos de terceiro, o embargante fará a prova sumária de sua posse ou de seu domínio e também da qualidade de terceiro, oferecendo documentos e rol de testemunhas. ... “De saída, a locução “prova sumária” gera perplexidade.

Como deve ser a petição inicial nos embargos de terceiro?

A petição inicial deve satisfazer as exigências do art. 282 do CC, e, para obtenção de medida liminar, deve ainda ser instruída com documentos que comprovem sumariamente a posso do autor, sua qualidade de terceiro e o rol de testemunhas, se necessário (art. 1.050, CC).

O que é embargante num processo?

Significado de Embargante

[Jurídico] Que desenvolve embargos; que embarga. substantivo masculino e feminino Algo ou alguém que embarga (impõe embargos). Etimologia (origem da palavra embargante). Embargar + nte.

Quais documentos devem instruir os embargos de terceiro?

1046 e 1050 , caput, CPC , que são documentos indispensáveis à propositura dos embargos de terceiro: a) a prova sumária da propriedade ou posse; b) prova da turbação ou esbulho por ato de apreensão judicial. 2. Presentes tais documentos, considera-se apta a petição inicial da ação de embargos de terceiro.

A petição inicial dos Embargos de Terceiro deve conter o rol de testemunhas

17 questões relacionadas encontradas

O que juntar nos embargos de terceiro?

O texto do Novo CPC, em seu artigo 674, determina que os embargos de terceiro são uma possibilidade para que uma pessoa de fora do processo possa pedir para que os seus bens, alvos de arresto, sequestro, penhora ou outras formas de ameaça ao bem do terceiro não envolvido na disputa. “Art. 674.

Como protocolar embargos de terceiros?

Qual o procedimento dos embargos de terceiro? Segundo o artigo 677 do Código de Processo Civil, a petição inicial dos embargos deverá conter provas da condição de terceiro do embargante, além de provas posse ou domínio do bem. O valor da causa nos embargos de terceiro deverá ser o valor do bem constrito.

Qual a diferença entre embargante e embargada?

Concluindo, a diferença entre as palavras “embargante” e “embargado” é que o primeiro executa a ação de embargar, enquanto o segundo recebe a ação de embargar. ... Já a palavra “embargado” diz respeito ao sujeito que recebe o embargo, ou seja, o agente que é impedido, bloqueado.

O que acontece quando os embargos de declaração são acolhidos?

Significa que um juiz, uma juíza ou o Tribunal aceitou um pedido de esclarecimentos relativo à decisão judicial que havia sido proferida.

O que é ser embargado?

Significado de Embargado

adjetivo Que demonstra embaraço ou empecilho; impedido. Que foi impedido de se declarar, de se expor; reprimido: comportamento embargado. [Jurídico] Aquilo que sofreu embargo. ... Part. de embargar.

Quem é parte passiva nos embargos de terceiro?

LEGITIMIDADE PASSIVA NOS EMBARGOS DE TERCEIRO

Para a maioria da doutrina pátria, o legitimado é aquele que nomeou o bem, ou seja, geralmente o credor, pelo que este é o legitimado passivo para integrar o respectivo polo, na ação de embargos de terceiro, salvo se o bem tenha sido nomeado pelo devedor.

Quem deve figurar no polo passivo da ação de embargos de terceiro?

Nos embargos de terceiro, via de regra, apenas tem legitimidade para figurar no polo passivo o exequente da ação principal, porquanto o procedimento de execução em proveito deste, visando à satisfação da tutela que lhe foi concedida.

Quem são os legitimados para propor os embargos de terceiros?

A ação de embargos de terceiro é admitida sempre que alguém sofrer ameaça ou efetiva constrição sobre bem que possua ou sobre os quais ostente direito incompatível com o ato de constrição (art. 674, caput, do CPC). ... § 1º Os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor.

Quem tem legitimidade ativa para propor embargos de terceiro?

O § 1º do art. 675 evidencia que o terceiro que tem legitimidade ativa para sua apresentação é, não só o proprietário, inclusive o fiduciário, mas também o possuidor.

Quem possui legitimidade para propor embargos de terceiro?

674 do CPC/2015, os embargos podem ser de terceiro proprietário, inclusive fiduciário, ou possuidor. Importa destacar que o art. 677, 'caput' do Novo CPC, reforça este parágrafo 1º. Afinal, ele expressamente determina que na petição inicial o embargante faça prova sumária de sua posse 'ou' de seu domínio.

O que acontece depois de embargo de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

Qual recurso cabível após embargos de declaração?

Em síntese, se o juiz rejeita os embargos de declaração a sua impugnação poderá se dar mediante a interposição de apelação para o tribunal.

O que acontece quando os embargos são rejeitados?

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS. Rejeitam-se os Embargos de Declaração quando na decisão embargada não há o vício apontado, estando completa a prestação jurisdicional.

O que é uma obra embargada?

O que é embargo de obra? Embargo é a imposição de paralisação dos trabalhos na obra quando alguma lei é desobedecida ou uma licença não é autorizada. Ela pode ocorrer, por exemplo, quando houver risco de lesão grave à integridade física do trabalhador. O embargo de obra é uma medida extrema.

O que são os Embargos de Declaração?

Os Embargos de Declaração, também chamados de Embargos Declaratórios, são uma espécie de recurso com a finalidade específica de esclarecer contradição ou omissão ocorrida em decisão proferida por juiz ou por órgão colegiado.

Quais os tipos de embargos que existem?

1. Conceito de embargos de declaração
  • apelação;
  • agravo de instrumento;
  • agravo interno;
  • embargos de declaração;
  • recurso ordinário;
  • recurso especial;
  • recurso extraordinário;
  • agravo em recurso especial ou extraordinário;

Como distribuir processo de embargos de terceiro no PJE?

O advogado do terceiro interessado deverá protocolar a petição por meio da opção Processos > Outras Ações > Peticionamento Avulso.

É necessário juntar procuração nos embargos de terceiro?

AUSÊNCIA DE PROCURAÇÃO NOS AUTOS DE EMBARGOS DE TERCEIROS. 1. Os pressupostos recursais devem ser preenchidos no momento da interposição do recurso, sendo inexistente o apelo interposto por advogado sem procuração nos autos (Súmulas n. 164 e 383 do colendo Tribunal Superior do Trabalho).

Qual é a forma padrão da citação dos embargados nos embargos de terceiro?

1.050, da Lei n° 5.869, de 11 de Janeiro de 1973 – Código de Processo Civil – para dispensar, nos embargos de terceiro, a citação pessoal, com o seguinte teor: “A citação será pessoal, se o embargado não tiver procurador constituído nos autos da ação principal”. O objetivo é agilizar a tramitação.

Qual a finalidade dos embargos de terceiro quais são os legitimados para o seu ajuizamento?

Para tanto, a finalidade dos embargos de terceiro é liberar o bem, que é de posse e domínio de terceiro estranho à relação processual, ora apreendido por ato judicial nos casos já ditos, quais sejam: penhora, arresto, depósito, seqüestro, alienação judicial, arrecadação, arrolamento, inventário e partilha.

Artigo anterior
Qual plano da TIM de 9 99?
Artigo seguinte
Para que serve o remédio blo Trol?