O que caracteriza um verbo com objeto indireto?

Perguntado por: Isabel Mariana Lopes Matos Faria  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Os verbos que precisam de complementos são chamados de transitivos. Se esses verbos estabelecem a relação com seu complemento por meio de uma preposição, são chamados de verbos transitivos indiretos e seu complemento é o objeto indireto.

São exemplos de objetos indiretos?

Objeto indireto
  • Davi gosta de música.
  • O diretor confia em seus funcionários.
  • Desconfiavam do proceder do funcionário.
  • Os pais dialogavam com elas.
  • O brinquedo pertencia aos três.

Como identificar o objeto indireto em uma oração?

- os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes. Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal. Ex.: Elegeram-me representante da classe.

Como identificar um verbo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como identificar o verbo indireto?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)

35 questões relacionadas encontradas

Como identificar objeto indireto e indireto?

Na sintaxe, as palavras que se ligam ao verbo e complementam seu sentido podem ser divididas em duas categorias: objeto direto e indireto. O primeiro tipo não necessita de preposição, mas o segundo só tem sentido completo se tiver uma preposição entre ele e o verbo.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

Como saber se é verbo transitivo indireto?

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Qual pergunta fazer para saber se é objeto direto ou indireto?

A forma mais fácil de distinguir os complementos verbais é fazendo perguntas ao verbo: para o objeto direto - o quê? e quem? para o objeto indireto - de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?

Como achar o objeto direto na frase?

Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.

O que é um verbo indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

O que é o objeto direto exemplos?

O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.

Quais são as preposições do objeto indireto?

O objeto indireto e o complemento nominal são muitas vezes confundidos um com o outro porque são dois termos da oração que vêm precedidos de uma preposição, como: a, de, com, em, por. Há, contudo, uma diferença muito importante entre os dois: O objeto indireto complementa o sentido de um verbo.

Qual é a função do objeto direto?

Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.

Como saber se é um verbo intransitivo?

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Quais as principais características dos verbos transitivos indiretos?

No caso do verbo transitivo indireto, uma das necessidades intrínsecas do elemento é a de um complemento, que é o objeto. Porém, além de precisar do objeto, o verbo requer também uma preposição para que o sentido da relação entre os elementos se dê de maneira satisfatória na língua.

Como identificar verbo intransitivo direto e indireto?

Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Qual frase apresenta um verbo transitivo indireto?

Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.

Artigo anterior
Como usar cartão Nubank na maquininha?
Artigo seguinte
Porque o senso crítico é importante?