O que caracteriza os gastrópodes?

Perguntado por: Eva Constança de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas.

Como se locomovem gastrópodes?

O movimento resulta de ondas de contração que partem da região posterior para a anterior e vice-versa. Vários gastrópodes têm no pé um disco córneo ou calcário, o opérculo, que fecha a abertura da concha quando o animal se retrai.

Como os gastrópodes se protegem?

Se a concha tem a espiral orientada para o lado direito, é chamada de concha dextral, se é orientada para o lado esquerdo é chamada sinistral. Como a concha serve de proteção, em momentos de perigo alguns animais entram na concha e ficam lá até sentirem que o perigo passou.

Quais os gastrópodes de maior interesse para o homem?

Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria.

Como os gastrópodes se reproduzem?

Os moluscos apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa. A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.

Gastrópodes: Caracóis, lesmas, caramujos...

23 questões relacionadas encontradas

Como é a reprodução dos cefalópodes?

“As lulas e os demais cefalópodes entram na fase reprodutiva no fim do ciclo de vida. Durante a cópula, os machos transferem seus gametas para as fêmeas por meio de um braço modificado conhecido como hectocótilo”, disse Marian.

Por que os gastrópodes Dulcícolas não respiram por brânquias?

Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?" ... os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar.

Qual a importância dos gastrópodes?

Uma espécie invasora de grande importância médica é o gastrópode Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, que tem um potencial de transmissão de duas zoonoses (Meningite eosinofílica e Angiostrongilíase abdominal) causadas por vermes.

Quais animais possuem rádula?

Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.

Que nome recebe o aparelho raspador dos gastrópodes?

A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento.

Como os cefalópodes se protegem contra os predadores?

Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

Como evoluíram os gastrópodes Para contornar esse problema?

Como evoluíram os gastrópodes para contornar esse problema? Entre os moluscos, os gastrópodes foram os que sofreram mais irradiação. Discuta essa afirmação com base nos hábitats a hábitos alimentares.

Como as conchas se abrem e se fecham?

Esta abre-se devido à pressão do ligamento elástico, que força a concha a se abrir. O movimento de fechamento é ativo, devido à contração dos músculos adutores, mas o movimento de abertura é passivo, isto é, os adutores relaxam-se e o ligamento elástico força as valvas a separarem-se.

Como gastrópodes respiram?

Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões.

Como se locomovem bivalves?

Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia. Alguns bivalves, como a ostra, passam a vida presos a um substrato no fundo do mar.

Qual é o habitat dos cefalópodes?

Acredita-se que os cefalópodes não podem viver em água doce devido a múltiplas restrições bioquímicas e, em seus 400 milhões de anos de existência, nunca se aventuraram em habitats totalmente de água doce. Os cefalópodes ocupam a maior parte da profundidade do oceano, da planície abissal à superfície do mar.

Qual molusco não tem rádula?

Na cavidade do manto, a água passa e partículas ficam presas no muco que reveste brânquias e cílios, garantindo, desse modo, a captura do alimento. Os bivalves não possuem cabeça e nem rádula. Como representantes podemos citar as ostras, os mariscos e os mexilhões.

Que classe de moluscos agrupa animais que não possuem rádula?

Nem todos os moluscos possuem a rádula, na classe Bivalvia não existe a rádula, pois são filtradores.

O que o molusco se alimenta?

Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula.

Qual a importância do moluscos?

Os moluscos também apresentam grande importância ecológica. As ostras e os mexilhões, por filtrarem a água do mar para a captura de partículas alimentares, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados.

Qual é a importância dos moluscos para o meio ambiente?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

O que é o manto e qual é a sua função?

O manto é uma dobra da epiderme que pode ser encontrada em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. Em algumas espécies, a epiderme deste órgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha calcária.

Por que então os gastrópodes Dulcícolas não respiram por brânquias João ao formular tais questões não lembrava que?

Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?" João, ao formular tais questões, não lembrava que: vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico. ... os gastrópodes não são planctófagos, não podendo realizar a filtração.

Qual a principal característica que difere os gastrópodes terrestres dos aquáticos?

Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões. A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas.

Qual é a diferença entre enrolamento da concha e torção?

De modificação também houve a torção que não é o mesmo que enrolamento da concha, ela modificou o corpo de uma forma que a maior parte do corpo enrolou-se e depois da torção a cavidade do manto, as brânquias, o ânus e os dois nefridióporos passaram a se localizar na parte anterior no corpo, atrás da cabeça.

Artigo anterior
Faz coisa julgada em âmbito cível?
Artigo seguinte
Qual foi o filme mais assistido de 2021?