O que caracteriza curto e longo prazo em relação ao Passivo?

Perguntado por: Madalena Marta Antunes de Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.

O que é passivo de curto prazo?

O passivo circulante são as dívidas de curto prazo, que podem ser aquelas mais corriqueiras de toda empresa ou qualquer outra com vencimento em até 12 meses.

O que é considerado curto e longo prazo?

Curto prazo: até 2 anos; Médio prazo: de 3 a 10 anos; Longo prazo: mais de 10 anos.

Como classificar curto e longo prazo?

Suponha que uma empresa tenha seu exercício social encerrado em 31/12/2018. A partir disso, todas as contas a receber ou a pagar em 2019 deverão ser classificadas como curto prazo; e todas as contas a receber ou a pagar em 2020, 2021 e assim sucessivamente serão classificadas como longo prazo.

Quais são as principais características de um passivo?

O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora.

Definição de Curto e Longo Prazo – Ativos e Passivos

42 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de passivo?

Existem três tipos principais de passivos: passivos circulantes, não circulantes e contingentes. Passivos são obrigações legais ou dívida.
...
Lista de passivos não circulantes:
  • Títulos pagáveis.
  • Notas de longo prazo a pagar.
  • Passivos fiscais diferidos.
  • Hipoteca a pagar.
  • Arrendamentos de capital.

Quais as principais características de um ativo?

Para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios (ou expectativa de benefícios) para a empresa.

Como contabilizar empréstimo curto e longo prazo?

Caso o prazo final seja superior a um ano, esses contratos serão registrados no Passivo Não Circulante, e por ocasião da data do balanço, as parcelas dos empréstimos e financiamentos a longo prazo que se tornarem exigíveis até o término do exercício seguinte, devem ser transferidas para o Passivo Circulante.

O que é considerado curto prazo para fins de classificação e registro na contabilidade?

Curto prazo refere-se as operações que são realizadas nos próximos 12 meses.

Como contabilizar contratos de longo prazo?

CONTABILIZAÇÃO DE RECEITAS DE CONTRATOS A LONGO PRAZO. Na apuração do resultado de contratos, com prazo de execução superior a um ano, de construção por empreitada ou de fornecimento, a preço pré-determinado, de bens ou serviços a serem produzidos, serão computados em cada período de apuração (Decreto-lei 1.598/77, art ...

O que é considerado curto prazo?

CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.

O que é algo a longo prazo?

O que significa a ou em longo prazo? Esta expressão indica que algo irá acontecer dentro de um longo espaço de tempo, demoradamente, num futuro distante. O problema ficou resolvido por agora, mas a longo prazo poderá ocorrer novamente. O problema ficou resolvido por agora, mas em longo prazo poderá ocorrer novamente.

O que seria longo prazo?

A noção de longo prazo, por conseguinte, está associada à ideia de um período de tempo relativamente extenso. Pode tratar-se de algo que se desenvolve, se concretiza ou finaliza bastante tempo depois da sua criação ou do seu aparecimento.

O que colocar no passivo?

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Qual conta pertence ao passivo?

Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.

São exemplos de passivo circulante?

Exemplos de passivos circulantes
  • Créditos de sócios e acionistas;
  • Aluguel;
  • Impostos;
  • Salários, provisões e demais direitos relativo aos funcionários;
  • Fornecedores.

Quantos meses e o curto prazo?

São considerados de curto prazo, no geral, momentos ou objetivos que vão se concretizar nos próximos 3 a 12 meses – portanto, que estão há no máximo um ano de distância do momento em que o planejamento começa a ser feito.

Quando um lançamento é classificado como exigíveis de curto prazo é exigível de longo prazo?

Entre as características do passivo exigível, está o fato de ele poder ser circulante ou não circulante. Ou seja, essa conta pode ser um passivo exigível de longo prazo (com vencimento acima de um ano) ou de curto prazo (com vencimento dentro de um ano).

Como contabilizar o empréstimo?

O empréstimo deve ser declarado na ficha "Dívidas e Ônus Reais". Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 - Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 - Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira).

Como fazer a contabilização de empréstimo bancário?

Como podemos verificar, o empréstimo deve ser registrado no Passivo Circulante (PC) ou no Passivo Não Circulante (PNC), pelo seu valor justo líquido dos custos de transação diretamente atribuíveis à contratação da operação.

Quais são as duas principais características do Ativo Imobilizado?

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

Quais as principais contas do ativo?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Qual a definição de ativo?

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Quais são os passivos de funcionamento?

Passivo de Funcionamento são os passivos não onerosos da empresa, ou seja, que não geram juros, como salários, encargos, fornecedores, impostos, entre outros.

Artigo anterior
Como ver meus cursos no Hotmart?
Artigo seguinte
Tem que desligar a geladeira para transporte?