O que caracteriza a educação física na década de 80?

Perguntado por: Érica Almeida  |  Última atualização: 13. Juni 2024
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A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. Discorrer sobre esse processo necessita-se recorrer a todos os fatos que marcaram seu desenvolvimento e retrocesso.

O que marcou a Educação Física nos anos 80?

Na década de 80

O enfoque passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento.

Qual foi o motivo da crise na Educação Física na década de 1980?

A supervalorização das manifestações intelectuais é uma das fortes razões pela qual a cultura do corpo, em especial a Educação Física, desde o início de nossa história, tem sido colocada em planos inferiores na escala de valores. A cultura necessita de uma revolução, iniciada por uma crise.

O que caracteriza a Educação Física na década de 90?

Na década de 90, o ensino da Educação Física se processava de tal forma que, em todas as três séries do 2º grau, os educandos praticavam modalidades desportivas por bimestre, perfazendo um total de quatro modalidades mínima de meninas, enquanto os professores tinham suas aulas superlotadas de alunos.

Quais as principais características da Educação Física de antigamente?

A área da Educação Física era vista majoritariamente pela perspectiva profissional e não acadêmica. O curso, portanto, focava-se em disciplinas de orientação prática, como esportes, jogos e danças. O lema era: “aprender a executar para poder ensinar”.

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Como era a prática da Educação Física na década de 1970?

Segundo Rodrigues e Darido (2018), a Educação Física escolar na década de 1970 era baseada em tendências pedagógicas que priorizavam o saber fazer, através de aulas de caráter prático.

Quais são as principais características da Educação Física?

Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.

O que mudou na Educação Física a partir de 1980?

Educação Física na atualidade, a partir de 1980

Entre essas diferentes concepções pedagógicas pode-se citar: a psicomotricidade; desenvolvimentista; saúde renovada; críticas; e mais recentemente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil., 1997).

Qual era o objetivo da Educação Física como matéria escolar até a década de 90?

A Educação Física no Brasil foi pensada enquanto prática nas escolas com propósitos profiláticos, morais e culturais. Por falta até mesmo de formação adequada muitos professores - chamados no passado de instrutores - aplicavam para crianças exercícios praticados nos quartéis.

Como era a Educação Física de antigamente?

No passado, a Educação Física era voltada principalmente para o desenvolvimento físico e militar. Nas escolas, as aulas eram focadas em exercícios físicos rígidos e repetitivos, como corridas, saltos e arremessos.

O que foi o movimento renovador na década de 80 na Educação Física escolar?

Em meados da década de 1980, emergiu no campo da Educação Física (EF) o conhecido Movimento Renovador. Trata-se de um período fortemente marcado pela influência das teorizações críticas sobre a área, seus professores e suas produções, bem como sobre a elaboração de documentos curriculares.

Em que década ocorreu a crise da Educação Física?

A Educação Física brasileira nas décadas de 1970-1980 passou por um período comumente compreendido como: crise – seja de identidade ou de paradigma –contemporaneamente tido como superado.

Em que década surgiu a Educação Física?

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Qual o objetivo principal da Educação Física a partir dos anos 80?

Resposta verificada por especialistas. A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. Discorrer sobre esse processo necessita-se recorrer a todos os fatos que marcaram seu desenvolvimento e retrocesso.

O que defendia a reforma Couto Ferraz?

Neste sentido, a Reforma Couto Ferraz expõe seus dispositivos de controle procurando fazer da escola um eficiente mecanismo capacitado para articular poderes que circulam na sociedade aos equipamentos que a legitima (práticas, saberes).

Quais os cinco fatores que marcaram a história da Educação Física no Brasil?

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

Quais são as concepções de Educação Física Segundo Medina 1983 )?

Em seu livro: A Educação Física cuida do corpo... e “mente”, Medina (1983) entende a Educação Física “como disciplina que se utiliza do corpo, através de seus movimentos, para desenvolver um processo educativo que contribua pra o crescimento de todas as dimensões humanas” (p. 34, grifos do autor).

Qual foi a evolução da Educação Física?

A evolução da Educação Física acontece gradativamente à evolução cultural dos povos, estando interligada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades. Porém, é necessário ressaltar que nem todos os povos atravessavam os mesmos estágios simultaneamente.

Qual a diferença da Educação Física de antigamente para os dias atuais?

A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva.

O que foi a crise da Educação Física?

A “crise” da Educação Física não pode ser vista e analisada como algo isolado, uma vez que, de certa forma, está relacionada com a crise pela qual passa a sociedade e a escola, que é um dos principais campos de inter- venção da disciplina, sendo que a mediatização de seus conteúdos inter- fere no processo educacional ...

O que marcou o início da Educação Física no Brasil?

O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).

Quais são as cinco tendências da Educação Física?

Dessa forma, ele classifica as Tendências na Educação Física em: Higienista, Militarista, Competitivista, Popular e Crítico-social dos Conteúdos.

Quais os três conceitos principais utilizados pela Educação Física?

Porem, na atualidade se aceita como sendo seu objeto de estudo três perspectivas: movimento humano; cultura corporal de movimento; cultura corporal.

Qual é o principal objetivo da Educação Física na escola atualmente?

A prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

O que mudou atualmente no Ensino da Educação Física nas escolas?

Abordagem mais ampla e inclusiva: As aulas de educação física agora se concentram não apenas em esportes tradicionais, mas também em atividades físicas alternativas, como dança, ginástica, ioga, jogos cooperativos e atividades ao ar livre.

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