O que é a história literária?

Perguntado por: Daniela Patrícia Lopes de Carvalho  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo. ... Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.

Como pode ser definida a história da literatura?

A história da Literatura pode ser definida como uma ciência que estuda a produção literária de um povo sob um viés cronológico. Quando se estudam diversos autores do passado, em alguma medida, percebe-se certa correlação entre os dizeres de cada escritor, construindo-se movimentos ou escolas literárias.

Quando é que surgiu a literatura?

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nômades, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

Qual a origem dos textos literários?

Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo. Conheça mais sobre cada um deles.

Qual o papel da literatura ao longo da história?

A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Quando estudamos a história ou origem da literatura deparamos com um conceito: o de estilos literários ou estilos de época.

Introdução à Literatura - Linha do Tempo das Escolas Literárias [Prof. Noslen]

32 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da literatura na vida do homem sociedade ao longo da história?

Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem. A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.

Quais são as 5 funções da literatura?

As funções da literatura
  • 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
  • 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
  • 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
  • 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
  • 5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.

O que é literatura qual a origem dessa palavra?

Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.

Onde se originou a literatura de cordel?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

O que é o contexto literário?

O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. ... Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Sendo assim, o contexto corresponde ao ambiente físico ou situacional e pode ser uma referência histórica, social, cultural, familiar.

Como surgiu a literatura de língua portuguesa?

Com origens no século XII, a Literatura Portuguesa teve seus primeiros registros em galego-português, haja vista a integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia, região na península Ibérica que hoje pertence ao território espanhol.

Quando se iniciou a literatura brasileira?

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

O que foram as escolas literárias?

As escolas literárias são subdivisões de duas grandes eras de nossa literatura: a Era Colonial e a Era Nacional. ... Sendo assim, nossa literatura começa a ser sistematizada a partir do Quinhentismo, expressão genérica que denomina todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI.

Quais as partes da literatura?

No Brasil, dividimos os movimentos literários em duas grandes eras: Era Colonial (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo) e Era Nacional (Romantismo, Realismos, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Concretismo, Literatura contemporânea).

Qual é a principal característica da literatura?

Contudo, são esses elementos que constituem o atrativo do texto literário: a escrita diferenciada, o trabalho com a palavra, seu aspecto conotativo, seus enigmas. Sem dúvida, a literatura apresenta-se como o instrumento artístico de análise de mundo e de compreensão do homem.

O que é literatura de cordel e qual a sua origem?

A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. ... O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.

Quais regiões brasileiras sofreram mais influência do cordel?

Quando o Cordel surgiu no Brasil sob influência dos colonizadores portugueses, chegou primeiramente em Salvador para em seguida se espalhar para as demais regiões do Nordeste brasileiro.

Em que região do Brasil a literatura de cordel se desenvolveu com mais força no Brasil?

Os locais onde ela tem grande destaque são os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Por esse motivo, o cordel nordestino é um dos mais destacados no país. No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XX, sobretudo entre 1930 e 1960.

O que é a literatura escrita?

Introdução. A literatura é a arte expressa através da escrita. Ela existe principalmente em forma de livro, mas nem todo livro é obra literária. ... A literatura é a arte expressa através da escrita, principalmente em forma de livros.

O que é literatura Culler?

Segundo o teórico Jonathan Culler (1999:33-34) a literatura é um ato de fala que contrasta com outros tipos de atos de fala. ... O que diferencia a literatura dos demais textos do “dia a dia” é o seu caráter ficcional.

O que é literatura de acordo com Terry Eagleton?

Para Eagleton (2001), a literatura como entende o senso comum é ideologia, ou seja, assim como a religião, guardiã das relações de poder e de controle ideológico, materializando crenças e supostas convicções em práticas e está relacionada com questões de poder social.

O que é literatura e quais são as suas funções?

A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.

Quais são as funções de um texto literário?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Quais são as principais funções da arte literária?

A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

Qual a importância da literatura na formação do homem?

A literatura é a arte de se emocionar através das palavras. ... Palavras estas que são retiradas de seu lugar comum e transpostas em outras realidades subjetivas à mente humana.

Artigo anterior
Porque o território brasileiro foi dividido em estados e municípios?
Artigo seguinte
Quantos anos tem Havan?