Em que gênero monteiro lobato se evidenciou como autor regionalista?

Perguntado por: William Sandro Torres Cruz Silva  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.

Quem Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.

Por que trabalha Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato é um autor muito reconhecido pelo trabalho na literatura infantil. ... Apesar de ser lembrado pela atuação na literatura infantil, Lobato escreveu também sobre petróleo e ferro em obras de cunho nacionalista.

Por que é possível afirmar que Monteiro Lobato e regionalista?

Como regionalista, ele nos mostra o Brasil rural, mais especificamente o do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, do início do século XX, revelando, em tons satíricos, sentimentais, irônicos e patéticos seus costumes, sua gente e sua decadência, após o período áureo da economia cafeeira.

O que ele mais gostava de fazer Monteiro Lobato?

Lobato também tinha algumas manias curiosas, com as quais continuou mesmo depois de ter se tornado um consagrado escritor. Uma delas, revela Ricardo, era o hábito de cortar doce de leite em cubinhos e guardá-los no bolso do paletó, para ir comendo ao longo do dia.

QUEM FOI MONTEIRO LOBATO

44 questões relacionadas encontradas

Qual era a comida preferida de Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato tinha ainda hábitos alimentares particulares. Costumava picar rapadura ou doce de leite e guardá-los no bolso para comer enquanto escrevia. Gostava de içá, a saúva torrada e salgada, que se come no Vale do Paraíba. Misturava farinha de milho com café preto no café da manhã.

Quais as conquistas de Monteiro Lobato?

Além de entreter crianças, Monteiro Lobato também apoiava a extração do petróleo no Brasil. Isso mesmo. O autor de livros infantis também se dedicou à indústria e foi um dos fundadores da Companhia Petróleos do Brasil, inaugurada em 1931, logo após voltar dos Estados Unidos.

Porque Monteiro Lobato é considerado um modernista que negava o próprio modernismo?

Sua concepção da arte se distanciava do Modernismo de tal modo que a "paranoia" usada no título vem da ideia de que a nova arte seria mais sincera em manicômios, já que só poderia ser fruto de uma lógica psicótica.

O que aconteceu com Monteiro Lobato em 1900?

Em 1900, matricula-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Após formar, ingressa no ministério público com o cargo de promotor em uma cidade do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo.

Qual é a posição de Monteiro Lobato sobre a arte?

Monteiro Lobato era avesso a inovações artísticas, radicava-se nas lições acadêmicas e tradicionalistas. Possuia o gênio da caçoada, e muitos dos seus contos não passavam de vingança pessoal. Mas o fato é que o seu artigo produziu resultados desastrosos à artista atacada.

Quem foi Monteiro Lobato explicação para crianças?

Monteiro Lobato: “o pai da literatura infantil”

Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato, era um menino inquieto, curioso e apaixonado pela literatura. Alfabetizado por sua mãe, ainda muito pequeno devorou todos os livros infantis da biblioteca de seu avô Visconde de Tremembé.

Qual a importância do Sítio do Picapau Amarelo?

Entende-se que em O Picapau Amarelo representa a diversidade cultural proposta pelo currículo, apontando para conceitos trabalhados em várias disciplinas e melhorando o trabalho com a leitura, levando o aluno para o centro de todo processo.

Por que a biografia fala que Monteiro Lobato foi o pai da literatura brasileira?

“Monteiro Lobato faz parte da infância brasileira. As crianças, de modo geral, por meio dos livros ou programas, tiveram contato com as histórias desse autor. Essa proximidade ajudou muito a estimular o gosto pela leitura de milhares de crianças.

Qual a profissão dos pais de Monteiro Lobato?

Contista, ensaísta e tradutor, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

Quais as histórias de Monteiro Lobato?

10 obras para conhecer Monteiro Lobato
  1. O picapau amarelo (1939) Compartilhar. ...
  2. Reinações de Narizinho (1931) Compartilhar. ...
  3. O saci (1921) Compartilhar. ...
  4. A chave do tamanho (1942) Compartilhar. ...
  5. Histórias de Tia Nastácia (1937) Compartilhar. ...
  6. Fábulas (1922) Compartilhar. ...
  7. Caçadas de Pedrinho (1933) ...
  8. Memórias da Emília (1936)

Quais as três obras regionalistas de Monteiro Lobato?

Reinações de Narizinho,1931. Caçadas de Pedrinho, 1933. Emília no País da Gramática, 1934. Geografia de Dona Benta, 1935.

Qual a importância de Monteiro Lobato para o modernismo?

Criação literária pré-modernista

Por apresentar características nacionais e críticas não somente à sociedade, mas também à literatura, Monteiro Lobato é considerado um autor importante e representativo do pré-modernismo, ou seja, do período que antecedeu a Semana de Arte Moderna.

Por que Monteiro Lobato é visto como anti modernista?

Apesar do regionalismo e da denúncia da realidade brasileira de sua obra, ele não se filiou à proposta estética da Semana de Arte Moderna de 22 – que faz agora 90 anos. Lobato via com desconfiança a influência das vanguardas europeias. Era um nacionalista convicto, mas nunca foi um adversário do movimento.

Como Jeca-tatu pode ser bonito no romance é feio na realidade?

"Pobre Jeca Tatu! Como é bonito no romance e feio na realidade! Seu grande cuidado é espremer todas as consequências da lei do menor esforço - e nisto vai longe.

Como Monteiro Lobato passou a se importar com os livros?

Seus pais eram José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Inclusive, foi com sua mãe que ele foi alfabetizado. E foi a partir daí que seu gosto pela leitura e pela literatura despertou. Ainda pequeno, ele leu todos os livros infantis da biblioteca de seu avô, o Visconde de Tremembé.

Qual a curiosidade de Monteiro Lobato?

5 curiosidades sobre Monteiro Lobato
  • Era aluno mediano na escola. ...
  • Desistiu da carreira de pintor no dia em que confundiu uma caixa de aquarelas com tinta óleo, “Como pretende ser pintor um imbecil que nem distingue aquarela de óleo?”, contava.

Quem cozinhava no Sítio do Picapau Amarelo?

Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo. Negra, de beiços grandes, assustada e medrosa, uma cozinheira de mão cheia.

Quais frutas têm no Sítio do Picapau Amarelo?

Como será possível em um mesmo pé nascerem bananas, goiabas, jabuticabas e maçãs? Isso só poderia ser uma plantação do Sítio do Picapau Amarelo mesmo. Vendo tudo isso de pertinho, o Visconde deu uma bela ideia para ajudar a Emília. Criou uma engenhoca para subir na árvore e colher todos os frutos de uma vez só.

Artigo anterior
O que é o texto dramatico?
Artigo seguinte
O que é o abandono escolar?