O que acontece se uma pessoa toma cloro?

Perguntado por: Lourenço Frederico Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

O hipoclorito de sódio libera Gás Cloro, que pode causar irritação das vias respiratórias, danos aos olhos e dores de cabeça. Além disso, também pode provocar outro malefícios a saúde, como: intoxicações, provocar queimaduras na pele e ser extremamente nocivo quando ingerido.

O que fazer quando a pessoa toma cloro?

Seja água sanitária ou outro produto de limpeza, em caso de ingestão, recomenda-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Se possível, leve a embalagem do produto ingerido — isso facilita o atendimento médico. Apesar do que diz a crendice popular, não tente provocar vômito, ingerir água ou leite.

É perigoso beber cloro?

Nas concentrações encontradas na água potável, o cloro não é tóxico para os humanos. Muitos municípios adicionam cloro à água para ajudar a matar organismos prejudiciais, como vírus e bactérias, que podem nos deixar doentes se os ingerirmos.

Qual é mais forte água sanitária ou cloro?

Já a água sanitária, mesmo tendo menor concentração de cloro, pode reagir com compostos de origem orgânica e ácidos, causando intoxicação proveniente do gás liberado.

O que acontece se beber água da piscina?

Mas existem mais razões pelas quais nunca deve engolir água da piscina. Bactérias da E. Coli, Legionella e Norovírus (que provoca gastroenterites) também podem ser encontradas nesses locais e podem deixá-lo doente se tiver o azar de beber desta água antes do cloro ter tempo de atuar e aniquilar os germes.

Primeiros socorros em caso de intoxicação por produtos químicos em casa

32 questões relacionadas encontradas

Como cortar o efeito da água sanitária?

Compre um agente neutralizante.
  1. Use bissulfito/metabissulfito de sódio. Basta uma pequena quantidade para neutralizar o cloro. ...
  2. Use tiossulfato, também chamado de hipossulfito de sódio. ...
  3. A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária.

O que fazer ao inalar água sanitária?

A inalação da água sanitária é extremamente proibida e tóxica em contato com olhos, boca e pele. Se a gente inalar água sanitária no pulmão pode levar a morte muito facilmente", explica.

O que não pode misturar com água sanitária?

Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

Como eliminar o excesso de cloro da água?

O recomendado para acabar com esse cheiro forte de cloro da piscina é um tratamento de choque ou “supercloração”. O objetivo destes tratamentos é oxidar as cloraminas presentes na água.

Quanto tempo demora para sair o cloro da água?

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

O que tira cheiro do cloro?

O bom e velho vinagre

A melhor parte é que ele também é útil para livrar suas mãos do cheiro de água sanitária! Para isso, basta colocar um pouco de vinagre nas mãos, esfregar bem e, em seguida, lavar normalmente em água corrente e detergente ou sabão. Fácil assim!

O que tira o cheiro de cloro?

Coloque suco concentrado de limão em um pano e esfregue se o cheiro de cloro estiver em todo o corpo, o que poderá ocorrer após nadar em uma piscina, por exemplo.

O que pode misturar com água sanitária?

Outra mistura que deve ser evitada é a água sanitária com detergente, pois pode causar problemas para a saúde. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas.

O que acontece se misturar cloro com vinagre?

O vinagre possui uma grande quantidade de ácido acético. E quando entra em contato com o hipoclorito de sódio, produz cloro gasoso. O gás cloro é super agressivo para o sistema respiratório. Não é recomendável que se use os dois juntos, tampouco no mesmo local, mesmo que de forma separada.

O que acontece se misturar água sanitária com bicarbonato?

Nunca misture água sanitária com bicarbonato de sódio ou com outras substâncias e produtos de limpeza. A reação pode ser perigosa!

O que fazer quando inalar cheiro forte?

Caso sinta-se mal, é preciso deixar o local onde o produto está sendo usado e procurar atendimento médico. Além disso, os toxicologistas recomendam que as limpezas sejam sempre feitas em ambientes com circulação de ar.

O que fazer quando inalar produto químico?

Em caso de inalação de um produto:
  1. retire a pessoa fora do ambiente contaminado, de preferência para o ar livre.
  2. contacte a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.

Como tirar o cheiro de água sanitária que ficou no meu nariz?

Como eliminar o cheiro do cloro de seu nariz
  1. Step 1. Lave com água e sabão as partes do corpo que estiveram em contato com o alvejante.
  2. Step 2. Remova as roupas que entraram em contato com o alvejante.
  3. Step 3. Limpe seu nariz e a área circundante com uma loção perfumada.
  4. Step 4.

Quando a criança engole água da piscina?

É arriscado para as crianças engolir água da piscina? Em um momento ou outro, seu filho tomará alguns goles de água da piscina. Isso acontece, especialmente, quando ele começa a aprender a nadar. Quando ela é pouco ingerida, não há motivo para preocupação, mas, em excesso, pode acarretar doenças.

Quem faz xixi na piscina?

Por que fazer xixi na piscina é um problema? Uma piscina turva afugenta qualquer banhista, já que isso indica, basicamente, a presença de bactérias, algas, podendo transmitir diarreia. Portanto, é necessário prezar pelo hábito de uma boa limpeza.

Quais doenças podem ser transmitidas pela piscina?

Veja agora quais são as 6 doenças que você pode pegar ao frequentar uma piscina não higienizada.
  • Irritação química por água contaminada. ...
  • Otite após entrar água no ouvido. ...
  • Foliculite pêga em piscina mal tratada. ...
  • Infecções bacterianas transmitidas na água. ...
  • Diarréia por ingestão da água. ...
  • Giardíase em crianças.

Pode misturar cloro com água sanitária?

Quando misturada com desinfetantes, ela pode ocasionar o surgimento das cloraminas, substâncias supertóxicas que não devem ser inaladas e nem entrar em contato com a pele (podem gerar alergias e inflamações).

Qual a diferença entre cloro e alvejante?

Alvejante sem cloro é menos agressivo e pode ser usado em peças coloridas. O alvejante sem cloro é feito à base de água oxigenada e, por isso, é bem menos agressivo que a outra versão do produto. No entanto, o ideal é sempre verificar a etiqueta das roupas para garantir que elas podem ser lavadas com o alvejante.

Quanto de cloro tem na água sanitária?

Assim como a água sanitária tem concentração de cloro ativo na faixa de 2 a 2,5 %, o hipoclorito de sódio (produto concentrado original da água sanitária) tem uma concentração média de 12 a 15% de cloro ativo.

Artigo anterior
O que faz a falta de colágeno?
Artigo seguinte
Quando voltam as aulas em 2022?