Quando foi criada a lei do menor aprendiz?

Perguntado por: Mélanie Mélanie Mota  |  Última atualização: 14. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Em dezembro de 2000, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 10.097, conhecida como “Lei do Aprendiz”, reformulando os dispositivos existentes na CLT — Consolidação das Leis do Trabalho, de 1943, existente sobre o sistema nacional de aprendizagem: o Sistema “S” (Senai, Senac, Senat, Senar).

Em que ano foi criado o menor aprendiz?

A Lei do Aprendiz, nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, também conhecida como Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, é uma lei do Brasil aprovada em 2000 e regulamentada em 2005.

Quando foi criado o menor aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação criada a partir da Lei de Aprendizagem, de 2000. O objetivo do programa é estimular a contratação de jovens de 14 a 24 anos que estejam estudando ou tenham concluído o Ensino Médio.

Quando foi criada a Lei 10.097 2000?

A Lei 10.097 foi aprovada em dezembro de 2000, na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A proposta foi apresentada pelo poder executivo em abril de 2000, e tramitou rapidamente pelas duas casas legislativas – Câmara e Senado Federal.

Quem criou a Lei do Jovem Aprendiz?

Resumo. Como política pública para inserção do jovem no mercado de trabalho, o Governo Federal criou a Lei nº 10.097/2000, instituindo o Programa Jovem Aprendiz, com a finalidade de promover a capacitação de jovens regularmente matriculados em instituição de ensino.

TUDO SOBRE A LEI DA APRENDIZAGEM - RESUMO DOS DIREITOS DO JOVEM APRENDIZ

41 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei do Menor Aprendiz?

Você sabe a diferença entre a Lei do Estágio e a Lei do Aprendiz? A Lei 10.097/00, ou Lei da Aprendizagem, e a Lei 11.788/08, Lei do Estágio, estabeleceram que: » O aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos.

Como era antes da Lei do Jovem Aprendiz?

Muitas pessoas acreditam que a Lei da Aprendizagem surgiu nos anos 2000, porém, a primeira legislação brasileira que tratava esse tema era conhecida como “Código de Menores”, em 1927. Com o passar dos anos, a legislação foi se desenvolvendo conforme as mudanças que o mercado de trabalho ia passando.

Quem criou a Lei que menor não pode trabalhar?

Quem criou a lei que menor não pode trabalhar? Ele foi elaborado pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é erradicar o trabalho infantil até o fim de 2020.

Qual mandato foi sancionado a Lei Jovem Aprendiz?

A Lei do Aprendiz foi sancionada em 2000, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e determina que empresas de médio e grande porte reservem vagas para adolescentes e jovens.

Como foi criado o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa de trabalho Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000, que determina que as empresas incluam formalmente jovens no seu quadro de funcionários por meio de um contrato de trabalho com duração de 11 a 24 meses.

Qual a idade do Menor Aprendiz 2024?

Jovem Aprendiz: Idade mínima 2024

A idade mínima para participar do programa Jovem Aprendiz 2024 é de 14 anos. Este é o limite estabelecido pela legislação brasileira para garantir que os jovens tenham a maturidade necessária para ingressar no mercado de trabalho de forma supervisionada e receber capacitação adequada.

O que é a Lei do Aprendiz e as principais regras direitos e deveres?

Desde 2000, a Lei do Aprendiz garante a inclusão no mercado de trabalho de jovens com 14 a 24 anos. Por não cobrar experiência, essa modalidade é uma das principais portas de entrada para o primeiro emprego com carteira assinada. Em resumo, aprendiz é aquele que estuda e trabalha.

Qual a diferença entre um jovem aprendiz é um CLT?

A principal diferença entre o trabalhador aprendiz e o funcionário CLT é que a empresa deposita no FGTS uma alíquota de 2% para o jovem aprendiz e de 8% para o trabalhador de carteira assinada. O jovem é inserido em um programa de capacitação antes de entrar no emprego prático.

Onde surgiu o Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e implementado na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego. Desde então, tem ajudado milhares de jovens a ingressarem no mercado de trabalho com uma formação técnica e teórica.

Qual é o site oficial do Menor Aprendiz?

Para participar do Programa Jovem Aprendiz CIEE basta realizar o cadastro em https://portal.ciee.org.br/, fornecendo o máximo de informações a seu respeito.

Por que foi criado o Programa Jovem Aprendiz?

Por isso, os Programas de Aprendizagem – como o Programa Jovem Aprendiz – foram criados e sustentados pela lei. Mas, muito além de cumprir cotas obrigatórias, são uma maneira eficiente de contribuir como solução para um cenário atual desafiador para a juventude e promover a evolução da força de trabalho no Brasil.

Quem é obrigado a contratar menor aprendiz?

Só as empresas com sete pessoas contratadas ou mais é que estão obrigadas a contratar jovem aprendiz. Nas entidades sem fins lucrativos e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa.

Em que ano foi proibido o trabalho infantil?

O Brasil aprovou a Convenção em 2001, a ratificou em 2001 e a promulgou com vigência nacional em 2002, o que significa dizer que em 1998, o país já caminhava em direção da norma internacional, mesmo sem a sua internalização. Paralelamente a essa norma, foi incorporada ao direito brasileiro a Convenção n.

Qual a idade mínima permitida para trabalhar no Brasil?

1º - Que o Brasil no ato de depósito da ratificação da Convenção 138 da OIT junto ao Diretor da Repartição Internacional do Trabalho - RIT, deve apontar 16 (dezesseis) anos como IDADE MÍNIMA BÁSICA de admissão ao emprego ou ao trabalho para qualquer ocupação.

Qual o valor da multa por não contratar menor aprendiz?

Atualmente, a lei proíbe o trabalho para crianças com menos de 16 anos. Só tem uma exceção: de 14 a 16 anos, os adolescentes podem ser contratados como aprendizes. Quem não cumpre isso, pode ser multado no valor de um salário mínimo regional, por criança ou adolescente que esteja trabalhando irregularmente.

O que mudou na Lei do menor aprendiz?

As novas normas que alteram as regras para a contratação de jovens aprendizes começaram a valer neste ano. As principais mudanças foram a imposição do limite de idade e a limitação do tempo máximo de contrato. Agora, o contratado não pode ter mais do que 24 anos.

O que mudou na Lei da aprendizagem 2024?

Você sabia que em 2024 o Salário Mínimo teve aumento de 6,97%? O valor anterior, reajustado em 2023, era de R$1.300,00. Com esse aumento, a nova remuneração passou para R$1.412,00. E isso impacta diretamente na vida de milhares de jovens aprendizes da Demà Jovem by Renapsi no país.

Qual o papel social da Lei da aprendizagem aprendiz?

O papel das empresas na formação do adolescente enfatiza que por meio da Lei da Aprendizagem é que se constrói um caminho mais seguro para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Qual é a carga horária de um menor aprendiz?

os contratos dos jovens aprendizes não deve durar mais que dois anos – exceção aos casos de portadores de necessidades especiais; o expediente não poderá ultrapassar a 6 horas diárias de trabalho, salvo o caso do jovem já ter concluído o ensino fundamental.

Artigo anterior
Quando é cabível agravo em recurso especial?
Artigo seguinte
O que faz o cargo de Sushiman?