O que acontece se não cumprir liminar?

Perguntado por: Ivan Anjos de Marques  |  Última atualização: 15. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

O que acontece se a liminar não for cumprida? Uma ordem judicial em caráter liminar, se não for cumprida, pode acarretar consequências drásticas, como a imposição de multa, penhora da conta corrente de quem descumpriu a ordem para satisfazer a medida de outro modo, entre tantas outras possibilidades.

O que fazer se a liminar não for cumprida?

Constatado o descumprimento da decisão liminar, cabível a aplicação da multa diária, contudo, sua execução deve seguir o rito previsto pelos artigos 534 e 535 do Código de Processo Civil , de forma a assegurar a garantia constitucional da ampla defesa e contraditório.

Qual o prazo para cumprimento da liminar?

Qual prazo para julgar a liminar? Em casos muito graves e urgentes o juiz pode analisar no mesmo dia o pedido de liminar. É comum que os juízes analisem em 48 horas estes pedidos, muito embora em algumas cidades isso possa demorar até 05 dias se não for caso de risco de morte.

O que acontece se não cumprir uma decisão judicial?

“Se ele não cumprir, vai incidir multa de 10% em cima do valor cobrado na sentença e em cima dos honorários devidos, de acordo com o CPC [Código de Processo Civil]. Além da multa, a gente pede pro juiz os meios coercitivos, que são o bloqueio de contas do devedor ou a transferência de algum bem.

Qual a pena para descumprimento de ordem judicial?

A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa. O objetivo da norma é garantir o cumprimento das ordens emanadas do funcionário público no cumprimento de suas funções.

O que fazer se o Plano de Saúde não cumprir a Liminar Judicial?

26 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da multa por desobediência?

Conforme o artigo 195 do Código de Trânsito Brasileiro, é considerada uma infração grave com multa de R$ 195,23 não obedecer à uma ordem de uma autoridade ou agente de trânsito. Além disso são lançados 5 pontos na CNH do condutor.

O que acontece depois da liminar concedida?

O que acontece depois da liminar? Depois de concedida, como dito acima, a parte contrária pode recorrer através de Agravo de Instrumento. Se não houver recurso ou se a parte contrária recorreu, mas não obteve o efeito suspensivo desse recurso, o processo terá sua tramitação normal.

Quem recebe o valor da multa por descumprimento de liminar?

Ao conceder a decisão judicial o juiz poderá fixar prazo e valor de multa para que haja o cumprimento de sua decisão e essa multa poderá ser revertido ao consumidor lesado com o descumprimento da decisão judicial.

É crime descumprir ordem judicial?

O crime de desobediência a ordem judicial, o famoso “sob pena de desobediência”, tem pena de detenção de 15 dias a 6 meses (art. 330 do Código Penal)! Quem comete o crime pode ser preso em flagrante e responderá perante os juizados especiais criminais.

Como calcular multa diária por descumprimento de ordem judicial?

Para calcular a multa diária por descumprimento de ordem judicial, basta uma simples soma da quantia fixada pelo juízo pelo prazo que a medida foi aplicada; Mas, existe uma calculadora de astreintes que facilita na hora de fazer as contas.

Quem pode derrubar uma liminar?

Uma medida liminar pode ser “derrubada” por meio de um recurso. No Direito Processual Civil, esse recurso se chama Agravo de Instrumento. No caso do Juizado Especial Cível, esse recurso só pode ser usado para contrariar uma decisão capaz de causar lesão grave e de difícil reparação.

Qual o prazo para o devedor cumprir a obrigação de fazer?

Não há limite temporal para que haja o cumprimento da obrigação, desde que o juiz dilate o prazo que ele estipulou. O juiz dilatará o prazo se o devedor justificar a necessidade de mais tempo para o cumprimento da obrigação.

Qual o prazo para o executado cumprir a obrigação de fazer?

  1. Para dentro do prazo estipulado pelo juiz, se outro não estiver determinado no título executivo, cumprir a obrigação.
  2. Para em 15 dias opor embargos (c/c o 914 do CPC);

Quais são as consequências para a parte que descumpre a sentença?

Arresto e Sequestro. Para evitar o descumprimento de uma decisão, tem-se a possibilidade de se buscar previamente o arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem, dentre outras medidas, conforme dispõe o CPC/15: Art. 301.

Quem não cumpre decisão judicial?

330 do Código Penal. Desobedecer é não cumprir, não atender. Sujeito ativo do crime é aquele que desobedece a ordem legal emanada pela autoridade competente. Portanto, aquele que descumprir decisão judicial, proferida no juízo cível, constitui crime e que deve ser apurado o quanto antes.

O que é crime de recusa de obediência?

A recusa de obediência é crime militar próprio que integra o rol dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar e consiste em insubordinação decorrente da não observância de ordem de superior hierárquico sobre assunto ou matéria de serviço ou de dever imposto em lei, regulamento ou instrução. 2.

Quando se consuma o crime de desobediência?

A desobediência se consuma quando o particular descumpre a ordem do funcionário público. É possível que haja tentativa. O art. 359 do Código Penal prevê uma desobediência específica para quem exerce função da qual foi suspenso ou privado por ordem judicial, a qual prevalecerá por força do princípio da especialidade.

O que acontece se eu não pagar uma multa judicial?

Em caso do não pagamento, a multa transforma-se em dívida ativa não tributária e deve observar as regras do processo executivo fiscal. E aí é preciso cautela. O STJ entende que o não pagamento da pena de multa impede o reconhecimento da extinção da punibilidade do réu que já cumpriu a pena privativa de liberdade.

O que acontece se não pagar multa da Justiça?

As multas têm prazo de vencimento e, se não forem quitadas nesse prazo, são acrescidos juros e multas proporcionais ao valor original da infração. Além disso, caso o pagamento não seja feito no período estabelecido após a notificação, a multa poderá ser inscrita na dívida ativa.

Precisa de advogado para entrar com liminar?

Eis, então, os dois requisitos para conseguir uma liminar:

1) o advogado precisa demonstrar que você tem direito; 2) o advogado precisa demonstrar que seu caso é urgente; Há uma outra forma de obter uma "liminar", que é quando a pessoa consegue demonstrar cabalmente, de modo irrefutável, que ela tem direito.

Pode entrar com liminar sem advogado?

O grande ponto é: você não deve entrar com um processo sem advogado! Embora a Lei dos Juizados Especiais permita que determinadas ações sejam iniciadas sem a presença de um advogado, a mesma lei impõe vários obstáculos e burocracias para que isso aconteça, o que só pode ser analisado por um profissional da área.

O que é negar a liminar?

Significa que um juiz ou uma juíza não concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência.

Qual o valor máximo da multa?

Para as vias onde a velocidade máxima permitida é de até 100 km/h, os radares geralmente têm uma tolerância de 7 km/h. Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h.

Qual valor máximo da multa?

O limite legal da multa por atraso é estabelecido pelo art. 52 do Código de Defesa do Consumidor, sendo de 2% do valor total da dívida.

Qual o valor máximo da pena de multa?

A regra geral no Código Penal é de que a pena de multa deve ser de, no mínimo, dez dias-multa e, no máximo, 360 dias-multa. Novamente, a escolha é do magistrado.

Artigo anterior
Quais são os principais tributos municipais?
Artigo seguinte
Para que serve o serviço Windows Search?