O que acontece se eu for intimado como testemunha e não comparecer?

Perguntado por: Hugo Sandro Araújo de Gonçalves  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Não quero comparecer Ao fazê-lo, você poderá responder por desobediência e, em casos extremos, ser preso. Se não há justificativa para o não-comparecimento, a Justiça pode responder de forma coercitiva, levando-lhe à força para cumprir o seu dever, no caso, de depor.

O que acontece se a testemunha intimada não comparecer na audiência?

Caso se ausentem, serão intimadas e se, ainda assim, faltarem à audiência em prosseguimento, serão conduzidas coercitivamente, além de sofrerem sanção de multa. Assim, uma vez demonstrado pela parte que sua testemunha foi convidada a comparecer à audiência e não o fez, cabe ao juízo determinar sua intimação.

Quanto é a multa por não comparecimento em audiência testemunha?

I - O não comparecimento da testemunha em audiência, sem justa causa, é conduta passível de multa, conforme a dicção do art. 219 do Código de Processo Penal . II - No tocante ao quantum da penalidade, poderá se arbitrar multa que varia entre 1 e 10 salários-mínimos, conforme aplicação conjunta dos arts.

Sou obrigado a comparecer como testemunha?

Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade. Entretanto, se você foi intimado/convocado/notificado na qualidade de testemunha para prestar esclarecimentos, em qualquer procedimento criminal, você tem o dever de prestar depoimento.

O que acontece se eu não for depor como testemunha?

Se a testemunha sem motivo justificado não comparecer na audiência, para a qual foi intimada, será conduzida coercitivamente e responderá pelas despesas do adiamento do ato. A condução coercitiva é uma forma de levar a testemunha à presença do juiz independente de sua vontade e desde que haja prévia intimação.

Consequências do não comparecimento em uma audiência como Autor, Réu e testemunha

39 questões relacionadas encontradas

É possível desistir de ser testemunha?

É direito do advogado “recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional”.

Pode se recusar a testemunhar?

Verificamos, então, que há consequências legais para quem se recusar a testemunhar, mas não para quem aceitar esse dever público tão importante. Pelo contrário: como já visto, o empregador que tentar “se vingar” de um empregado apenas por ele ter sido testemunha de alguém poderá ser punido nos termos da lei.

Pode a testemunha Recusar-se a depor?

A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor.

Inclusive, a testemunha pode ser “forçada” a comparecer à audiência, existindo multa para a testemunha faltosa e a possibilidade de responder pelo crime de desobediência (vide artigos 218 e 219, ambos do Código de Processo Penal).

Quais os riscos de ser testemunha?

As pessoas, em geral tem receio, mas o fato é que a testemunha, não corre qualquer tipo de risco, porque quando chamada a juízo, ela não é testemunha de uma parte ou de outra, mas do juízo. A testemunha tem por única obrigação dizer a verdade, e quem fala a verdade não pode ter medo.

Tem como consultar intimação pelo CPF?

Também é possível a consulta e impressão das intimações já recebidas. Para o recebimento dessas, a utilização de certificado digital vinculado ao seu CPF é obrigatória.

O que acontece se a pessoa não comparecer a uma audiência?

Prevê que a ausência injustificada do autor ou do réu na audiência é ato atentatório à dignidade da justiça, passível de sanção processual representada por multa de até 2% do valor da causa ou da vantagem econômica pretendida, tendo como credor a União ou o Estado.

Quem é testemunha ganha atestado?

De igual modo, o Art. 822 da CLT diz que “As testemunhas não poderão sofrer qualquer desconto pelas faltas ao serviço, ocasionadas pelo seu comparecimento para depor, quando devidamente arroladas ou convocadas”.

O que acontece se uma pessoa não comparecer em uma audiência?

Caso uma das partes, autor ou réu, não compareça à audiência nem constitua representante, será considerado ato atentatório à dignidade da justiça e sancionado com multa revertida em favor da União ou do Estado.

Quais os direitos de uma testemunha?

As testemunhas têm o direito de ser compensadas pela deslocação ao tribunal ou ao local a partir do qual prestem o seu depoimento. Podem ainda recusar-se a depor todos aqueles (religiosos, médicos, jornalistas, advogados) a quem a lei impuser ou permitir que guardem segredo.

Quantas vezes a audiência pode ser remarcada?

Quantas vezes uma audiência trabalhista pode ser remarcada? A aplicação dessa multa somente poderá ocorrer uma vez, segundo a proposta.

Qual a responsabilidade de uma testemunha?

A responsabilidade das testemunhas ao assinar um contrato é somente atestar que as partes são quem alegam ser e que não houve ameaça ou fraude na celebração.

Pode fazer audiência sem testemunha?

Ninguém está a salvo de ser testemunha de um fato jurídico relevante para o direito penal, basta contato visual ou auditivo com o fato que surge o dever de testemunhar.

Qual o dever de uma testemunha?

Do dever de prestar o compromisso de dizer a verdade. O art. 203 do Código de Processo Penal dispõe que: “a testemunha fará, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado”.

Quais são as perguntas que o juiz faz a testemunha?

Perguntas para Testemunha de Defesa do Réu - Roubo - art. 157 Código Penal
  • A quanto tempo conhece o Réu?
  • Qual o seu vínculo com o Réu? Vizinho ? Conhecido ?
  • Sabe dizer como é a relação do Réu com os pais, esposa/companheira(0), filho(a), vizinhança?

Qual o valor de uma prova testemunhal?

O valor probante, portanto, a respeito do fato é mediado por dois sujeitos: aquele que presenciou o fato e aquele que presenciou o relato de outrem sobre o fato. Afirma o caput do art. 442 que “a prova testemunhal é sempre admissível, não dispondo a lei de modo diverso”.

Quem é proibido de testemunhar?

São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho. “Trata-se de norma ditada por razões de conveniência ou de moralidade.

Sou obrigado a participar de uma audiência?

Você só tem a obrigação de comparecer se for legalmente chamado, por oficial de justiça ou por carta. Não sendo assim, no tribunal fica como se você não soubesse da audiência. Acesse nosso site para mais artigos ou deixe sua mensagem nos comentários logo abaixo e informe-se sobre seus direitos!

Quando a vítima não aparece para depor?

2) Vítima que não comparece à audiência não comete crime de desobediência, mas poderá ser conduzida coercitivamente. 3) Já no caso da testemunha, esta pode tanto ser conduzida coercitivamente como responder pelo crime de desobediência, caso deixe de comparecer, injustificadamente, à audiência.

Qual o prazo para justificar ausência na audiência?

Mas... Além do arquivamento, caso o Reclamante não comprove sua ausência motivada, no prazo de até 15 dias do fato, apresentando razão legalmente justificável, será compelido ao pagamento das custas processuais, mesmo que beneficiário da justiça gratuita.

O que acontece se faltar no depoimento?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Artigo anterior
Quanto tempo depois de tomar manitol faz efeito?
Artigo seguinte
Como colocar apelido no Google Meet?