O que vem após a réplica?
Perguntado por: Isabela Almeida | Última atualização: 15. Februar 2022Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)
3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: ... Se não for o caso de extinção, o juiz analisará se deve julgar o mérito nos termos do art.
Qual o próximo passo após a contestação?
A petição inicial é feita e a parte oposta tem o direito de contestar. A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu.
O que significa réplica em um processo?
Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.
Qual o prazo para julgamento após a réplica?
Desde que o Código de 2015 entrou em vigor, o prazo de 15 dias úteis foi estabelecido para a apresentação da réplica, também. Nesse mesmo prazo, novas provas podem ser acrescentadas ao processo, segundo o que consta no artigo 350: Art. 350.
O que fazer na réplica?
- Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados;
- Manifeste-se em relação a todos os pontos;
- Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.
- Responda todos os documentos que discordar.
Réplica - o quê? como? quando?
É possível juntar documentos na réplica?
É possível a juntada de documentos na réplica à contestação, desde que não haja prejuízo para a defesa da parte contrária.
Para que serve uma réplica?
A réplica serve para preparar a instrução processual. Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.
O que acontece depois da réplica da contestação?
3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: ... Se não for o caso de extinção, o juiz analisará se deve julgar o mérito nos termos do art.
Qual o prazo para o juiz responder uma petição?
O prazo será de 15 dias, contados do conhecimento do fato pela parte, que poderá mediante petição específica dirigida ao juiz do processo no qual indicará fundamento e instrução de documentos que fundam a alegação, com indicação de rol de testemunhas, conforme disposto do Artigo 146 do CPC.
Qual é o prazo para impugnar a contestação?
A impugnação a contestação é apresentada após a contestação do réu e pode ocorrer no prazo de até 15 dias úteis.
O que acontece depois que o juiz decreta à revelia?
A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. ... Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”
O que é réplica de primeira linha?
“A réplica mais perfeita, de primeira linha, refere-se ao produto no qual a qualidade é similar ao original. Réplicas de segunda linha são mais baratas em relação às de primeira linha, apresentando qualidade inferior”, explica Carolina.
O que acontece se o autor não impugnar a contestação?
A ausência de impugnação da contestação apresentada pelo réu não torna incontroversos os fatos narrados na peça de defesa, se há provas nos autos que corroboram os fatos e as alegações dos autores.
Quando se faz a contestação?
Prazo da contestação
Após o mandado de citação no processo ocorrer, o réu possui quinze dias úteis para apresentar uma contestação. No artigo 335 do Novo Código de Processo Civil são enumerados todos os marcos iniciais para a contagem dos quinze dias, conforme exposto abaixo: “Art. 335.
É possível o réu deduzir novas alegações Depois da contestação?
Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.
O que é contestação reconvencional?
A reconvenção é um pedido realizado pelo réu de um processo ao apresentar contestação sobre as alegações do autor na petição inicial. Ela é uma forma de possibilitar que o réu faça alegações e pedidos próprios dentro do processo, invertendo a estrutura do processo.
Quanto tempo leva para o juiz analisar um processo?
Pela primeira vez, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mapeou o tempo de tramitação dos processos em primeira instância nos tribunais de todo o país. São Paulo – Em média, a Justiça estadual do Brasil leva 4 anos e 4 meses para proferir a sentença de um processo em 1ª instância.
O que fazer quando o juiz demora a dar a sentença?
Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ. Porém, é necessária a identificação do reclamante e o fornecimento dados do processo, pois não são aceitas reclamações anônimas.
Quanto tempo leva para obter uma resposta de uma sentença?
Claro que, dependendo da complexidade da demanda, o juiz poderá conceder prazo para que as partes apresentem suas alegações finais em forma de memoriais, ou seja, escrita. Nesse caso, a sentença, obviamente, não poderá ser proferida após a audiência, devendo ser feita em um prazo de 10 dias.
Como responder a uma contestação?
A impugnação à contestação pode ser feita toda vez que um réu apresentar a alegação de inexistência de pressupostos processuais ou de condições da ação. Mediante isso, o autor é intimado para poder tomar conhecimento do que consta na contestação e, assim, replicar as alegações do réu.
Quando a contestação é inepta?
INÉPCIA DA CONTESTAÇÃO. ... 1- Refuta-se a preliminar de inépcia da contestação, porque o valor que o credor entende como devido é aquele que está sendo cobrado e que foi informado ao autor por contato telefônico, portanto, dispensável que haja indicação do mesmo na peça de defesa.
É possível complementar a contestação?
De modo que, nada impede o réu de apresentar reconvenção e deixar de apresentar contestação. ... Pois não se admite contestar parcialmente os fatos e posteriormente complementar a contestação.
Até quando posso juntar documentos no Juizado Especial?
Assim, se for concedido prazo de 5 (cinco) dias para a parte autora apresentar documentos complementares e 5 (cinco) dias para a ré apresentar defesa e, após, indo concluso para decisão, também não nos parece equivocada a determinação, já que dentro do prazo legal de 15 dias.
Como impugnar documentos na réplica?
430 do CPC/15, a arguição de falsidade pode ser suscitada na contestação, na réplica ou a partir da intimação da juntada do documento aos autos. Dessa forma, a manifestação em face dos documentos juntados é o momento ideal para tal incidente.
Pode juntar documentos após a contestação trabalhista?
JUNTADA DE DOCUMENTOS APÓS A CONTESTAÇÃO. ... A juntada de documentos pode ocorrer a qualquer tempo, desde que antes do encerramento da instrução processual e mediante respeito ao contraditório, tal como dispõe o art. 845 da CLT . Precedentes do TST.
Quanto tempo pode durar uma crise de ansiedade?
Qual é o tipo de vegetação predominante da região Norte?