Quais são as contas do passivo circulante?

Perguntado por: Helena Madalena Oliveira Baptista Loureiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Qual a ordem do passivo circulante?

No passivo, as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do Ativo não Circulante, serão classificadas em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, como: a) contas a pagar, comerciais e outras; b) provisões; c) obrigações financeiras (exceto as referidas nas ...

Quais são as contas do Passivo Não Circulante?

Exemplos de passivos não circulantes
  • empréstimos bancários de longo prazo;
  • aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano;
  • debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo;
  • compras divididas em prestações com período excedente a 12 meses.

Quais contas compõem o ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Qual a diferença entre essas categorias de ativos? ... Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

42 - Balanço Patrimonial - Contas do ativo e do passivo (Contabilidade)

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os ativos não circulantes?

Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
...
São elas:
  • Realizável a Longo Prazo;
  • Investimentos;
  • Imobilizável;
  • Intangível.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

Como classificar passivo circulante e não circulante?

A diferença entre eles são os prazos. Sendo assim, no passivo circulante as obrigações devem ser liquidadas no prazo de 12 meses. Por outro lado, no passivo não-circulante, também conhecido como passivo exigível a longo prazo, as dívidas e obrigações são de longo prazo.

Como calcular o ativo não circulante?

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.

Qual o critério para uma obrigação seja classificada no passivo não circulante?

Passivo Não Circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte. ... Isso porque o bem só foi benéfico em um determinado período de tempo, estando sujeito à devolução se tornou uma obrigação.

Qual é a ordem de classificação das contas do passivo?

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.

Qual a ordem das contas no Balanço Patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Como se divide o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

Como calcular a depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  1. Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  2. Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  3. Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Como calcular o valor do passivo circulante?

Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo.

O que é classificado no passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

Qual critério para classificar em ativo circulante é passivo circulante?

O que são ativos circulantes

Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.

Quando o passivo deve ser classificado como circulante?

O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios: espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; deve ser liquidado no período de até 12 (doze) meses após a data do Balanço; ou.

São ativos não circulante de uma empresa?

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. ... Entre os exemplos desse tipo de ativo estão os investimentos, propriedade intelectual, imóveis e equipamentos.

O que faz parte do ativo e passivo?

Significado de ativo e passivo na contabilidade

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias. ... Já os passivos são as obrigações. São as despesas assumidas pela empresa que se constituem por contas a pagar, para fornecedores ou ao governo, por exemplo.

Quem é o passivo e o ativo?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

O que é ativo que é passivo?

Diferenças entre ativo e passivo:

Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer. A diferença do valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa é o patrimônio líquido.

Quais os grupos de contas do Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Como são classificadas as contas?

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio. Sem esse método, fazer a análise fica muito mais difícil.

Qual a ordem de classificação das contas do ativo?

§ 1º “no ativo, as contas serão classificadas em ordem decrescente de grau de liquidez”.

Artigo anterior
Como emitir guia GPS de ação trabalhista?
Artigo seguinte
Qual o conceito de ação?