O que acontece quando o recurso e intempestivo?

Perguntado por: Joel Nunes de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

Quando expira o prazo para a interposição de recurso, ocorre o que se denomina preclusão, no sentido de não se tomar conhecimento do pedido. O recurso interposto fora do prazo legal é denominado intempestivo.

O que é recurso intempestivo no processo civil?

1. É intempestivo o recurso especial interposto fora do prazo legal de 15 (quinze) dias previsto no art. 508 do Código de Processo Civil .

Qual a consequência legal da falta de tempestividade do recurso?

A ausência dessa prova (ou a sua produção posterior à interposição do recurso) pode levar à intempestividade do ato processual.

Quando um recurso será considerado tempestivo?

De acordo com o parágrafo 4o do art. 218 do Novo CPC, "será considerado TEMPESTIVO o ato praticado antes do termo inicial do prazo".

O que quer dizer recurso de apelação e tempestiva?

RECURSO DE APELAÇÃO TEMPESTIVO. Havendo a interposição do recurso de apelação no prazo de 15 (quinze) dias da intimação da sentença, o recurso é tempestivo.

Interposto um recurso intempestivo, é possível interpor recurso adesivo?

39 questões relacionadas encontradas

Quem certifica a tempestividade do recurso de apelação?

1.010, § 3º do CPC/2015) - O exame de tempestividade deverá ser feito pelo relator a quem for distribuído o recurso de apelação - Decisão reformada - Recurso provido (TJSP, Agravo de Instrumento n. 2144479-96.2016.8.26.0000, rel.

Qual é o significado da palavra tempestivo?

Tempestivo = que vem ou sucede no tempo devido, oportuno: O advogado apresentou o recurso tempestivamente (no prazo). Intempestivo = fora do tempo próprio, inoportuno; súbito, imprevisto: Manifestou-se intempestivamente. Não era hora de ele falar. O advogado perdeu o prazo.

Como comprovar tempestividade?

"Nos termos do § 6º do art. 1.003 do CPC/2015, para fins de aferição de tempestividade, a ocorrência de feriado local deverá ser comprovada no ato da interposição do recurso, por meio de documento idôneo, não se prestando, para tanto, cópia de informações extraídas da internet."

Qual a consequência processual se a interposição não for apresentada dentro do prazo?

Tal dispositivo versa sobre a resposta do réu à acusação, sendo crucial neste momento colacionar o seu § 2º, in verbis : “Não apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, não constituir defensor, o juiz nomeará defensor para conceder a vista dos autos por 10 (dez) dias.

O que fazer quando a apelação e intempestiva?

APELAÇÃO CÍVEL INTEMPESTIVA. DECISÃO QUE NÃO CONHECEU DO RECURSO. O conhecimento do recurso depende de prévia análise dos requisitos de admissibilidade. Dentre eles está a tempestividade do recurso, que é a obediência ao prazo legal para sua apresentação, respeitando-se o devido processo legal.

Quais são as consequências jurídicas da apresentação intempestiva das razões de apelação pelo MP?

A apresentação extemporânea das razões recursais constitui mera irregularidade que não elide o conhecimento da apelação interposta no prazo legal. Diante da prova segura e judicializada da prática dos crimes do artigo 307 e do artigo 180, caput, é necessária a condenação.

O que é tempestividade em um processo?

A forma correta é Tempestivo! 1) Conceito: é um termo do Direito Processual que qualifica atos processuais realizados pelas partes da lide, dentro do prazo previsto em lei. 2) Exemplo Prático: para que o mérito seja julgado, é necessário que a tempestividade seja observada.

O que é intempestivo no direito?

Fora do tempo próprio, da ocasião oportuna, do prazo legal ou convencional preestabelecido, tais como agravo intempestivo, pagamento intempestivo ou prova intempestiva.

Qual a consequência processual se as razões forem apresentadas fora do prazo?

2. A apresentação extemporânea das razões recursais pela parte, mesmo acusadora, não tem o condão de prejudicar apelação criminal tempestivamente interposta. 3. Não procede a nulidade da sentença, por vício na dosimetria da pena, quando o pleito é formulado de forma genérica, sem indicação específica da ilegalidade.

Qual a diferença entre o prazo de interposição da apelação e o prazo de apresentação das razões de recurso na apelação criminal?

Conforme previsto no art. 593 do CPP, os prazos de apelação criminal pelo querelante são: Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias.

Quando réu devidamente citado não apresentar resposta à acusação no prazo de 10 dias o juiz nomeará defensor dativo para Fazê-lo?

Inexistindo causas de rejeição, deverá então ordenar a citação do acusado para apresentar resposta escrita à acusação, no prazo de 10 dias. Trata-se de peça obrigatória posto que, se o réu, citado pessoalmente, não apresentá-la, o juiz nomeará advogado dativo para fazê-lo.

O que é um embargo tempestivo?

Os embargos de declaração tempestivos interrompem o prazo para outro recurso, ainda que por ausência de adequação.

O que significa tempestivo e subscrito?

Tempestivo pertence à família de tempo. Significa no tempo certo, oportuno: O recurso foi apresentado tempestivamente (dentro do prazo). Intempestivo é o contrário. Quer dizer fora do prazo: A ação judicial foi considerada intempestiva (ajuizada fora do prazo previsto em lei).

O que significa Certifico e dou fé que a contestação e tempestiva?

É tempestiva a contestação apresentada dentro do prazo estipulado no mandado, ainda que nele conste prazo diverso do disposto em lei.

O que significa certificada a tempestividade do recurso?

Um dos requisitos extrínsecos de todo e qualquer recurso é a tempestividade. Tempestividade significa que o recurso deve ser interposto dentro do prazo fixado em lei. Todo recurso tem um prazo e, se a parte o interpõe após este prazo, o recurso não será conhecido por intempestividade.

E tempestiva a apelação despachada fora do prazo recursal?

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu a tempestividade de um recurso especial protocolado fora do prazo e sem a comprovação de feriado local que impediu sua formalização dentro das regras do novo Código de Processo Civil.

O que acontece quando um recurso é julgado deserto?

Além do que, contra a decisão que decreta a deserção do recurso, cabe Agravo de Instrumento, e não Reclamação, como pretendia o autor da ação. A deserção ocorre quando se extingue um recurso por falta de “preparo” (pagamento das custas processuais). Diz-se, então, que o recurso é deserto.

Quais são as consequências jurídicas da apresentação intempestiva das razões de apelação pelo MP e das contrarrazões a apelação pela defesa?

A apresentação intempestiva das razões de apelação pelo MP e das contrarrazões à apelação pela defesa constitui mera irregularidade, que não impõe o desentranhamento e não impede o conhecimento do recurso de apelação e da sua contrariedade.

O que acontece se não apresentar contrarrazões de apelação?

O que ocorre se a parte não apresentar contrarrazões? A parte não é obrigada a interpor contrarrazões ao recurso. Ocorre que como se trata da única oportunidade que a parte tem para responder aos argumentos do recorrente, a inércia pode corresponder à concordância dos termos arguidos na peça recursal.

E intempestiva apresentação das razôes recursais no recurso de apelação além do prazo legal?

A apresentação de razões recursais fora do prazo legal constitui mera irregularidade, não obstando o conhecimento da apelação, motivo pelo qual a preliminar de intempestividade do recurso deve ser afastada.

Artigo anterior
O que aborda o artigo 1º da Lei 12.305 2010 sobre a Política Nacional dos resíduos sólidos?
Artigo seguinte
Como Formatar com exFAT?