O que acontece na gira de umbanda?

Perguntado por: Joel Benjamim Leite Fernandes  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Gira ou Jira(no idioma quimbundo, nijra, caminho). na Umbanda, é a reunião, o agrupamento de vários espíritos de uma determinada categoria, que se manifestam através da incorporação nos médiuns. A gira pode ser festiva, de trabalho ou de treinamento.

O que é fazer gira na umbanda?

A gira é um ritual da umbanda para realização de trabalhos espirituais por meio de médiuns incorporando entidades. Na abertura são entoados cantos, saudações e defumação do ambiente. Os médiuns ficam de um lado do terreiro enquanto assistentes e visitantes ficam de outro.

Quantas horas dura uma gira?

A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites.

O que acontece na gira de esquerda?

Assim, entidades de esquerda trabalhariam consumindo e absorvendo os desequilíbrios, as viciações, os desvirtuamentos e a negatividade. Enquanto a direita trabalharia reestruturando. Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros.

O que não pode fazer na umbanda?

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são de cor branca porque é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

O que acontece em uma gira de umbanda?

29 questões relacionadas encontradas

O quê macumbeiro não gosta?

Não usar roupas rasgadas ou remendadas. Não terminar o que o outro começou. Não atravessar encruzilhadas.

Qual o perigo da Umbanda?

Não há quem ignore a força e o perigo potencial atribuído na umbanda aos exus. Eles representam, antes de tudo, o “outro lado” da civilização, o lado marginal, caótico e ambíguo, aquele que deve ser eliminado, esquecido. Eles são vistos como perigosos e maus, são os representantes em potencial da “esquerda”.

O que o Exu pode fazer na vida de uma pessoa?

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

O que significa gira de esquerda na Umbanda?

As giras com as quais mais se identifica são as de esquerda, onde Exus e Pombagiras pedem passagem para trabalhar através dos médiuns. Mas não é só Uriel que tem esse apreço por essas entidades. As giras de esquerda nos terreiros tendem a ser as mais cheias e concorridas.

Como é uma gira de Exú?

É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias. As cores predominantes da pomba gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites.

Quanto tempo dura uma gira de Candomblé?

O ritual tem no mínimo duas horas de duração.

O que quer dizer correr uma gira?

A gira, o feminino do giro, sua feição mulher que, não apenas gira como o giro no sentido de mudar, desviar, promover deslocamentos, mas que também gira como a festa, a roda, o encontro que abre os caminhos e que é marcado pelo termo quimbundo njira.

Como se comportar na gira?

Postura dentro do terreiro

Este local não acomoda, conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da gira: o encontro com Deus e sua manifestação. Acomode-se, silencie, sinta os aromas, envolva-se com as cores e a atmosfera do ambiente.

O que pedir na gira de caboclo?

"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Para que serve a guia?

A guia não é um simples colar. É um objeto de proteção que para surtir o efeito desejado deve ser consagrado por uma Entidade, ou através de rituais de consagração, quando o filho de fé passa por um processo de iniciação. Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico.

Como saber qual Exu me acompanha?

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

O que se pode pedir aos Exus?

Prece ao Orixá Exu

Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida. Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .

Qual é a função do Exu?

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Como a Igreja Católica vê a Umbanda?

Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.

Qual a entidade mais poderosa da Umbanda?

Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem é da Umbanda Faz macumba?

Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).

Qual é o orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a entidade que me protege?

Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.

Como saber se uma pessoa é realmente pai ou mãe de santo?

Para saber se um Babalorixá é confiável, observe os alguns aspectos como, por exemplo, se ele é receptivo, aceita ser questionado, como estão os filhos de santo que ele cuida, se estão bem, equilibrados e prosperando em suas vidas pessoais, profissionais e espirituais.

Artigo anterior
Quando Deus muda o nome de Abrão e Sarai?
Artigo seguinte
O que diz a habilidade EF35LP07?