O que é considerado área construída?

Perguntado por: Rúben Vasco Sousa de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Área construída: Soma da área de todos os pavimentos de uma edificação calculada pelo seu perímetro externo. Área não computável: área construída que não é considerada no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Área útil: área interna de um compartimento, sem considerar as paredes.

O que não é considerado área construída?

Diferentemente do ponto de vista da obra, onde uma área descoberta pode ser uma área sujeita à construção, como passeios, jardins e piscinas, perante a Prefeitura estas áreas não são consideradas para fins de cálculo de área construída, bem como da ocupação (também tratado na Parte 1 dos Conceitos Básicos).

Qual a área total construída?

A área construída é a soma da área total de todos os pavimentos de uma edificação. Quanto mais pavimentos uma edificação possuir, maior será a sua área construída.

Como saber a metragem da área construída?

Um método simples é medir o comprimento de duas das paredes e multiplicar os valores. Por exemplo, se uma delas tem 4 m e a outra, 3 m, isso significa que são 12 m2 de área construída. Porém, isso só funciona se o cômodo for quadrado ou retangular.

Onde consultar a área construída de um imóvel?

Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.

Como calcular a área ÚTIL e a área CONSTRUÍDA. Afinal qual a DIFERENÇA?

36 questões relacionadas encontradas

Como calcular M2 online?

Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².

O que entra no cálculo de área construída?

Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.

Qual a diferença entre área construída e área privativa?

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.

Qual a diferença entre área útil e área construída?

Área útil é a área interna do imóvel excluindo as paredes e você mede pelo piso. Área construída é a área privativa do imóvel incluindo as paredes.

O que é uma área útil?

Área útil: medida do espaço interno do imóvel, com exceção das paredes, medidos à partir do piso. Neste cálculo não entram garagens, varandas e áreas de lazer cobertas.

O que significa área útil de um imóvel?

Área útil. Assim como a privativa, também engloba a área de uso exclusivo do proprietário, mas sem as paredes. É a soma das áreas de todos os cômodos do apartamento. Por isso, também é conhecida como “área de vassoura“, já que abrange apenas os espaços em que é possível varrer.

O que é área útil e área comum?

Área Comum: equivale ao espaço que pode ser utilizado por todos os condôminos, como hall de entrada, escadas, áreas de circulação, salão de festas, piscinas, playground, churrasqueiras etc. Área Útil: é toda a área que pode ser decorada e mobiliada e onde o morador pode transitar, como sala, quarto e cozinha.

O que é considerado área privativa?

O que muita gente chama de “área real”, na verdade, é representada pela “área privativa” do imóvel. É o espaço onde o dono da casa ou apartamento detém o domínio exclusivo, sendo as superfícies cobertas ou não. Sendo mais específico, são as áreas internas de um apartamento ou casa, incluindo varanda e quintal.

O que é terreno privativo?

Área privativa é todo o espaço da porta do imóvel para dentro, incluindo pilares e paredes. É a área de uso privativo do proprietário, em que os outros condôminos não têm acesso. A área privativa é aquela informada na escritura e na matrícula do imóvel.

O que fazer na área privativa?

Se preferir, você pode fazer uma pequena horta

O apartamento com área privativa tem a vantagem de oferecer um espaço personalizado para o proprietário fazer o que quiser. Uma ideia muito interessante é fazer uma pequena horta, com os temperos que você mais usa no dia a dia. E as paredes também podem ser aproveitadas!

Como calcular a quantidade de material para construção?

Calcule a metragem total, sem descontos de portas e janelas, e adicione 10% a mais para o caso de perdas. Então, dessa forma, calcule altura x largura (levando em consideração o tipo e as dimensões do tijolo) para saber a quantidade a ser gasta por m² e o total necessário para sua reforma.

Como calcular por metro quadrado?

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Como se calcula a área privativa de um apartamento?

Vale ressaltar que a área privativa é calculada a partir da face externa das paredes. Isso significa que o espaço ocupado pelas paredes do imóvel também é considerado. Além desse conceito mais técnico, é muito comum encontrar no mercado anúncios que oferecem apartamentos, em sua maioria térreos, com uma área privativa.

O que é área privativa descoberta?

É a área do imóvel de uso exclusivo de seu proprietário, sejam elas cobertas ou descobertas, incluindo vagas de garagem e cômodos de despejo. É delimitada pela superfície externa das paredes que separem de outra unidade, no mesmo piso.

Como cobrir área privativa apartamento?

Para cobrir a área privativa do apartamento, o melhor caminho é construir uma cobertura fixa, lembrando de que é necessário consultar o síndico para esse tipo de obra. Outras opções mais baratas, por outro lado, são a instalação de um toldo, de um pergolado ou de um gazebo para ter uma área coberta.

O que são áreas comuns?

Áreas comuns são aqueles espaços dentro do condomínio que são utilizados por todos os moradores, mediante reserva ou não. Piscina, salão de festas e quadra de jogos, por exemplo, costumam ter um controle maior do uso e da necessidade de um agendamento prévio — com o intuito de evitar conflitos desnecessários.

Como calcular a área útil de um terreno?

Cálculo da área de terrenos quadrados ou retangulares

Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados.

O que é área de uso comum em um condomínio?

Todo condomínio possui área privativa e áreas que são de uso comum, que incluem elevadores, escadas, salão de festas, áreas de lazer, etc. ... Alguns condomínios oferecem um espaço para depósito para o morador, além do próprio apartamento ou casa. Geralmente ele está junto à garagem.

Quais são as áreas de uma casa?

Ter esse conhecimento faz com que o negócio seja facilitado.
  • Área útil. A área útil nada mais é do que todo o espaço interno da casa, a medida será feita sem contar as paredes, contando apenas quando começa o piso do imóvel. ...
  • Área privativa. ...
  • Área comum. ...
  • Área total.

Quais são os tipos de área?

Conheça os tipos de área e entenda a diferença entre elas
  • Não se engane! Muitas pessoas se confundem ao visualizar uma propaganda que traz apenas a metragem da área privativa, área útil ou da área total de um terreno ou imóvel. ...
  • Terrenos em loteamento ou em condomínio. ...
  • Imóvel construído. ...
  • Importante.

Artigo anterior
Quais os nomes das estruturas cristalinas do sistema cúbico?
Artigo seguinte
Por que o rio Tietê poluído?