O que é uma planta secundária?

Perguntado por: Eduarda Neto  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

Estágios da vegetação
As espécies pioneiras favorecem o aparecimento de outras espécies vegetais maiores, que por sua vez, sombreiam e eliminam as anteriores. Essas espécies são chamadas de secundárias e caracterizam-se por serem mais exigentes em termos de nutrientes e condições climáticas.

Quais são as espécies secundárias?

Espécies secundárias

Apresentam características intermediárias entre as pioneiras e as climácicas. O grupo é subdividido em Secundárias Iniciais (crescimento rápido e ciclo relativamente curto) e Secundárias Tardias (crescimento médio e ciclo longo).

O que é uma espécie secundária inicial?

Secundárias iniciais: espécies intermediárias na sucessão. Produzem sementes de tamanho médio. São intolerantes à sombra. Apresentam crescimento rápido e ciclo de vida curto (10 a 25 anos).

O que é uma espécie secundária tardia?

Secundárias tardias (ST) - espécies que se desenvolvem exclusivamente em sub-bosque permanentemente sombreado e, nesse caso, pequenas árvores ou espécies arbóreas de grande porte que se desenvolvem lentamente em ambientes sombreados, podendo alcançar o dossel ou serem emergentes.

Quais são as plantas pioneiras?

Entre as espécies vegetais mais conhecidas como pioneiras, estão as algas verdes, ammophila, zostera e cyanobacteria, que tem em comum a fotossíntese como principal atividade de desenvolvimento e a capacidade de desenvolvimento nas regiões menos favoráveis a outras espécies de plantas e vegetais.

Morfologia Vegetal - Aula 14 - Câmbio - Crescimento Secundário

35 questões relacionadas encontradas

O que são espécies não pioneiras?

Espécies não pioneiras ou clímaces:

Espécies cujas sementes podem germi- nar sob sombra. As plântulas são encontradas sob o dossel, mas podem também ser encontradas em ambientes abertos.

O que é a vegetação pioneira?

A vegetação pioneira permite a preparação de um novo ambiente que, por sua vez, permite o estabelecimento de outras espécies vegetais. Outras espécies migram, algumas desaparecem, ocorrendo, consequentemente, alterações até se atingir o clímax.

Como ocorre a sucessão secundária?

A sucessão ecológica secundária acontece em áreas que já apresentaram uma comunidade. Nesse caso o que se observa é que aquela área sofreu algum tipo de distúrbio, o que causou a destruição de sua comunidade original. A sucessão secundária leva à recuperação de áreas desmatadas.

O que é sucessão primária e secundária?

A sucessão ecológica pode ser classificada em dois tipos:

Tem mais depois da publicidade ;) - Sucessão Primária: ocorre em ambientes que nunca antes foram ocupados por uma comunidade. ... - Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente.

O que é um clímax vegetal?

Clímax é o último estágio alcançado por comunidades ecológicas ao longo da sucessão ecológica. ... Geralmente as espécies vegetais climáxicas (e.g. típicas do estagio Clímax) são de maior porte, além de mostrar alta eficiência entre produção e consumo de nutrientes.

Quais as características das espécies pioneiras?

As espécies pioneiras possuem madeira leve e crescimento rápido. Não sobrevivem em áreas de pouca água, necessitam de intensa luminosidade e costumam ter madeira clara. As espécies de madeira leve são mais eficazes em absorver nutrientes e crescer.

Quais são as árvores primárias?

As principais espécies pioneiras são árvores frutíferas, tais como:
  • Cajueiro;
  • Mangueira;
  • Dendê;
  • Coqueiro;
  • Goiabeira;
  • Bambu gigante;
  • Aroeira;
  • Limoeiro;

O que é sucessão secundária em clareira?

Nessa clareira recém aberta a presença da luz favorece a regeneração das espécies, principalmente exigentes em luz. Esse processo de regeneração é conhecido como sucessão secundária. Durante o processo de sucessão, a luminosidade vai diminuindo ao longo do tempo até se estabilizar novamente quando o dossel se fecha.

O que é uma planta pioneira?

a) As árvores pioneiras em geral tem sementes pequenas e são produzidas em grande quantidade; dão frutos antes de cinco anos após plantio; crescem muito rápido e vivem pouco; além disso, tem madeira leve. As mudas podem ser plantadas a pleno sol.

Quais são os grupos ecológicos?

às diferentes fases do processo de sucessão são classificadas em três grupos: pioneiras, secundárias e clímax. secundárias e clímax são classificadas como clímax exigentes de luz e clímax tolerantes à sombra, respectivamente.

O que é uma sucessão secundária?

Sucessão ecológica secundária

É o caso da sucessão que ocorre em um ambiente parcialmente destruído, mas que já foi anteriormente ocupado por outra comunidade biológica.

O que é sucessão primária Autotrófica?

Sucessão ecológica é o nome dado à seqüência de comunidades, desde a colonização até a comunidade clímax para determinado ecossistema. ... Autotróficas, quando um ambiente, oferecendo componentes abióticos necessários; sais minerais; água, sedia o desenvolvimento de comunidades autotróficas.

Quais são as etapas da sucessão secundária?

A sucessão ecológica passa por três fases:
  • Comunidade pioneira ou ecese;
  • Comunidade secundária, intermediária ou seral;
  • Comunidade clímax.

Quais os fatores determinantes da sucessão secundária?

Entretanto, a sucessão secundária depende de uma série de fatores, como a presença de vegetação remanescente, o banco de sementes do solo, a rebrota de espécies arbustivo-arbóreas, a proximidade de fontes de sementes e a intensidade e a duração do distúrbio.

Quais são as sucessões secundárias mais conhecidas?

Sucessão Secundária

Como exemplo estão as clareiras, as áreas desmatadas e os campos de cultivo abandonados. A sucessão secundária desenvolve-se mais rapidamente que a primária. Uma razão é alguns organismos e sementes podem permanecer no solo, tornando o substrato mais favorável à recolonização por outros seres vivos.

Como os colonizadores distinguem entre sucessão primária e secundária?

Na sucessão primária, rochas recentemente expostas ou formadas são colonizadas por organismos vivos pela primeira vez. Na sucessão secundária, uma área previamente ocupada por seres vivas é perturbada—desorganizada—e então colonizada novamente após o distúrbio.

O que é uma comunidade pioneira?

As comunidades pioneiras são aquelas que apresentam clima e condições ambientais pouco favoráveis para que os seres vivos se desenvolvam, e as primeiras espécies que conseguem se instalar (geralmente pequenos organismos, como líquens e cianobactérias) são chamadas de pioneiras.

O que são espécies pioneiras e qual é a sua importância para o processo de sucessão ecológica?

No processo de sucessão ecológica, as espécies pioneiras são aquelas que iniciam a colonização de uma região ainda inabitada. ... Essas espécies são extremamente importantes para a recuperação de áreas degradas, uma vez que elas são as primeiras plantas que vão colonizar aquela região.

Porque as briófitas são chamadas de espécies pioneiras?

Estas últimas são chamadas de espécies pioneiras. Ou seja, são plantas que se desenvolvem primeiro durante a colonização de um substrato, criando condições para o desenvolvimento posterior de outros organismos. São plantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva (xilema e floema).

Artigo anterior
Como fazer um currículo simples e gratuito?
Artigo seguinte
Quanto é passagem de trem SuperVia?