O que acontece com a moto quando a vela queima?

Perguntado por: Sofia Rita Matias Almeida  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

A vela conduz a corrente elétrica para dentro da câmara de combustão, transformando a voltagem elétrica na faísca responsável pela reação entre ar e combustível. Por isso, quando não está funcionando corretamente, pode prejudicar o motor.

O que acontece quando a vela da moto está queimada?

Falhas e sintomas

Marcha lenta irregular, dificuldade para dar a partida, moto “engasgando” e dando trancos quando acelera ou morrendo facilmente são os principais.

Como saber se vela de moto está ruim?

Dificuldade na partida e marcha lenta instável indicam a existência de problemas na vela de ignição da moto. “Falhas na aceleração ou aumento repentino no consumo também indicam problemas na vela”, completa o especialista da NGK.

O que causa problema na vela da moto?

Sua causa se deve pela presença de aditivos no óleo lubrificante e combustível de má qualidade ou adulterados. Sintomas: Falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência, possíveis danos por superaquecimento.

Quando é a hora de trocar a vela da moto?

Quando substituir a vela de ignição

Assim, o melhor é conferir no manual do proprietário da motocicleta as recomendações para a troca das velas ou, se ele não estiver disponível, junto ao fabricante da peça. Esse período geralmente varia em torno de 10.000 a 12.000 km rodados.

NINGUÉM LIMPA ESSA PEÇA! MOTOR FRACO FALHANDO E ALTO CONSUMO! SONDA LAMBDA DE QUALQUER MOTO

35 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de vela de ignição ruim?

Confira abaixo 10 desses sinais e fique atento com o seu veículo.
  • 1 – Dificuldade para dar a partida. ...
  • 2 – Carro engasgando. ...
  • 3 – Perda de desempenho. ...
  • 4 – Aumento do consumo do combustível. ...
  • 5 – Desgaste do eletrodo. ...
  • 6 – Manchas no isolamento do eletrodo. ...
  • 7 – Marcha lenta irregular. ...
  • 8 – Base do isolamento quebrada.

Quando saber que a vela está ruim?

Uma vela de ignição com problemas pode causar oscilações ou falhas no funcionamento do motor em marcha lenta. Isso pode ser perceptível quando o veículo está parado ou em baixa velocidade.

Quando a moto começa a falhar o que pode ser?

Se o veículo está falhando quando você acelera, pode ser que o carburador esteja muito sujo e entupido. Isso é muito comum hoje em dia, pois os carburadores não estão preparados para os combustíveis usados atualmente e a maioria das pessoas se esquece desse equipamento.

Quando acelera a moto falha?

Se a sua moto apresenta falhas durante a aceleração, é possível que o carburador esteja sujo e entupido. Esta ocorrência é frequente, já que os carburadores muitas vezes não são adaptados aos combustíveis modernos.

Quantos km dura a vela da moto?

É importante ressaltar que velas desgastadas podem comprometer o catalisador e seu sensor de oxigênio. Por isso, recomenda-se a inspeção da vela a cada 10.000 km ou anualmente.

Quanto custa para trocar a vela da moto?

R$ 217,50.

Quanto custa uma vela de moto NGK?

à vista R$ 23,98.

O que acontece se não trocar a vela da moto?

Alguns desse sinais são falhas em retomadas, dificuldades de partida e marcha lenta irregular. Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, eles indicam um desgaste acentuado da vela, o que pode causar danos em outros componentes do sistema de ignição, como CDI e bobina.

Pode trocar a vela da moto com o motor quente?

Certifique-se de que o veículo está desligado e com o sistema frio – o motor quente pode resultar em queimaduras; Localize as velas de ignição em seu veículo e desconecte os terminais do cabo de ignição.

Porque a moto fica pipocando quando acelera?

Mangueiras e tubulações trincadas ou soltas; • Mangueiras dobradas ou esmagadas; Carbonização no interior da válvula; Falha na vedação na válvula; Outros defeitos na válvula.

Quando o motor falha ou engasga perdendo o rendimento estes são indícios de que?

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.

O que faz a moto injeção fica falhando?

A origem do problema pode ser desde um fio desconectado na ignição, que impeça o acionamento da bomba de combustível, até um defeito na parte elétrica da moto ou no bico injetor. Com o uso de equipamento adequado, o reparador pode fazer vários testes nos sensores e nos atuadores, para poder identificar o problema.

O que pode ser quando a moto acelera e morre?

Atuador IACV com problema

Esse atuador é responsável pela regulagem da marcha lenta. Ele libera a passagem de ar necessária para o motor se manter em marcha lenta e fica localizado no corpo de injeção da motocicleta. Se esse atuador estiver desregulado, a moto morre ou fica acelerada.

Como saber se o motor da moto vai bater?

Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

Como saber se a bobina de ignição está queimada?

Entre os principais sintomas de bobina de ignição com defeito estão: tiros no escapamento (pela queima irregular de combustível), falhas no motor ou paradas repentinas (pela falta de corrente para as velas de ignição) e luz acesa no painel (detecção de falha no sistema de ignição).

Quanto tempo para trocar as velas?

De acordo com o manual do proprietário da maioria das montadoras, é recomendável fazer a troca das velas a cada 20 mil quilômetros em média. Na hora de trocá-las é importante checar também os cabos de ignição, responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição para as velas do motor.

Qual é a função das velas de ignição?

As velas de ignição do automóvel são responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro.

Como saber se o problema é vela de ignição ou bobina?

VELA OU BOBINA: ONDE É O PROBLEMA?
  1. Caso haja uma centelha separada da região do cabo de ignição que não encosta na bobina, é provável que o problema seja no cilindro ou na vela;
  2. Porém, se houver uma centelha nas regiões encostadas na bobina e na vela, é provável que seja um defeito no cabo de ignição.

Qual a vida útil da vela NGK?

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, a vida útil da vela é determinada pela montadora, podendo variar de 30 mil km (velas convencionais) a 100 mil km (velas de iridium), em alguns modelos.

Qual a durabilidade da vela NGK?

Fabricante desse componente, a NGK fala sobre o mito dos 100 mil km de vida útil. “A durabilidade das velas especiais é definida segundo testes estabelecidos pelas montadoras, e pode variar de 40 mil a 100 mil km, portanto, a orientação é sempre verificar o plano de manutenção do veículo.

Artigo anterior
Qual a relação entre o movimento de translação e as estações do ano?
Artigo seguinte
Quem toma anticoagulante pode fazer sobrancelha?