Pode registrar um filho com duas mães?

Perguntado por: Isaac Jorge Ramos  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

IBDFAM: Casal homoafetivo pode registrar filho, fruto de inseminação caseira, com duas mães; juiz ressaltou "direito de ser feliz"

O que é a dupla maternidade?

TJRS reconhece dupla maternidade ainda na gestação; juiz destacou "direito à felicidade e ao amor" No Rio Grande do Sul, um casal de mulheres poderá registrar o filho fruto de inseminação artificial caseira antes mesmo do nascimento do bebê.

Pode ter dois pais no registro?

A lei quer dizer pai e mãe. ... Deverá constar no registro do nascimento da criança, sim, o nome do pai biológico, juntamente com o nome da mãe. Casados ou não, é assim que nossa legislação determina. Poderia até figurar apenas o nome da mãe, mas o nome desta e de dois pais, isso não.

Como incluir pai afetivo na certidão de nascimento?

Para iniciar a solicitação do reconhecimento, os interessados devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo, munido com o documento de identidade com foto e certidão de nascimento da pessoa a ser reconhecida. Vale ressaltar que o pai socioafetivo precisa, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.

Pode colocar o nome do padrasto na certidão de nascimento?

A Lei de Registros Públicos permite incluir o nome da madrasta ou do padrasto na certidão de nascimento. O enteado (a) pode ser reconhecido como filho (a) e ter o nome do padrasto ou madrastra como seu pai ou mãe em seu registro. Esse é um método cuja escolha incumbe a família. Não há obrigatoriedade.

DUAS MAES PODE REGISTRAR.PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

28 questões relacionadas encontradas

Como faço para registrar um filho que não é meu?

“Precisam comparecer o pai socioafetivo e a mãe biológica, que de comum acordo assinam o documento onde é reconhecida a paternidade”, orienta a responsável pelos 8º e 9º Cartórios de Registro Civil, registradora Juliana Follmer.

Quando não tem nome do pai no RG O que colocar?

?Se você não tem o nome do seu pai declarado em seu documento de identificação, inclua o nome completo da sua mãe no campo nome do pai durante o processo de abertura da conta.

Quando o pai não é o pai?

De acordo com o STJ, para a DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE, é necessário, além do TESTE DE DNA NEGATIVO, a presença dos seguintes requisitos: inexistência de vínculo socioafetivo entre o pai registral e a criança. ... demonstração inequívoca de vício de consentimento do pai registral no momento do registro.

O que acontece quando uma criança não é registrada?

Se a família não tiver a certidão, a escola pode solicitar uma segunda via diretamente ou com apoio do Conselho Tutelar. Se não houver registro, a família precisa de ajuda. ... Se a criança não tiver documento porque o pai não a reconhece, a escola deve orientar a mãe a ir ao cartório.

Quais são os direitos de um filho não registrado?

O direito a herança para os filhos

O primeiro passo para um filho não reconhecido ter direito a herança começa com a propositura de uma ação de reconhecimento de paternidade post mortem perante o Juízo da Vara de Família, onde deverá ser realizado um exame de DNA para a confirmação ou não da paternidade requerida.

É obrigado a registrar um filho?

A nova lei equipara mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido. De acordo com texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência neste período, o outro terá 45 dias para realizar a declaração.

E obrigado o pai registrar a criança?

Ou seja, com a nova lei, passa a ser também uma obrigatoriedade da mãe fazer o registro de nascimento da criança. Contudo, não se pode esquecer que caso o pai não seja citado no registro, os oficiais indicarão à mãe para que seja feito um indicativo sobre a paternidade.

Quando o pai não quer o filho?

Se a mãe tomar as providências corretas o pai que não quer assumir o filho poderá ter a paternidade presumida na justiça. Essa presunção relativa de paternidade está prevista na Súmula 301 do Superior Tribunal de Justiça, bem como no art. 2°-A, parágrafo único da Lei 8.560/92 e nos arts. 231 e 232 do Código Civil.

O que é uma paternidade socioafetiva?

É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

O que é o abandono paterno?

Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos. Os responsáveis que negligenciam ou são omissos quanto ao dever geral de cuidado podem responder judicialmente por terem causado danos morais a seus próprios filhos. ...

Pode registrar o filho só no nome da mãe?

É possível registrar a criança apenas com o sobrenome materno, especialmente se o pai é ausente e está sendo intimado a para declarar ou negar a paternidade. ... Por outro lado, para retirar o sobrenome do pai na certidão de nascimento (o que não significa retirar a paternidade) será necessária a ação judicial.

O que colocar em nome do pai?

Para isso, basta preencher um termo com informações pessoais, do filho e do suposto pai, conforme modelo definido pela Corregedoria Nacional, além de apresentar a certidão de nascimento da criança ou do adolescente.

Como faço para encontrar o pai do meu filho?

Quando uma criança é registrada sem o nome do pai, o cartório certifica o Judiciário, que deverá entrar em contato com a mãe para que ela indique o suposto pai. Uma vez localizado, ele é convocado para uma audiência, na qual poderá reconhecer a paternidade de imediato ou então solicitar um exame de DNA.

Como colocar nome do padrasto na certidão de nascimento?

Como foi dito, o pedido de registro civil com nome do padrasto ou madrasta pode ser feito em cartório. Se o cartório se recusar, estará violando a determinação do CNJ. Neste caso, a família deve procurar um advogado para requererem a alteração do registro por meio de ação judicial.

Como colocar o nome do padrasto?

1) Requerimento judicial – a inclusão do nome do padrasto ou da madrasta só poderá se operar mediante a autorização judicial, ou seja, por via processual (sendo competente A Vara de Registro público), e caberá ao magistrado, no caso concreto, tomando por base o atual conceito de família, avaliar acerca do cabimento da ...

Como faço para colocar o sobrenome do meu padrasto?

Para realizar esse acréscimo do sobrenome do padrasto será necessário realizar processo judicial e o pai biológico não precisa autorizar, é necessário que apenas que o enteado (a) e padrasto estejam de acordo.

Quanto custa para incluir o nome do pai na certidão?

Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Quanto custa o reconhecimento de paternidade socioafetiva?

Caso o Ministério Público emita parecer desfavorável, as partes devem procurar o Poder Judiciário para o reconhecimento. O valor para o procedimento de reconhecimento socioafetivo é R$ 166,68 e deve ser pago no momento da assinatura do requerimento.

Como comprovação vínculo afetivo?

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
  1. Documento oficial de identificação com foto (original e cópia): do pai ou mãe socioafetivo(a), do reconhecido e, se for o caso, dos pais biológicos;
  2. Certidão de nascimento do filho reconhecido (original);
  3. Comprovação do vínculo afetivo:

Artigo anterior
Qual país que mais traem?
Artigo seguinte
Quanto ganha um pintor escalador nível 1?