Quais os efeitos colaterais do Etambutol?

Perguntado por: Carlota Baptista Ferreira  |  Última atualização: 12. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Podem surgir distúrbios da sensibilidade, parestesia nos dedos e trombocitopenia. A diminuição na eliminação de ácido úrico é comum, independe da duração do tratamento e pode provocar crise aguda de gota. Raramente, pode ocorrer hipersensibilidade.

Quais são os efeitos colaterais do etambutol?

Pode ocorrer em um ou em ambos olhos e quase sempre é reversível. Outras manifestações menos frequentes são prurido, artralgia, desconforto ou dor abdominal, mal-estar, cefaléia, vertigens e confusão mental. Podem surgir distúrbios da sensibilidade, parestesia nos dedos e trombocitopenia.

Quais os efeitos colaterais da medicação para tuberculose?

Nos pacientes de nossa pesquisa, os efeitos adversos cutâneos (edema, irritação, acne e prurido), articulares e gástricos (epigastralgia, dor abdominal, náuseas e vômitos) foram também os mais frequentes. No presente estudo, não houve a necessidade de modificação do tratamento devido aos efeitos adversos.

Como saber se o tratamento da tuberculose está fazendo efeito?

COMO SABER SE A TUBERCULOSE ESTÁ CURADA? Somente o médico pode avaliar se o doente está curado ou não. Muitas vezes, o paciente melhora após um mês de tratamento (desaparece a febre, melhora o apetite, há ganho de peso) e abandona o tratamento.

Quanto tempo dura os efeitos colaterais do tratamento da tuberculose?

Em pequeno percentual dos pacientes observa-se, nos dois primeiros meses de tratamento, elevação assintomática dos níveis séricos das enzimas hepáticas, seguida de normalização espontânea, sem qualquer manifestação clínica e sem necessidade de interrupção ou alteração do esquema terapêutico.

Tuberculose: tratamento e efeitos adversos

39 questões relacionadas encontradas

O que corta o efeito do remédio da tuberculose?

O álcool corta o efeito do remédio, não adianta tomar remédio e beber, alguns enchem a cara e voltam pior ainda durante a internação. Aumenta o desconforto, se você quer ficar tem que fazer tudo direito (E3). O álcool pode trazer complicações que a gente não imagina.

O que não pode fazer durante o tratamento de tuberculose?

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

Quais são as sequelas de tuberculose?

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...

Como fica o corpo de uma pessoa com tuberculose?

Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente, à tarde; sudorese ...

Qual o melhor horário para tomar o remédio da tuberculose?

Além disso, a administração próxima ao horário de refeição poder induzir reações adversas gástricas como intolerância digestiva (náusea e vômito) e epigastralgia. Portanto, é fortemente recomendado que o medicamento seja usado em jejum (pelo menos 30 minutos antes de uma refeição ou 2 horas após), sempre que possível.

O que agrava a tuberculose?

Fatores de risco para tuberculose: diabetes, tabagismo, álcool e uso de outras drogas.

Quais seriam os efeitos maiores relacionados ao tratamento da tuberculose?

Em um estudo com 403 pacientes tratados contra tuberculose em Montreal, Canadá, relatou-se que os efeitos colaterais graves mais comuns foram exantema cutâneo e/ou febre (somando 5,1%) e hepatite medicamentosa (2,9%).

Porque a tuberculose causa perda de peso?

É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente. Pacientes desnutridos sofrem alterações nos mecanismos imunológicos podendo contribuir para a evolução da doença e o insucesso do tratamento.

Como age o etambutol?

Possui ação bacteriostática (atua na síntese protéica bacteriana) em concentrações de 0,5 a 8 mcg/mL e ação bactericida em maiores concentrações. Deve ser usado sempre em associação com outros medicamentos contra esta doença.

Para que serve o etambutol?

O etambutol é indicado no tratamento da tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Pode ser usado como parte do tratamento inicial da tuberculose ou como tratamento alternativo.

Quem toma remédio para tuberculose pode tomar Omeprazol?

Não há contra indicação. Alguns casos precisam associar várias medicações, desde que seja orientado por um especialista.

Qual é a parte do corpo que a tuberculose afeta com mais frequência?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quem tem tuberculose perde o apetite?

Existem os sintomas gerais, que todos os pacientes com tuberculose tem em maior ou menor intensidade como febre (sobretudo a tardinha), perda do apetite, emagrecimento, cansaço crônico e desânimo.

Como fica o pulmão de quem já teve tuberculose?

Introdução: A despeito do término do tratamento e de critérios microbiológicos de cura, pacientes com tuberculose pulmonar podem apresentar sequelas crônicas, incluindo declínio da função pulmonar, alterações radiológicas, limitação de atividades diárias e redução da qualidade de vida.

Quanto tempo demora para se recuperar da tuberculose?

Atualmente, o tratamento da tuberculose, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, dura no mínimo seis meses e envolve uma grande quantidade de antibióticos —o número de comprimidos depende do peso da pessoa, mas pode passar de quatro por dia.

Quem tem tuberculose pode ter uma vida normal?

É fundamental, além de procurar informações corretas, entender que a tuberculose tem tratamento e cura, e que as pessoas que são diagnosticadas com a doença podem levar uma vida normal, mesmo durante o tratamento.

Quando a tuberculose está avançada tem cura?

O tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente. A tuberculose tem cura. A falta de diagnóstico precoce, a descontinuidade do tratamento e as falhas terapêuticas, no entanto, são fatores que adiam a recuperação e agravam a doença, podendo levar a óbito.

O que ajuda a melhorar a tuberculose?

Tendo sido diagnosticada, a tuberculose precisa ser tratada o quanto antes. O tratamento consiste na combinação de medicamentos antibióticos, que devem ser tomados de acordo com a prescrição médica. Vale lembrar que os remédios são gratuitos e o tratamento pode ser feito no SUS (Sistema Único de Saúde).

Como saber se a tuberculose está avançada?

A sensação de falta de ar na tuberculose ocorre, geralmente, nos casos mais avançados da doença, quando acomete extensamente o pulmão. Normalmente essa falta de ar está atrelada ao esforço que o paciente faz, mas pode surgir até mesmo com o paciente em repouso.

Como conviver com uma pessoa que tem tuberculose?

Evite tossir próximo às pessoas, e sempre use um lenço descartável para proteger a boca durante a tosse. Após poucas semanas de tratamento, o doente com tuberculose não é mais contagioso e pode retomar seu trabalho normalmente, conviver com a família, e levar uma vida normal.

Artigo anterior
Quantos centímetros tem uma parede rebocada?
Artigo seguinte
Como escrever primeiro em numeral?