O que a radioterapia pode causar nos dentes?

Perguntado por: Ricardo Paiva de Santos  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

A cárie de radiação se dá pela ação direta dos raios ionizantes no esmalte dentário e da dentina, gerando perda de minerais nos dentes. O esmalte é a parte mais externa do dente, em bocas saudáveis, podendo ser de branco a amarelado.

Quem fez radioterapia pode extrair dentes?

Não realizar exodontias, em média, por cinco anos após a radioterapia. Intervir apenas nos casos sem alternativa, porém com antibioticoterapia profilática. A intervenção deve ser a menos traumática possível.

Quem faz tratamento de câncer pode arrancar dente?

No caso das pessoas que realizam quimioterapia, a orientação é não realizar nenhuma intervenção cirúrgica no período NADIR. Nesse período, que acontece a partir do 10º dia após a infusão, há uma queda no número das células sanguíneas.

Qual a manifestação bucal mais comum da radioterapia?

Dentre as manifestações bucais que podem ocorrer, as mais comuns são mucosite, xerostomia, cáries de radiação, osteor- radionecrose, candidíase, entre outras infecções bacterianas e viróticas3,13-18.

O que acontece com os dentes na quimioterapia?

A quimioterapia provoca outros efeitos colaterais nas crianças, dependendo da idade. Problemas dentários são os mais comuns. Os dentes permanentes podem demorar para nascer e podem ter aparência diferente dos dentes normais. Os dentes também podem cair.

Hcor | Conheça os efeitos colaterais da radioterapia

24 questões relacionadas encontradas

Quais os principais efeitos colaterais dos quimioterápicos na cavidade bucal?

Neste estudo, ficou claro que as complicações orais oriundas do tratamento quimioterápico são as reações adversas, bastante frequentes, sendo as mais comuns a mucosite, a xerostomia e as infecções bacterianas, viróticas ou fúngicas, comprometendo a qualidade de vida desses pacientes, conforme relatado por alguns ...

Tem pessoas que morrem no tratamento da quimio?

Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.

São sintomas bucais frequentes?

6 Doenças Bucais Mais Comuns e Como Evitá-las
  • Gengivite. Esse é o nome dado ao primeiro estágio da doença periodontal. ...
  • Cárie. A cárie é a doença bucal mais comum no mundo! ...
  • Periodontite. ...
  • Candidíase oral (sapinho) ...
  • Tártaro.

Quais as complicações bucais mais frequentes nos pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço e ou quimioterapia?

As complicações bucais mais frequentes e citadas na literatura revisada foram mucosite, xerostomia, candidíase, cárie de radiação e osteorradionecrose, em ordem decrescente de frequência de citação.

Quais são as características bucais mais comuns e em quais momentos a atuação do Cirurgião-dentista se faz imprescindível em pacientes em tratamento oncológico?

Em geral, pacientes oncológicos apresentam necessidades odontológicas significativas que implicam em atendimento prévio à oncoterapia (4). A maioria dos pacientes tem condições bucais precárias, doença periodontal avançada, próteses mal ajustadas e afecções associadas com negligência da higiene oral.

Como o cirurgião-dentista deve atender o paciente oncológico?

O Cirurgião-Dentista que estiver capacitado para o atendimento ao paciente oncológico, ao recebê-lo antes do início das terapias, poderá realizar uma avaliação clínica e radiográfica da sua boca para identificar e tratar todo e qualquer foco de infecção nessa fase.

Pode ir ao dentista fazendo quimioterapia?

Quando a pessoa tiver que se submeter à quimio e radioterapia contra o câncer, o ideal é que ela procure um dentista antes para que seja removido os focos de infecção, como a cárie e a doença periodontal.

Qual o momento ideal para o tratamento odontológico em pacientes oncológicos?

O ideal é que o paciente seja examinado pelo cirurgião-dentista, tão logo seja diagnosticado com câncer, para que o tratamento odontológico, preferencialmente, anteceda o oncológico.

Quem toma Zometa pode extrair dente?

Se você estiver sob tratamento odontológico ou será submetido a uma cirurgia dental, avise seu dentista que você está sendo tratado com ZOMETA. É aconselhável que você seja avaliado por um dentista antes do tratamento com ZOMETA e procedimentos odontológicos invasivos devem ser evitados durante o tratamento.

Quem faz quimioterapia pode fazer clareamento dental?

Pessoas com menos de 16 anos e grávidas NÃO podem fazer clareamento de forma alguma. Pacientes que passaram por tratamento de quimioterapia ou radioterapia recentemente também não tem indicação para clarear os dentes.

O que ajuda cicatrizar dente?

Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto.

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na cabeça?

Os efeitos colaterais da radioterapia na região da cabeça e pescoço podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, aftas, boca seca, alterações no paladar, problemas de deglutição, dor de ouvido, alteração na voz, problemas na visão, olhos secos e perda de visão, mandíbula rígida (trismo), perda de apetite, ...

Quais as complicações relacionadas ao tratamento oncológico podemos encontrar na região bucal?

Na literatura, cerca de 40% dos pacientes oncológicos submetidos ao tratamento quimioterápico apresentam complicações orais decorrentes de estomatotoxicidade direta ou indireta, como mucosite, xerostomia e infecções fúngicas ou virais1.

Qual a principal alteração sofrida pela microbiota bucal nos pacientes irradiados na região de cabeça e pescoço?

A terapia por irradiação incluindo as glândulas salivares maiores resulta em hipossalivação ou xerostomia e, como conseqüência, um aumento no número de cáries(13,29,30). A xerostomia causa efeitos drásticos sobre a dentição, resultando em cáries e hipersensibilidade.

Quais os sintomas de bactéria na boca?

Infecção na boca
  • dor.
  • pus.
  • sangramento.
  • eventualmente febre.
  • CUIDADO: pode ser silenciosa. Por isso, é importante ir ao dentista uma vez por ano.

Quais são as patologia bucal?

As patologias bucais são consideradas quaisquer doenças desenvolvidas na região oral, internamente ou externamente, que podem prejudicar a saúde bucal do paciente. A área bucal é formada por: língua, lábios, dentes, gengiva, palato, mento, etc.

Quais os principais problemas de saúde bucal?

Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito são os quatro problemas de saúde bucal mais comuns. Eles são causados principalmente por maus hábitos de higiene bucal, e são relativamente fáceis de ser evitados - veja como. Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito são os quatro problemas de saúde bucal mais comuns.

Quais são os riscos da quimioterapia?

Toxicidade do sangue

Quando o tratamento atinge essas células, a queda de glóbulos brancos, por exemplo, baixa a resistência, aumentando o risco de infecções; a diminuição de glóbulos vermelhos leva à anemia e consequente cansaço; já com a queda das plaquetas, o risco maior é de sangramento.

Quanto tempo uma pessoa aguenta fazendo quimioterapia?

“A duração final da terapia é sempre uma questão de discussão entre o médico e o paciente, com base nas toxicidades do tratamento. Seis meses de quimioterapia para pacientes de câncer de cólon no estágio 3 continua sendo o tratamento padrão”, acredita.

O que pode dar errado na quimioterapia?

Cerca da metade dos pacientes receberam quimioterapia, que consiste usar potentes produtos químicos no corpo para destruir as células cancerígenas e reduzir os tumores. Os efeitos colaterais incluem fraqueza, náuseas, fatiga e queda de cabelo.

Artigo anterior
Quais são os princípios da BNCC?
Artigo seguinte
Qual melhor personagem do Free Fire 2022?