O que a farmacocinética e farmacodinâmica estuda?

Perguntado por: Daniel Valente de Tavares  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (18 avaliações)

A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

O que farmacocinética estuda?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

O que é farmacodinâmica o que ela estuda?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

O que é a fase farmacodinâmica?

Fase farmacodinâmica

Mais do que estudar o caminho da droga dentro do nosso organismo, ela analisa também os efeitos que determinado medicamento causa em seu tecido alvo. Ou seja, quais são as consequências terapêuticas e tóxicas que o fármaco em questão gera no local em que se propõe agir.

Qual a importância da farmacocinética e farmacodinâmica no processo medicamentos?

A farmacocinética descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. A farmacodinâmica investiga os locais de ação, mecanismo molecular de ação, relação entre dose, efeito e resposta dos fármacos. O termo farmacocinética descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração.

Farmacocinética - Absorção, Distribuição, Biotransformação e Eliminação (Farmacologia) - Bio Aulas

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a importância da farmacocinética no processo de descoberta de novos fármacos?

Nota-se que a fase farmacocinética pode ter profundo impacto sobre o efeito farmacológico, uma vez que os processos de ADME determinam a concentração e o tempo despendido das moléculas do fármaco no seu local de ação2. Tradicionalmente, a pesquisa de fármacos concentra seus esforços iniciais na fase farmacodinâmica.

Como diferenciar a farmacodinâmica e a farmacocinética de um medicamento?

A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Quais são os princípios de farmacodinâmica?

Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

O que é farmacocinética e suas etapas?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.

Qual a importância da fase farmacêutica na ação dos fármacos?

Fase farmacêutica: Estuda a liberação do fármaco a partir do produto farmacêutico. É constituída pelo conjunto de fenômenos compreendidos entre a administração do medicamento e a absorção propriamente dita, os quais determinam à intensidade e velocidade com que ocorre a entrada da substância ativa no organismo.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Quais as quatro propriedades farmacocinéticas?

Uma vez administrado por uma das várias vias disponíveis, quatro propriedades farmacocinéticas (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do fármaco.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Quais são as divisões da farmacologia?

Divisões da farmacologia
  • Farmacodinâmica: mecanismo de ação;
  • Farmacocinética: destino do fármaco;
  • Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos);
  • Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);

Quais são os princípios de farmacocinética?

Processos farmacocinéticos fundamentais

O movimento das drogas no organismo envolve quatro processos fundamentais: absorção, distribui- ção, metabolização e excreção.

Quais as características da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica consiste no estudo da interação dos fármacos com os seus receptores, onde exercem o seu mecanismo de ação, produzindo um efeito terapêutico.

Quais são os princípios básicos da dispensação?

Além disso, descreve que a dispensação deve cumprir três requisitos básicos: atender a 100% dos consumidores, ser ágil e eficiente e estar integrada à rotina diária do profissional. A dispensação deve ser realizada pelo farmacêutico ou sob sua supervisão.

Qual a diferença entre fármacos e medicamentos?

Enquanto os remédios são os medicamentos que podem ter diversas formas, como comprimidos, gotas, xaropes, pílulas e outras, os fármacos são o princípio ativo dos medicamentos, ou seja, o fármaco é a substância química que é a base, e principal responsável pelo efeito do remédio desenvolvido para fins curativos, ...

Qual é a diferença entre remédio e medicamento?

Estes termos parecem sinônimos, mas na verdade não são. Remédio vem do latim remedium, aquilo que cura. Remédio é um termo mais amplo que medicamento. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade.

Como é o processo de descoberta de novos fármacos?

A descoberta de um novo fármaco e sua consequente introdução na terapêutica está associada a métodos como: extração de fontes naturais, acaso, triagem empírica, modificação molecular de um fármaco já conhecido e o planejamento racional, que juntamente com a otimização e o desenvolvimento do protótipo, compreendem as ...

Qual a importância da química farmacêutica no desenvolvimento de novos fármacos?

A Química Farmacêutica Medicinal tem como principal objetivo o Planeja- mento e Desenvolvimento de novos fármacos. Os fármacos originados de processos de síntese orgânica estão superando, em número, aos obtidos de fontes naturais.

Quais as fontes utilizadas para descoberta de novos fármacos?

Plantas, fungos, insetos, organismos marinhos e bactérias são fontes importantes de substâncias biologicamente ativas, sendo que a maioria dos fármacos em uso clínico ou são de origem natural ou foram desenvolvidos por síntese química planejada a partir de produtos naturais.

O que é absorção distribuição metabolização e excreção?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

O que é metabolismo de fase 2?

Segunda fase (conjugação): é uma fase imprescindível para a excreção do fármaco, pois o torna lipossolúvel. As reações de conjugação são: glucação (conjugação do fármaco a uma molécula de ácido glicurônico, que é mais comum), sulfatação e acetilação.

Artigo anterior
Qual a importância de um relatório de estágio?
Artigo seguinte
O que é um pontinho verde no meio da estrada?