Qual o objetivo da poesia na Educação Infantil?

Perguntado por: Miguel David Garcia Freitas Araújo  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Na Escola Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo, a professora Débora Corrêa ensina poesia para turmas de 4 anos desde 2002. O projeto Poesia Também se Aprende tem por objetivo permitir que as crianças brinquem com as palavras e percebam as diferenças entre ritmos e sonoridades, cantar e recitar, falar e recitar.

Qual é o objetivo de uma poesia?

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento.

O que é poesia na educação infantil?

É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula. ... A poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras.

Como explicar o que é poesia?

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos.

Como ensinar o que é uma poesia?

A poesia para crianças pode começar com "jogo de palavras". O educador coloca uma lista de palavras que rimem e solicita que os alunos criem poemas com essas palavras. Outros estímulos também podem servir para criar poemas. Por exemplo: falar sobre a metáfora e solicitar aos alunos que escrevam metáforas.

O QUE É POEMA? (ENS. FUND)

45 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do trabalho com a poesia em sala de aula?

O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.

Qual é o objetivo do poema eu lírico?

Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.

Porque é importante estudar poesia?

A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade.

Como identificar o eu lírico no poema?

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

Como identificar o eu lírico?

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

Como achar o eu lírico no poema?

Quando existe um eu lírico, o poema sempre precisa ser narrado em primeira pessoa (eu). Por este motivo, às vezes as pessoas leem um poema e acham que ele está falando sobre a vida do poeta. Quando um poeta escreve sobre sua vida e seus próprios sentimentos, então não existe eu lírico.

Como trabalhar a poesia na sala de aula?

Organize um acervo de livros de poesia ou cópias de poemas de diferentes poetas. Exponha os livros e os poemas sobre um tecido bem bonito no chão da sala de aula e solicite que cada aluno selecione metáforas nos poemas expostos. Para isso, eles terão de ler vários. Deixe-os escolher à vontade.

Como trabalhar com poesias em sala de aula?

Como trabalhar a poesia na escola

Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.

Qual a importância da poesia na sociedade?

A poesia possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante ao leitor infantil, além de propiciar-lhe uma leitura ampla e crítica dos valores vigentes na sociedade.

Como trabalhar poesia de forma lúdica?

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça uma sondagem sobre o que os alunos já sabem sobre poesia. É importante favorecer a participação de todos. Registre em uma cartolina as falas dos alunos sobre poesia e afixe no mural da sala de aula para que possam consultar quando precisarem.

Como trabalhar com poesia na Alfabetização?

Vocês podem começar com poemas mais curtinhos e simples. E, conforme a criança cresce, é possível apresentar poemas maiores e mais profundos. Inclusive, incentivando-a a escrever seus próprios versinhos! Essa é uma ótima maneira de trabalhar a linguagem escrita e também de estimular a expressão dos sentimentos.

Como trabalhar com poesia nas séries iniciais?

É necessário ressaltar que o professor deve partir de uma leitura poética do mundo, fazendo da poesia motivo de apreciação lúdica e de motivação para a produção de intertextualidade ( relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e contexto) e de muitas outras ...

Como trabalhar poesia de forma lúdica na educação infantil?

Brincadeiras cantadas, como músicas e cantigas de roda, ou faladas, como trava-línguas e parlendas, sempre são bem recebidas nessa idade. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.

Como trabalhar poesia na ED infantil?

DICAS DE ATIVIDADES
  1. Folhear revistas coloridas com gravuras realizando a leitura e interpretação das mesmas;
  2. Escrever e ilustrar poesiasjuntamente com as crianças;
  3. Promover momentos de escrita espontânea e identificação de letras;

Como trabalhar poesia em sala de aula 5o ano?

Orientações:
  1. Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Cada grupo deverá sortear um poema, disponível no material para impressão.
  2. Explique aos grupos, que deverão apresentar uma leitura com ritmo e entonação ou musicalizar o poema. ...
  3. Todos os grupos deverão apresentar a leitura do poema, dizendo quem é o autor.

Como se escreve eu lírico?

Eu lírico é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É usado em textos do gênero lírico, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade.

Como saber se o eu lírico e masculino ou feminino?

Ai Deus, e u é? Nessa canção trovadoresca de amigo o eu lírico é feminino, enquanto o autor da cantiga é masculino. A voz do poema surge de uma senhora (a entidade fictícia criada pelo escritor) que fala do seu amado.

Como se escreve um poema lírico?

Como fazer um poema
  1. Busque inspiração. ...
  2. Explore todos os sentidos. ...
  3. Escolha um tema para o poema. ...
  4. Defina a estrutura externa do poema. ...
  5. Fuja dos clichês. ...
  6. Conheça as figuras de linguagem. ...
  7. Comece a rascunhar. ...
  8. Produza sua arte final.

Como o eu lírico sente os pais?

Como o eu lírico sente os pais? Resposta: O eu lírico sente os pais distantes, como se não tivesse mais a compreensão deles.

Como caracterizar o interlocutor?

Os interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem. É aquele que toma parte da conversação. Em Teoria da comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como locutores.

Artigo anterior
Quem é mais forte que Gojo Satoru?
Artigo seguinte
Quando paga o mínimo da fatura libera limite?