O que a ética diz sobre a eutanásia?

Perguntado por: Fabiana Verónica Borges  |  Última atualização: 5. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

A eutanásia é, por excelência, um tema que concerne à bioética, haja vista que envolve questões relacionadas à liberdade de escolher a própria morte, a responsabilidade dos agentes, aos efeitos de uma decisão e aos valores, juízos e convicções morais do sujeito.

O que o Código de Ética diz sobre a eutanásia?

Inclusive considerada uma ilicitude ética, pelo atual Código de Ética Médica que em seu artigo 66, reza: “Utilizar, em qualquer caso, meios destinados a abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu responsável legal.”.

Quais são os argumentos éticos em torno da prática de eutanásia?

Os argumentos principais a favor da eutanásia e/ou suicídio assistido são o alívio da dor e do sofrimento, considerados insuportáveis pelo paciente, e o respeito pela sua autonomia pessoal. Os principais argumentos contra são o da inviolabilidade da vida humana e o do risco de maus usos e abusos.

Como podemos pensar na ética numa situação de eutanásia?

O Código de Ética médica também veda a prática da eutanásia, embora determine que, no atendimento do paciente incurável e terminal, o médico deve oferecer todos os cuidados que lhe aliviem o sofrimento. É, portanto, um tema extremamente extenso e polêmico.

Qual deve ser o posicionamento ético profissional diante da eutanásia?

Orienta-se no princípio que deve empregar o melhor do seu esforço e da sua ciência, no sentido de "promover a vida humana e jamais utilizar seus recursos para promover a morte".

Eutanásia - Bioética

21 questões relacionadas encontradas

Qual a relação entre a Ética e a morte?

A ética e o cuidado ao paciente que tem como prognóstico a morte, mantêm uma estreita relação. Boff(1) ressalta que o cuidado é uma atitude de ética mínima e universal, capaz até de prolongar a duração de vida do ser cuidado.

Quais são os princípios da justiça em bioética eutanásia?

O princípio no qual se fundamenta a norma moral que condena a eutanásia é o mesmo que condena o aborto provocado e a pena de morte - a dignidade da vida do ser humano. O primeiro direito da pessoa humana é a sua vida. Ela tem outros bens que são preciosos, mas a vida é fundamental e é condição de todos os outros.

Como a eutanásia é vista pela sociedade?

Os debates bioéticos sobre a eutanásia, apesar de encontrarem grande apelo na sociedade globalizada, têm pouca relevância do ponto de vista epidemiológico no Brasil. São raros os pacientes, familiares ou profissionais que efetivamente desejariam realizá-los na prática, mesmo se estes procedimentos fossem permitidos.

Qual a principal reflexão em torno do dilema da eutanásia?

O princípio no qual se fundamenta a norma moral que condena a eutanásia é o mesmo que condena o aborto provocado e a pena de morte - a dignidade da vida do ser humano. O primeiro direito da pessoa humana é a sua vida. Ela tem outros bens que são preciosos, mas a vida é fundamental e é condição de todos os outros.

Quais são os princípios básicos para realizar a eutanásia?

Importante citar que, na eutanásia a morte é provocada pelo médico, com o consentimento do paciente, por ocasião de sofrimento físico ou psíquico incurável ou insuportável. Já no suicídio assistido, a morte dá-se nas mesmas circunstâncias, só que provocada pelo próprio paciente.

Como explicar eutanásia?

A eutanásia, originalmente definida como ''boa morte'', ou seja, uma morte sem dor ou sofrimento, tem como objetivo reduzir o tempo de vida de um paciente, através da orientação de um profissional da medicina.

O que é promover a eutanásia?

A eutanásia, atualmente, é conceituada como a ação que tem por finalidade levar à retirada da vida do ser humano por considerações tidas como humanísticas, à pessoa ou à sociedade(3), é ética e legalmente incorreta no Brasil(2).

Qual o valor de uma eutanásia?

Uma eutanásia custa, em média, R$ 350, e os médicos que cobram menos, segundo a veterinária, provavelmente usam produtos de qualidade inferior. Depois de morto, o animal pode ser cremado pela família, em serviços como o Pet Memorial, ou deixado em uma câmara refrigerada na clínica veterinária.

Como a eutanásia é vista pela legislação brasileira?

No Brasil, por exemplo, a eutanásia é considerada crime. Porém, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM, resoluções n. 1.805/06 e n. 1.995/2012), permite-se a ortotanásia como forma de garantir mais autonomia para os sujeitos que se encontram na fase final de suas vidas.

Quais são os tipos de eutanásia?

Quanto ao tipo de ação, a eutanásia ativa é a que se caracteriza pelo ato de provocar a morte por fins misericordiosos, sem sofrimento do paciente, e a eutanásia passiva trata-se da não iniciação de uma ação médica ou interrupção de uma medida extraordinária, objetivando abrandar o sofrimento, seguida de morte do ...

O que é eutanásia no direito?

proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores int e áveis” e, para o campo jurídico, como “ direito de matar ou morrer por tal razão” (p. 24).

Quem criou o termo eutanásia?

No século XVII o termo “eutanásia” é proposto pela primeira vez por Francis Bacon na sua obra “Tratado da vida e da morte. Autores que se posicionaram a favor da eutanásia e do suicidio assistido: David Hume (On suicide), Karl Marx (Medical Euthanasia) e Schopenhauer.

O que é eutanásia resposta?

O dicionário da Priberam explica assim: “Morte sem dor nem sofrimento; direito a uma morte sem dor nem sofrimento para doentes incuráveis, praticada com o seu consentimento, de forma digna e medicamente assistida.” Eutanásia, ou morte assistida, é o ato que provoca a morte de um doente por sua vontade, com a ajuda de ...

Quem decide desligar os aparelhos?

Se o paciente ou os parentes concordarem, os procedimentos que o mantêm vivo são interrompidos pelo médico. A norma, aprovada por unanimidade em plenária do CFM, vale para médicos de todo o País.

Por que a eutanásia é crime?

Juridicamente, a resposta não é simples, porque matar alguém, mesmo com seu consentimento, configura crime de homicídio pela Constituição. Como não existe no Brasil lei que autorize a eutanásia, a resolução do CFM seria uma forma de regular apenas a prática da ortotanásia em situações limite.

Qual o medicamento usado na eutanásia?

O pentobarbital e derivados, como o pentobarbital sódico, administrados por via endovenosa são os mais utilizados, podendo também serem administrados por via intraperitoneal e intracardíaca.

O que é a eutanásia passiva?

Chama-se de eutanásia passiva ou ortotanásia o não prolongamento da vida de um paciente em estado terminal. Nesse caso, ocorre a suspensão de tratamentos a uma doença considerada incurável pelos médicos.

Quais são os 4 princípios da ética profissional?

A ética profissional está fundamentada na ideia de que os profissionais devem agir de acordo com um conjunto de valores e princípios estabelecidos pela sociedade e pela organização em que estão inseridos. Esses valores incluem honestidade, integridade, respeito, responsabilidade e justiça.

Quais são os quatro princípios éticos?

São eles: beneficência, não-malefi-cência, autonomia e justiça ou eqüidade. O princípio da beneficência relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses.

Quais são os princípios básicos da ética?

Em resumo, os 7 princípios éticos são: respeito, justiça, honestidade, responsabilidade, solidariedade, imparcialidade e integridade.

Artigo anterior
Quais são as provas em espécie?
Artigo seguinte
Qual os ritmos Chocaveis?