O que a Bncc fala sobre interdisciplinaridade?

Perguntado por: Vasco Miranda Alves  |  Última atualização: 1. Mai 2022
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A interdisciplinaridade na BNCC
A BNCC ressalta a importância da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, no entanto, deixa a cargo dos currículos a maneira como ela será promovida dentro das escolas.

Qual o objetivo da interdisciplinaridade na educação?

Qual o objetivo da interdisciplinaridade? O principal objetivo da interdisciplinaridade é conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos. A partir dessa abordagem, indivíduos de todas as idades compreendem que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista.

Qual é a principal característica da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Ela implica na articulação de ações disciplinarares que buscam um interesse em comum.

O que é interdisciplinaridade no ensino fundamental?

A interdisciplinaridade é uma prática integradora que envolve todas as áreas do conhecimento, onde os educandos estabelecem relações entre os conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens mais significativas.

Como a interdisciplinaridade deve ser trabalhada no currículo?

Como vemos, currículo interdisciplinar não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as disciplinas do currículo para se chegar a um finalidade única, que é a noção da realidade.

COMO FAZER PROJETO INTERDISCIPLINAR BNCC | Guia Definitivo

34 questões relacionadas encontradas

Qual a relação entre didática interdisciplinaridade e currículo para o processo de ensino e aprendizagem?

A interdisciplinaridade faz a interação entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas, pois, abarcam temáticas e conteúdos permitindo dessa forma recursos inovadores e eficazes no processo de ensino e aprendizagem.

Em que consiste a prática pedagógica interdisciplinar?

A prática da interdisciplinaridade possui uma linha de trabalho integradora que pode agregar um objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. ... Só assim professores e alunos compartilham o aprendizado e constroem juntos o conhecimento.

Qual é o conceito de interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

Como trabalhar a interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental?

Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?
  1. Aposte em um bom planejamento. ...
  2. Permita que os professores tenham flexibilidade. ...
  3. Aposte em atividades lúdicas. ...
  4. Utilize recursos digitais. ...
  5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar.

O que é uma educação interdisciplinar?

Trata-se de estabelecer a conexão entre os conhecimentos, o que permite ter uma visão de determinado tema que integre as diferentes áreas do saber. Ao conhecer um fato histórico, por exemplo, os estudantes também podem entender as questões geográficas, o impacto científico, entre outros desdobramentos.

Quais são os tipos de interdisciplinaridade?

E derivam-se da categoria “interdisciplinaridade” os níveis no âmbito do conhecimento: multidisciplinaridade, significando saberes fragmentados, em que existe justaposição de várias disciplinas, porém sem relação aparente entre si; pluridisciplinaridade, em que algumas disciplinas pertencentes a conteúdos afins ou a ...

Qual é a importância da interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade é uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si. É importante porque abrange temas e conteúdos permitindo dessa forma recursos ampliados e dinâmicos, onde as aprendizagens são entendidas.

Como identificar interdisciplinaridade?

“interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”(JAPIASSU, 1976).

Qual é o papel do professor na interdisciplinaridade?

Na proposta interdisciplinar o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.

Quais os benefícios da interdisciplinaridade?

Quais os principais benefícios da interdisciplinaridade na educação
  • aprendizagem de maior qualidade;
  • revisão de conceitos;
  • estímulo ao pensamento crítico;
  • conscientização sobre globalização;
  • ampliação do leque de conhecimentos também dos professores.

Porque a educação interdisciplinar é importante na formação dos alunos?

Resumindo: a interdisciplinaridade na educação é importante porque engloba diversas habilidades que um estudante precisa desenvolver para atuar em diversas áreas da vida. Se parar para pensar, por exemplo, os problemas do mundo real são interdisciplinares.

Como trabalhar o tema Tecnologia de maneira interdisciplinar no ensino fundamental I de 1º ao 5º ano e que gere diálogo entre as turmas?

Algumas dicas para exercitar esse olhar:
  1. Estar atento às falas dos alunos. ...
  2. Apresentar os conteúdos por meio de perguntas desafiadoras como “por que chove granizo?”. ...
  3. Fazer um bom planejamento das sequências de atividades que abarcarão tanto o projeto ou mesmo o tema, procurando envolver a turma nos diferentes momentos;

Como trabalhar com interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização?

De acordo com o professor, uma estratégia interessante para incentivar a leitura é trabalhar o aprendizado usando diversas linguagens. Um dos métodos empregado pelos pesquisadores foi iniciar a contação da história até o clímax e depois, a partir desse momento, apresentar o texto integral para as crianças lerem.

Como promover a interdisciplinaridade?

  1. Interdisciplinaridade x Multidisciplinaridade. ...
  2. Romper conceitos e preconceitos. ...
  3. Estimular o pensamento crítico. ...
  4. Consciência sobre interdisciplinaridade no mundo. ...
  5. Ampliar a visão dos educadores. ...
  6. Faça um bom planejamento. ...
  7. Dê flexibilidade. ...
  8. Use materiais didáticos interdisciplinares.

O que significa a interdisciplinaridade?

Interdisciplinaridade: A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas.

Como surgiu o conceito de interdisciplinaridade?

Segundo Ivani Fazenda, a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época.

Quem criou o conceito de interdisciplinaridade?

Segundo Thiesen (2008), no Brasil o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf, que afirmava ser a totalidade uma categoria básica das reflexões desta nova perspectiva teórica, a qual seguiu, inicialmente, dois enfoques: o epistemológico, iniciado pelo pensamento de Hilton Japiassú, ...

O que é atividade interdisciplinar na educação infantil?

O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil? É uma forma de construir conhecimento de maneira integrada. O conteúdo interdisciplinar une as ferramentas de várias disciplinas e as conecta com aplicações reais do cotidiano do estudante, saindo apenas do decorar ou repetir.

O que significa ser um professor interdisciplinar?

O professor interdisciplinar, na visão de Fazenda (1994, p. 31), é um ser que busca, pesquisa, tem compromisso com seus alunos, identifica-se como alguém insatisfeito com o que realiza, é um profissional que luta por uma educação melhor e busca por projetos interdisciplinares em diversas áreas do conhecimento.

Que relação há entre currículo e Didática?

O Currículo e a Didática se constituiram como campos distintos e contam, cada um, com uma identidade própria, mas possuam aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo tem sido a seleção e a organização do conteúdo escolar, e o da Didática o processo de ensino como um todo.

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