Quais os testes e escalas utilizadas para avaliação da capacidade funcional?

Perguntado por: Kevin Salvador Maia Correia Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

A capacidade funcional foi avaliada por meio da escala Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group (PS-ECOG) e as atividades básicas de vida diárias, utilizando a escala de Katz (ABVD) e a escala de Lawton e Brody (AIVD).

Quais são os tipos de teste para avaliar a capacidade funcional?

Testes para avaliação da capacidade funcional
  • Capacidade aeróbica (Teste de Caminhada de 6 minutos e Escala de Borg) ...
  • Teste de força de membros superiores (Dinamômetro de mão) ...
  • Teste de força de membros inferiores (Teste de sentar e levantar da cadeira) ...
  • Teste de mobilidade funcional (Timed up and Go)

Quais os testes podem ter sido utilizados para avaliar as capacidades de exercício funcional e capacidade de exercício máxima?

O teste de caminhada de seis minutos (TC6min) avalia a capacidade funcional de exercício, além de apresentar uma boa reprodutibilidade e ser um teste simples e de fácil acesso 2.

O que é escala de Katz e Lawton?

O índice de Lawton e Brody, ou apenas escala de Lawton, é o complexo de questões mais utilizado para avaliar as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), questionará a autonomia do idoso para realizar tarefas do cotidiano necessárias para que ele, ou ela, viva de modo independente na comunidade.

Qual das escalas abaixo é utilizada para avaliação a capacidade funcional do idoso?

ESCALA DE LAWTON & BRODY: desenvolvida por Lawton e Brody, em 1969, é um instrumento que permite medir a incapacidade funcional e serve para planejar e avaliar intervenções em idosos.

Capacidade Funcional e Níveis Funcionais de Idosos - Dr. Daniel Vicentini

30 questões relacionadas encontradas

Quais as escalas de avaliação do idoso?

A interpretação da escala de Lawton ocorre da seguinte maneira: 9 pontos – totalmente dependente; 10 a 15 pontos – dependência grave; 16 a 20 pontos – dependência moderada; 21 a 25 pontos – dependência leve; 25 a 27 pontos – independente.

O que é a escala MIF?

A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...

O que é o teste de Katz?

A escala AVD, também chamada de escala de Katz, busca verificar a forma como o idoso realiza as atividades básicas do dia-a-dia relacionadas a seu autocuidado. São avaliados seis itens: banho, vestir-se, uso do vaso sanitário, transferências, continência e alimentação.

Como avaliar a escala de Katz?

Avaliação de resultados: a pontuação varia de 0 (ZERO) a 6 (SEIS) pontos, onde 0 (ZERO) indica total independência para desempenho das atividades e 6 (SEIS), dependência (total ou parcial) na realização de todas as atividades propostas.

Como utilizar a escala de Katz?

Índice de Katz
  1. 1 – Tomar banho. Nessa função, são considerados independentes os idosos que tomam banho sozinhos ou que recebem ajuda para banhar uma parte específica do corpo como, por exemplo, as costas ou uma das extremidades. ...
  2. 2 – Vestir-se. ...
  3. 3 – Ir ao banheiro. ...
  4. 4 – Transferência. ...
  5. 5 – Continência. ...
  6. 6 – Alimentação.

Como avaliar a capacidade funcional do paciente?

A forma mais simples de estimar a CF é perguntando ao paciente sobre atividades do dia a dia e atividade física de forma geral e classificá-lo em CF baixa (< 4 METs), moderada (4-10 MET) ou alta (> 10 MET).

O que são testes funcionais fisioterapia?

Os testes funcionais são exercícios elaborados para avaliar quantitativa e qualitativamente o desempenho do paciente. Analisa alinhamentos biomecânicos e posturais e presença ou ausência de dificuldade na realização das atividades propostas.

O que é teste de Tinetti?

O Teste de Tinetti classifica os aspectos da marcha como a velocidade, a distancia do passo, a simetria e o equilíbrio em pé, o girar e também as mudanças com os olhos fechados. A contagem para cada exercício varia de 0 a 1 ou de 0 a 2, com uma contagem mais baixa que indica uma habilidade física mais pobre.

Como se faz uma avaliação funcional?

O primeiro passo para se obter uma avaliação funcional com informações mais precisas é o conhecimento do histórico clínico do aluno. O segundo passo é aplicar um teste funcional de movimentos para avaliar diversas funções como por exemplo, estabilidade, mobilidade e postura.

Quais são as capacidades funcionais?

A capacidade funcional é definida como a habilidade para realizar atividades que possibilitam à pessoa cuidar de si mesmo e viver de forma independente. Sua mensuração tem sido foco no exame do idoso e em um indicador de saúde mais amplo que a morbidade, pois se correlaciona com a qualidade de vida 3.

Como avaliar a capacidade física?

A avaliação pode consistir de Teste funcional de mobilidade – Timed Up and Go Test (TUG), Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6), Teste de Shuttle (TS) ou teste de caminhada com velocidade progressiva, dentre outros.

Como avaliar o grau de dependência do idoso?

Assim, para se conhecer o grau de (in)dependência de idosos, torna-se necessário avaliar a sua capacidade funcional, a qual se expressa por meio da avaliação do desempenho das Atividades de Vida Diária. A avaliação da capacidade funcional é relevante e diretamente associada a indicadores de qualidade de vida do idoso.

Qual a escala que avalia as atividades básicas de vida diária?

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho.

Qual a forma de avaliação usada em ILPI para classificar o grau de dependência?

Para isso, a realização do Teste de Katz é utilizado.

Para que serve a avaliação da atividade de vida diária?

O ILB tem o objetivo de avaliar a habilidade do paciente em realizar AIVDs14 e consta de itens que abordam, por exemplo, o uso do telefone e o preparo da comida. Quanto mais elevada a pontuação obtida pelo indivíduo, maior a sua independência14.

Qual o objetivo de aplicar a escala de Zarit?

Escala de Zarit

Tem por objetivo avaliar a sobrecarga dos cuidadores de idosos. Esta escala não deve ser realizada na presença do idoso. A cada afirmativa o cuidador deve indicar a frequência que se sente em relação ao que foi perguntado (nunca, quase nunca, às vezes, frequentemente ou sempre).

O que é vês 13?

O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Os critérios estabelecidos pelos autores para definir vulnerabilidade foram: idade igual ou superior a 65 anos e alto risco de declínio funcional ou morte em dois anos(11).

Como se aplica a MIF?

A pontuação é feita ou por entrevista com o paciente e/ou cuidador, ou ainda pela observações direta do desempenho das atividades. A MIF apresenta boa confiabilidade, além de ser de fácil e rápida aplicação, porém tem sido discutida sua validação.

Qual objetivo de aplicar a escala MIF na avaliação fisioterapêutica?

Conforme Silva et al (2012) as vantagens da aplicação da MIF são de proporcionar cuidados necessários a partir do momento da admissão do paciente no plano de reabilitação e mudanças dos objetivos com o avanço do estado do paciente até a alta hospitalar.

Para que serve a escala de Lawton e Brody?

Esta escala, criada por Lawton & Brody, em 1969, avalia sete atividades instrumentais: usar o telefone, locomoção com meios de transporte, fazer compras, realizar trabalhos domésticos, preparo de refeições, uso de medicação e administração das finanças.

Artigo anterior
Como dar um reset no iPhone 6?
Artigo seguinte
Como adicionar uma pessoa como dependente no cartão Nubank?