O que a Bíblia diz sobre julgar os outros?

Perguntado por: Raúl Barbosa de Azevedo  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

Na Bíblia, Deus diz que não devemos julgar as pessoas para condená-las, mas para distinguir entre o certo e o errado e promover o bem. Devo ou não devo julgar as pessoas? O julgamento pode ser bom ou pode ser mau. Quando é para fazer a distinção entre o que está certo e o que está errado, é bom (1 Coríntios 11:13).

Por que não devemos julgar os outros?

Não é admissível julgar alguém, isso é uma abstração. Cada pessoa vê o mundo a partir de seu ângulo. É como se cada um de nós tivesse uns óculos que impusessem essas lentes para toda relação existente (e até quando olhamos para dentro de nós mesmos).

Onde está escrito na Bíblia que podemos julgar?

Em 1 Tessalonicenses capítulo 5 versículo 21 a Bíblia orienta julgar todas as coisas e reter o que é bom. Julgar no sentido de examinar, provar, analisar.

O que significa julgar segundo a Bíblia?

É exercer o ato de perdoar o próximo como queremos ser perdoados.

O que é julgar os outros?

Significado de Julgar

Ter uma opinião sobre; expressar um parecer, um juízo de valor acerca de: julgou o cantor; julgaram do presidente por corrupção; a vida o julgará pelos seus erros; não se pode julgar.

O que a Bíblia realmente fala sobre julgar o próximo? | BATE-PAPO

18 questões relacionadas encontradas

Quem julga as pessoas não têm tempo?

"Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las." Madre Teresa de Calcutá | Julgar as pessoas, Madre teresa de calcutá, Teresa de calcutá

Por que a tarefa de não julgar o outro é considerada difícil?

Porque somos humanos e cometemos falhas o tempo todo mesmo.

É difícil notar quando você pode guardar a sua opinião para si e, principalmente, evitar falar mal das pessoas por trás delas julgando-as porque elas “não são do jeito que você quer”.

Porque as pessoas gostam de julgar os outros?

"Julgar os outros nos ajuda a ter a sensação de segurança. É uma ação que usamos para controlar nossa vida e a situação ao nosso redor, às vezes inconscientemente. Uma vez que nos damos conta disso, podemos tomar atitudes para mudar." Julgar é algo natural — todos fazemos isso.

O que fazer para não julgar as pessoas?

7 hábitos para incorporar à rotina e julgar menos as pessoas
  1. Veja também. Pais sob julgamento: nem tudo tem certo e errado na educação dos filhos. ...
  2. Coloque-se no lugar do outro. ...
  3. Treine palavras positivas. ...
  4. Seja curioso. ...
  5. Olhe pra você ...
  6. Respeite as escolhas. ...
  7. Analise se não é reflexo. ...
  8. Releve mais.

Como se livrar do julgamento?

Dicas para o julgamento alheio não te sabotar
  1. Tenha autoconhecimento. Conhecer-se é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que precisamos mudar. ...
  2. Evite comparações. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Identifique porque certos comentários incomodam. ...
  5. Não peça opiniões se não estiver pronto para ouvir.

Como aconselhar sem julgar?

Veja como dar conselhos sem ser paternalista:
  1. Peça permissão primeiro. A primeira é perguntar respeitosamente à pessoa se ela quer seu conselho. ...
  2. Certifique-se de dar conselhos pelos motivos certos. ...
  3. Esteja atento ao seu tom. ...
  4. Abandone o julgamento. ...
  5. Evite a Psicanálise.

Quem gosta de julgar os outros?

Geralmente, alguém que te julga muito pode ser assim também com outros. Tenha em mente que muitas vezes as pessoas julgam com base nelas mesmas. Elas não conseguem ter a empatia de analisar você e sua situação para entender suas escolhas. Fazem críticas precipitadas e baseadas numa visão generalizada.

Porque julgar é mais fácil?

Julgar é facil. Julgar alguém é fácil, mais saber se nosso julgamento está a altura é difícil, pois se julgamos temos que entender que nem sempre nosso julgamento vai estar em uma posição adequada de ser interpretada e recebida. É tão fácil julgar quando se está de fora.

Quem somos nós para julgar os outros?

Quem somos nós para julgar ou avaliar alguém pelos seus atos, escolhas, decisões, valores e princípios, saiba respeitar quem pensa diferente de você, o mundo não gira a sua volta para dizer ou julgar as outras pessoas.

Quem julga não define o outro define a si mesmo?

Quando você julga os outros, não os define, define a si mesmo.

Qual a diferença entre julgar e falar a verdade?

Falar a verdade não é julgar. Julgar é ter uma disposição em relação ao errante (condenatória). Não devemos julgar e condenar. Quando o errante passa a ter um valor diferente do que tinha antes de errar, então e só então estamos julgando o errante.

Por que não podemos julgar as pessoas pela aparência?

As pessoas podem te julgar pela sua aparência, mas não ligue, porque o caráter é invisível aos olhos. Não julgue nunca sem conhecer as causas, porque aquele que se atreve a julgar pelas aparências, pelo externo, pelo incompreendido, periga ser julgado pelas causas mesmas que fixarão o juízo.

Porque as pessoas me julgam antes de me conhecer?

O problema é que as pessoa julgam você antes mesmo de te conhecer. Eles me julgam antes de me conhecer, é por isso que sou melhor sozinho. “Antes de me julgar, lembre-se: você não me conhece, você não sabe o que eu passei, não tem ideia do que me fez ser quem eu sou hoje.”

Qual é a diferença entre a palavra julgar e condenar?

O problema não é julgar, mas condenar precipitadamente aquilo que te contrariar; isso sim é um erro, porque, quando condenamos, deixamos de usar nossas funções intelectuais e nos orientamos por paixões cegas e burras.

Porque julgamos as pessoas pela aparência?

A forma como você se veste pode dizer muito sobre você. As pessoas vão usar essas informações para formar juízos precisos para uma variedade de traços seus. “Como prevíamos, a aparência física serve como um canal através do qual a personalidade se manifesta”, dizem os autores.

O que Jesus fala sobre julgar os outros?

Na Bíblia, Deus diz que não devemos julgar as pessoas para condená-las, mas para distinguir entre o certo e o errado e promover o bem. Devo ou não devo julgar as pessoas? O julgamento pode ser bom ou pode ser mau. Quando é para fazer a distinção entre o que está certo e o que está errado, é bom (1 Coríntios 11:13).

Quem tem direito de julgar?

Artigo 10º : “Toda pessoa tem direito a julgamento público, imparcial e independente”

Quem é o julgador?

Significado de Julgador

adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

Quando julgamos as pessoas?

Quando você julga alguém, você está definindo a si mesmo.

Você pode dar a sua opinião, mas criticar ou não entender essa pessoa não vai ajudá-la! Você está fazendo algo de bom por ela? O que você pretende realmente? Quando você julga, a sua verdadeira intenção é fazer com que os outros vejam o mundo como você.

Como se livrar do medo do julgamento?

É preciso treinar a sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança. Você precisa se concentrar e dizer para si mesmo: “eu sou bom em …”; “eu estou pronto para ….”; “eu me preparei para isso”.

Artigo anterior
Quando falamos da doutrina da situação irregular?
Artigo seguinte
Quantas vezes a pessoa deve comer por dia?