Quando é necessário endossar um cheque?

Perguntado por: Rafael Tomás Domingues Borges Sá  |  Última atualização: 17. September 2024
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

Para depositar um cheque nominal em outra conta, ele precisa ser endossado pelo beneficiário. Para isso, a pessoa ou empresa indicada no cheque como recebedora do dinheiro precisa assinar o verso da folha.

É obrigatório a assinatura de um endossante no cheque?

39 O sacado que paga cheque ''à ordem'' é obrigado a verificar a regularidade da série de endossos, mas não a autenticidade das assinaturas dos endossantes. A mesma obrigação incumbe ao banco apresentante do cheque a câmara de compensação.

Como evitar que o cheque seja endossado?

Para tornar esse procedimento ainda mais seguro e evitar o endosso, o emissor do cheque pode colocar no cheque um termo dizendo: “cheque não-à ordem”, “cheque não-transferível” ou simplesmente “proibido o endosso”. Quando um termo desses é inserido no cheque, ele não pode ser mais endossado.

Para que serve endosso no cheque?

O endosso tem efeito de cessão de crédito e não exige a notificação do devedor, a não ser que o emitente do cheque tenha acrescentado ao título de crédito a cláusula "não à ordem", hipótese em que o título somente se transfere pela forma de cessão de crédito.

O que escrever atrás do cheque para endossar?

O endosso para depósito é um processo que fornece mais segurança ao pagamento, já que restringe as possibilidades de uso do documento. Nesse caso, é preciso escrever a observação “apenas para depósito” no verso do cheque, o que impede que o valor dele seja sacado na boca do caixa.

DICA PREENCHER CHEQUE PRE-DATADO ,NOMINAL ,ENDOSSADO .COMO PREENCHER CHEQUE DE BANCO

36 questões relacionadas encontradas

Quem assina atrás do cheque tem responsabilidade?

Em ambos os casos o endossante que assina o título se torna garantidor, ou seja, também responsável pelo pagamento. E podem haver sucessivos endossos, criando assim a chamada cadeia cambial, no entanto, existem possibilidades de o endossante não ser responsável pelo pagamento do cheque.

Quem responde pelo cheque endossado?

A Lei do Cheque consigna que todos os obrigados respondem solidariamente para com o portador do cheque (art. 51, Lei 7357 /85). Tais obrigados, de acordo com o art. 47, I e II, da mesma lei, são os emitentes, endossantes e seus avalistas.

Qual a finalidade do endosso?

O endosso de título de crédito transfere o direito de recepção do valor nominal do respectivo título do endossante para o endossatário. Normalmente é utilizado como garantia de crédito em operações bancárias. O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título.

Quando é possível o endosso?

O endosso é, naturalmente, praticado nos títulos de créditos, que nada mais são do que um documento, previsto no art. 887 do Código Civil, e necessário para uma efetiva e adequada transação quando não há o pagamento à vista.

Quem endossa o cheque é responsável?

Especificamente quanto ao cheque, os artigos 17 e 21 da Lei 7.357 /85 dispõem expressamente que o titulo circula por endosso, respondendo o endossante pelo pagamento, salvo expressa estipulação em contrário.

Quais são os tipos de endosso?

Quais os tipos de endosso?
  • Endosso-caução.
  • Endosso mandato.
  • Endosso póstumo ou tardio.

Pode depositar cheque endossado?

❗️Caso precise depositar um cheque de uma empresa em outra conta, é possível fazer isso por meio de endosso no verso do cheque. Não é necessário incluir o carimbo de CNPJ da empresa, mas é preciso informar o CNPJ da empresa que está endossando e conter a assinatura do sócio.

O que é cheque sem endosso?

O endosso em branco ocorre quando não há identificação do endossatário, o que transforma o título em ao portador, de modo que a mera tradição é suficiente para a transferência do crédito nele representado, configurando a legitimidade ativa do portador para promover a ação monitória.

Quantas vezes o cheque pode ser endossado?

Quantas vezes se pode endossar um cheque? Um cheque pode ser sucessivamente endossado. No entanto, o endossante pode proibir um novo endosso e, neste caso, não garante o pagamento às pessoas a quem o cheque for posteriormente endossado (art. 18.º da Lei uniforme relativa ao cheque).

Quem assina endosso?

Formal – o endosso se concretiza por meio de uma assinatura do endossante nas costas do título. Simples – basta a assinatura do endossante (não existem outros requisitos). A declaração é feita por alguém que se denomina endossante ou endossador.

Como o banco confere assinatura do cheque endossado?

"Nos termos do art. 39 da Lei do Cheque, de n. 7.357/85, a regularidade do endosso deve ser verificada não só pelo banco sacado, mas também pelo banco apresentante do título à câmara de compensação.

Quais são as consequências do endosso?

O endossatário torna-se possuidor, proprietário e titular dos direitos contidos no título, como se deles o tivesse sido originariamente, podendo por vontade própria transmitir a outra pessoa. Na transferência por endosso não há sucessão jurídica entre endossante e endossatário.

Quem paga o endosso?

O processo de solicitação de endosso não tem custo algum. Isso quer dizer que se a informação que precisar ser atualizada não afetar o valor do seguro, o segurado não precisará pagar nada a mais. Essa é uma forma simples e tranquila de manter as informações sempre atualizadas e evitar imprevistos.

Quanto tempo demora endosso?

O prazo legal, conforme a SUSEP, para a emissão de apólice ou endosso é de 15 dias.

Quando é necessário assinar atrás do cheque?

Para depositar um cheque nominal em outra conta, ele precisa ser endossado pelo beneficiário. Para isso, a pessoa ou empresa indicada no cheque como recebedora do dinheiro precisa assinar o verso da folha.

Qual é a responsabilidade do endossante?

O endossante do cheque é parte legítima para figurar no polo passivo da Ação Monitória, por ser responsável solidário pelo pagamento do título, salvo expressa estipulação em contrário, nos termos do art.

O que é endosso tardio?

Endosso póstumo ou tardio – são os endossos realizados após o vencimento do título, mas, antes de seu protesto e de seu prazo de realização, seus efeitos são os mesmos do endosso realizado antes do vencimento da obrigação.

Qual a responsabilidade do endossante quanto ao pagamento do cheque?

A proposta acrescenta dispositivo na Lei do Cheque para que, prescrito o cheque, o eventual endossante não responderá pelo pagamento da obrigação, salvo em caso de eventual enriquecimento sem causa. A mesma regra será aplicado ao eventual avalista.

Pode cobrar cheque do endossante?

O endossante do cheque é parte legítima para figurar no polo passivo da Ação Monitória, por ser responsável solidário pelo pagamento do título, salvo expressa estipulação em contrário, nos termos do art. 21 da Lei 7.357 /85.

Tem como sustar o cheque depois de depositado?

Assim sendo, tanto o emitente quanto o portador do cheque pode solicitar a sustação, bastando apenas enviar correspondência à instituição financeira, com as razões do pedido.

Artigo anterior
Como saber se a pedra olho de tigre é verdadeira?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao piso salarial dos professores?