Fez ou fez com que?
Perguntado por: Micael Mateus Guerreiro de Neto | Última atualização: 29. März 2022Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)
Então, o verbo é remetido ao antecedente do pronome relativo “que” para que haja concordância em número (singular/plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª). Qual é o antecedente do “que” nesta oração? “Eu”. Logo, a concordância “eu fiz” está correta, bem como a oração “Fui eu que fiz.”.
Fez com acento ou não?
[Gramática] A forma atual e preferencial é fez, sem acento. Etimologia (origem da palavra fêz). Do francês fez, de Fez, nome de uma cidade no Marrocos.
Como usar a palavra fez?
- Dar existência, ser autor de (ex.: fez uma obra notável). =
- Dar ou tomar determinada forma (ex.: façam uma fila; em geral, as palavras terminadas em -al fazem o plural em -ais). =
- Realizar determinada acção (ex.: fazer a limpeza; fazer uma cópia de segurança; fazer um gesto de atenção). =
Foi ele quem fez ou foi ele que fez?
Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.
Foi você que fez ou foi você quem fez?
– Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.
Dica 27 - "Fez que" ou "Fez com que"
Foi você que ou você quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Sou eu que ou sou eu quem?
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.
Foi fulano quem fez ou que fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.
Qual a diferença entre Foi e fui?
Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.
Foi eu quem fez o bolo?
Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na frase que estamos usando como exemplo (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”. Concluindo, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode falar “Fui eu quem fez” ou “Fui eu que fiz”, mas nunca “Fui eu quem fiz”.
Qual palavra pode substituir fez?
1 criou, elaborou, produziu, gerou, concebeu, constituiu, engendrou, instituiu, estabeleceu, implementou, formou, forjou, pariu. Realizou: 2 realizou, efetuou, empreendeu, executou, exerceu, praticou, desempenhou, cometeu, consumou, perpetrou, prestou, formalizou, efetivou, calculou.
Fez-se ou se fez?
O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Exemplo de uso da palavra Fez-se: Fez-se adulto com 30 anos.
Fez existe?
Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem.
Fez-me ou me fez?
O meu filho faz-me lembrar eu. O meu filho faz-me lembrar de mim próprio. No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».
Fez ou fizeram?
A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: ... Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.
Qual a diferença entre fui e era?
A diferença entre “era” e “foi” reside nos tempos do verbo. O verbo é “ser” e “era” é o pretérito imperfeito do indicativo: Ele era muito gentil. ... Já o “foi” é o pretérito perfeito do verbo “ser”.
O que significa eu fui?
Fui vem do verbo ser. O mesmo que: existi, aconteci, vivi, fiz, relacionei, signifiquei, representei, estive.
Como a frase fui eu quem fez o casamento?
Fui eu que fez o casamento. ... Fostes vós quem fez o casamento. Resposta: 89. Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM o verbo fica na 3ª pessoa do singular ou concorda com o antecedente.
Como saber se a frase está correta?
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Qual é o certo é eu ou sou eu?
O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quemadmite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.
Qual a forma correta e eu ou sou eu?
Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados. ⇢ concorda com o antecedente do quem: Sou eu quem recebo os convidados.
É correto dizer entre você e eu?
Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.
Qual o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Quais as tecnologias do Brasil?
Como é feito o Dry gin?