Faz parte da classe de risco 9?

Perguntado por: Nádia Carvalho Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Conforme a ANTT 5232 podemos citar os seguintes exemplos produtos ou resíduos perigosos de Classe 9 e seus respectivos código ONU: Nitrato de amônio, fertilizantes - código ONU 2071. Polímeros granulados, expansíveis (Poliestireno Expansível) - código ONU 2211. Amianto, crisotilia - código ONU 2590.

Quais são os 9 tipos de cargas perigosas?

Quais são os tipos de cargas perigosas?
  • 1 – Explosivos. ...
  • 3 – Líquidos inflamáveis. ...
  • 5.2 Peróxidos Orgânicos. ...
  • 6.1 Sustâncias Tóxicas. ...
  • 7 – Material Radioativo. ...
  • 8 – Substâncias corrosivas. ...
  • 9 – Substâncias Perigosas diversas ou matérias que podem causar diversos perigos.

O que abrange a classe 8 e 9 de exposição ao risco respectivamente?

Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes; Classe 7 – Material radioativo; Classe 8 – Substâncias corrosivas; Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.

O que significa classe de risco 8?

Classe 8: Substâncias corrosivas Classe 9: Substâncias e artigos perigosos diversos A ordem numérica das classes e subclasses não corresponde ao grau de risco.

Quanto à classificação de produtos perigosos a classe 9 corresponde a?

7a Questão Quanto á classificação de produtos perigosos, a classe 9 corresponde a: Sólidos inflamáveis Materiais corrosivos Líquidos inflamáveis Materiais radioativos Substâncias perigosas diversas Explicação: Classificação das substâncias perigosas diversas.

O QUE É NR 9 - Você Conhece PPRA ?

29 questões relacionadas encontradas

Qual é a classe de risco de produtos perigosos para fins de transporte que engloba os gases inflamáveis gases não inflamáveis e não tóxicos e tóxicos?

Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis; Subclasse 2.2 - Gases não inflamáveis, não tóxicos; Subclasse 2.3 - Gases tóxicos. Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS.

Como identificar carga perigosa?

Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores, as instalações físicas e ao meio ambiente em geral.

Qual a classificação das infrações para transportadores de produtos perigosos?

96.044/88. O artigo 52 desta Resolução prevê a classificação das infrações, conforme a gravidade, em 3 grupos: Primeiro, Segundo e Terceiro, cuja multa é o equivalente a, respectivamente, mil reais, setecentos reais e quatrocentos reais.

Quais são os tipos de carga perigosa?

O que são cargas perigosas?
  • líquidos inflamáveis;
  • produtos transportados a altas temperaturas;
  • explosivos;
  • gases;
  • sólidos inflamáveis;
  • substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
  • substâncias radioativas;

Qual é a carga mais perigosa?

1- Produtos Corrosivos – O próprio nome já diz corrosivo – corroê. Essas substâncias que podem corroer até aço e causam queimaduras severas quando em contato direto com a pele. O ácido sulfúrico, o ácido clorídrico e o ácido nítrico encabeçam a lista.

Quais são os tipos de cargas?

Os 6 tipos de cargas mais encontrados nas rodovias brasileiras
  1. Cargas Frigoríficas. ...
  2. Cargas a Granel. ...
  3. Cargas Vivas. ...
  4. Cargas Indivisíveis e excepcionais de grande porte. ...
  5. Cargas Secas. ...
  6. Cargas Perigosas.

Qual a resolução que trata do transporte de produtos perigosos?

REGULAMENTAÇÃO NACIONAL

Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e aprova suas Instruções Complementares, revogando, a partir de 1º de julho de 2021, as Resolução ANTT nº 5.848/19 e nº 5.232/16.

O que é MOPP na CNH?

A sigla significa Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, portanto, o curso MOPP serve para preparar motoristas que desejam ser aptos a transportar cargas perigosas.

Qual a resolução que trata do transporte de produtos perigosos mais atual?

Além da resolução 5.232/2016 (que substitui a 420/2004), o transporte de produtos perigosos também está regulamentado pela 3.665/2011, também da ANTT. O descumprimento das exigências acarreta multas, que variam de R$ 400 a R$ 1.000, mas que podem ser cumulativas, de acordo com a infração identificada.

Como é feita a identificação de produtos perigosos no veículo?

A identificação do produto perigoso no veículo é feita através de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto a ser ...

Como saber se o produto químico é perigoso?

O produto é considerado perigoso pelo sistema GHS se atender ao menos um dos critérios estabelecidos pela Parte 2 da Norma, tais como ”Líquido inflamável”; “Corrosivo/Irritante à pele”; “Tóxico para o ambiente aquático”.

Onde consultar o número ONU?

código ONU: uma série de 4 (quatro dígitos) localizado na parte inferior da placa (abaixo do número de risco). trata-se de um padrão internacional de identificação dos produtos. São cerca de 3.000 (três mil) itens.

Quais são os produtos da classe 2?

Classe 2 – Gases

Subclasse 2.1 Gases inflamáveis; Subclasse 2.2 Gases comprimidos não tóxicos e não inflamáveis; Subclasse 2.3 Gases tóxicos por inalação.

Quais são os produtos da classe 9?

O que são produtos perigosos diversos - Classe 9?
  • Substâncias que, quando inaladas como pó fino, podem prejudicar a saúde;
  • Substâncias que desprendem vapores inflamáveis;
  • Baterias de lítio;
  • Capacitores;
  • Dispositivos salva-vidas;
  • Substâncias e artigos que, em caso de incêndio, podem formar dioxinas;

Faz parte da classe de risco 1?

Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.

Qual a classe dos gases?

Os gases pertencem a classe 2 e são subdivididos em 3 subclasses. Desse grupo fazem parte o peróxido de hidrogênio, por exemplo. 2.1 Gases inflamáveis que a 20 graus Celsius e sob condições normais de pressão podem entrar em combustão quando em mistura de 13% ou menos com o ar (medidas em volume);

O que é ONU 3077?

Nos termos estabelecidos em tal Resolução, o Símbolo em questão deve ser utilizado nas embalagens e nas unidades de transporte carregados com substâncias perigosas para o meio ambiente classificadas nos número ONU 3077 e ONU 3082, somente.

Quanto à classificação de produtos perigosos a classe 3 corresponde a?

4a Questão Quanto á classificação de produtos perigosos, a classe 3 corresponde a: Sólidos inflamáveis Materiais radioativos Líquidos inflamáveis Substâncias perigosas diversas Materiais corrosivos 6a Questão Toda carga de resíduo perigoso deve estar acompanhada de um guia, que é um manual de emergência, onde se ...

O que diz a resolução da ANTT n º 420 2004?

[EcoDebate] A Resolução 420/2004 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT estabelece as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos ao considerar diversas leis, decretos, pareceres e atribuições de órgãos reguladores como o Instituto Nacional de Metrologia, ...

Artigo anterior
É normal sentir ansiedade todo dia?
Artigo seguinte
O que posso comer depois de extrair um dente?