Em que situações o veículo pode ser apreendido?

Perguntado por: Diogo Sérgio Henriques Gonçalves Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Retirar o veículo da retenção sem permissão; Desatender ao pedido de entrega de documentos (CNH e CRLV) às autoridades de trânsito; Dirigir sem CNH ou CRLV; Dirigir veículo de categoria diferente da registrada na CNH.

Quando o veículo pode ser apreendido?

Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado no Detran; Conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade; Falsificar documento de habilitação (CNH) e de identificação do veículo (CRLV);

Em qual situação o carro pode ser rebocado?

Art.

Quando o condutor dirige o veículo com algum tipo de irregularidade, ele pode ter o veículo rebocado no caso de uma abordagem de rotina realizada pelas autoridades.

Quando o veículo é recolhido?

Quando é liberado sem que a irregularidade seja sanada, de acordo com o parágrafo 2º do art. 270, o CRLV do veículo é recolhido mediante recibo. O proprietário terá, então, um prazo para regularizar a situação (ajustar o farol do veículo), e só então poderá pegar o documento de volta.

O que significa veículo apreendido?

“Quando o veículo é retido, sequer vai para o pátio. Quando ele é removido, vai para o pátio e é liberado mediante o pagamentos das taxas. Quando há apreensão, mesmo se o proprietário pagar as taxas, não consegue retirar o veículo antes do prazo determinado pela autoridade”, conclui a especialista.

VEICULO PODE SER APREENDIDO PRESO SITUAÇÕES QUE VEICULO PODE SER PRESO

27 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 270 do CTB?

270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código. § 1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.

É permitido guinchar carro?

O Plenário do Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1050/2021 que dificulta a ação de agentes de trânsito para guinchar carros em blitz.

Pode guinchar o carro na blitz?

O veículo está irregular e perante o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), caso parado em uma blitz, será removido da via através de um guincho ou caminhão-plataforma.

Pode rebocar o carro em blitz?

Bolsonaro sanciona lei que evita que carros sejam guinchados em blitz.

O que causa retenção do veículo?

A retenção ocorrerá pela condução de veículo: sem CNH ou PDD, com estes cassados, de categoria diferente ou vencidos – art. 162; sem os equipamentos obrigatórios, previstos em lei – art.

Como saber se o veículo está no pátio?

Para acessar, o cidadão deve acessar o link “Pesquisa de débitos e restrições de veículos”, no menu “Serviços Eletrônicos” do site do Detran, e digitar os caracteres da placa e o número do Renavam.

Quando o veículo não pode ser guinchado?

A não-retenção pode ocorrer desde que os automóveis fiscalizados não apresentem perigo para a segurança do trânsito, de acordo com a nova lei 14.229/21, publicada no último dia 21 de outubro no Diário Oficial da União.

Qual a nova Lei do guincho?

A Lei 14.229/21 sancionada em 21 de outubro de 2021 faz algumas alterações no código de trânsito brasileiro. A partir de agora, ao ser parado em blitz, veículos que apresentarem irregularidades poderão escapar do guincho, recebendo uma multa e o prazo de até 15 dias para regularização.

Pode guinchar veículo com multa?

É indiscutível que a apreensão do veículo não deve ser utilizada como penalidade ou coação para obrigar o condutor ao pagamento das multas, uma vez que a administração pública possui meios legítimos para a cobrança judicial do débito.

O que significa o artigo 233 270 CTB?

233. Deixar de efetuar o registro de veiculo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

O que significa sanar a irregularidade?

Trata-se de conduta abusiva por parte da autoridade de trânsito ou do agente de trânsito obrigar o infrator a sanar a irregularidade no local, bem como proibi-lo de fazê-lo. Ainda nesse sentido, não disponibilizar ao infrator tempo razoável para sanar a irregularidade equivale a proibi-lo de saná-la.

O que diz o artigo 262 do CTB?

“Art. 262. O veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade apreendedora, com ônus para seu proprietário, pelo prazo de 30 dias, conforme critério a ser estabelecido pelo CONTRAN.

Pode apreender veículo na pandemia?

O Projeto de Lei 3665/20 proíbe a apreensão de veículo por não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou das taxas de licenciamento durante o estado de calamidade em virtude da pandemia de Covid-19.

Quantos dias o pátio pode cobrar em 2021?

“O Artigo 262 é claro quando diz que o ônus ao proprietário pela taxa de estadia se dá pelo prazo máximo de até trinta dias”, enfatiza Souto.

Pode fazer busca e apreensão na pandemia?

Pandemia não evita apreensão de automóvel por falta de pagamento do financiamento - Imprensa.

Como saber se o veículo foi recuperado?

Como consultar carro recuperado pela placa
  1. abrir a página do Detran;
  2. preencher o formulário eletrônico com a placa do veículo ou a data da publicação do possível do sinistro;
  3. digitar os caracteres de segurança;
  4. Clicar em “pesquisar” para visualizar a publicação.

Como saber se meu veículo foi recuperado pela polícia?

Veja três maneiras de como realizar a consulta por veículo recuperado e descobrir essa informação.
  1. Verificação do CRLV. ...
  2. Consulta pela placa do veículo. ...
  3. Pesquisa de veículos roubados.

Como saber se veículo está bloqueado?

Para fazer a pesquisa completa, é preciso entrar nos sites do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).

O que significa retenção do veículo?

Em ambos os casos, a remoção consiste no deslocamento do veículo do local onde é verificada a infração para o depósito fixado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, e de acordo com a competência de fiscalização de trânsito, conforme o tipo de infração cometida (ou seja, o órgão responsável pela ...

Qual a diferença entre retenção remoção e apreensão do veículo?

Diferentemente da remoção, que é uma medida administrativa, a apreensão era uma penalidade. Na prática, quer dizer que remoção pode ser aplicada por um agente de trânsito, por exemplo. Já a apreensão representava a abertura de um processo administrativo, que inclusive cabia recurso, tal qual uma multa.

Artigo anterior
Quanto tempo um processo trabalhista pode ficar suspenso?
Artigo seguinte
Quem escolhe o papa no conclave?