Quais são as características da Classe II Divisão 2 de Angle?

Perguntado por: Bianca Alexandra Pacheco Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

A má oclusão de Classe II, 2ª Divisão de Angle, é caracterizada pela retroinclinação dos incisivos centrais superiores, normalmente associada a uma sobremordida acentuada. Para a correção dessa anomalia, em pacientes adultos, frequentemente recorre-se à exodontia de primeiros pré-molares.

O que é classe 2 de Angle?

A má oclusão Classe II de Angle é caracterizada por uma discrepância dentária ântero-pos- terior, que pode ou não estar associada a alterações esqueléticas. Além do comprometimento estético, o fato de vir associada a um overjet acentuado faz com que o paciente fique mais exposto a traumas dentários.

O que é classe II Divisão 1?

Classe II – arco inferior distal ao normal em sua relação para o arco superior. Divisão 1 – Distal bilateralmente, com incisivos superiores em protrusão. Originariamente, pelo menos, associada a respiração bucal. Subdivisão – distal unilateralmente, com incisivos em protrusão.

O que é classificação de Angle?

Classificação de angle é um método para avaliar a oclusão dentária do paciente. Assim, quando o paciente apresenta uma má oclusão, os profissionais utilizam o sistema de angle para definir a gravidade e o tipo da oclusão.

Como saber se sou classe 2?

Classe II. Chamada ainda de retrognatismo, essa categoria inclui mordidas que provocam o desalinhamento e a má oclusão dos dentes. Nesse caso, o arco superior (maxila) está mais à frente do inferior (mandíbula).

Classificação de Angle (parte 2): Classe I, Classe II e Classe III

41 questões relacionadas encontradas

Como tratar classe 2?

O tratamento da má oclusão de Classe II pode ser, basicamente, realizado sem extrações ou com extrações de dois ou quatro pré-molares, porém, nem todos esses protocolos apresentam a mesma taxa de sucesso do tratamento.

O que é classe 3 de Angle?

A Classe III de Angle é uma má oclusão caracterizada por discrepâncias anteroposteriores dentárias e faciais, normalmente acompanhadas por alterações esqueléticas, com componente genético associado.

Quais as vantagens da classificação de Angle?

6)Quais são as vantagens e desvantagens da classificação de Angle? Vantagens: - simples. - facilidade de comunicação. - orienta o tratamento em cada classe.

O que é curva de Wilson e Spee?

A diferença entre curva de Spee e de Wilson, por exemplo, é que a curva de Spee é uma curva de compensação mastigatória caracterizada por uma linha curva no sentido ântero-posterior. Ela tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos dentes incisivos.

O que é a classificação das más oclusões?

A classificação das más oclusões contri- bui para o estabelecimento do diagnóstico e para a elaboração de um plano de tratamento, e o clínico é conduzido a refletir sobre a severidade do problema e a raciocinar sobre possíveis soluções1.

Qual a característica marcante do paciente Classe 2 divisao 2?

A má oclusão de Classe II, 2ª Divisão de Angle, é caracterizada pela retroinclinação dos incisivos centrais superiores, normalmente associada a uma sobremordida acentuada. Para a correção dessa anomalia, em pacientes adultos, frequentemente recorre-se à exodontia de primeiros pré-molares.

Como era a classificação de Lisher?

Classificação de Lisher – Más posições individuais: A nomenclatura de Lischer, para descrever as más posições dentárias individuais é a mais usada. ➡ Envolve somente a adição do sufixo “versão” à palavra indicadora da direção para a qual o dente desvia-se da posição normal.

O que é Arco de Baume?

Arcos de Baume Tipo Misto : Arco tipo I Superior e tipo II Inferior ( mais frequente) ou arco tipo II superior e tipo I inferior. É a relação existente entre o encontro das duas linhas medianas da maxila e mandíbula, podendo apresetar-se coincidente ou desviada para o lado direito ou esquerdo.

O que é classe 2 na Ortodontia?

A má oclusão Classe II de Angle é caracterizada por uma discrepância dentária anteroposterior, que geralmente está acompanhada por alterações esqueléticas.

O que é uma Má oclusão de Classe II?

A má oclusão de Classe II pode ser definida como uma relação deficiente entre os arcos dentários, com a cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior ocluindo o espaço entre a cúspide vestibular do primeiro molar inferior e a face distal da cúspide vestibular do segundo pré-molar inferior.

Como tratar Classe II sem cirurgia?

Dependendo da etiologia e da gravidade do problema, a Classe II subdivisão pode ser tratada com ou sem extrações dentárias, além da cirurgia ortognática. As principais opções de tratamento sem extrações ou cirurgia são o uso de elásticos intermaxilares6,7 e de aparelhos funcionais fixos.

O que é a curva de Spee?

A curva de Spee é uma linha imaginária usada para estudo dos planos oclusais. Sua manutenção garante a boa função fonética, mastigatória, e até estética. É uma linha antero-posterior que tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.

Qual a função da curva de compensação de Spee?

A curva de Spee tem função biomecânica durante o processamento de alimentos, influenciando a taxa de cisalhamento entre os dentes posteriores e a eficiência das forças oclusais durante a mastigação. Uma curva de Spee excessiva altera o desequilíbrio muscular, causando uma oclusão funcional inadequada.

Quais aspectos e pontos de referência Angle observou Para criar a sua classificação?

A classificação de Angle, apesar de sua simplicidade, objetividade e uso por longos anos, mostra-se ambígua e inconsistente ao classificar todos os casos de maloclusões. Classificações muito complexas envolvendo aspectos dentários, esqueléticos e faciais tornam-se impraticáveis do ponto de vista clínico.

Como Angle classificou as más oclusões?

Angle apresentou em 1889 um sistema para classificar as maloclusões em 3 grandes grupos, baseando-se na relação anteroposterior entre os primeiros molares permanentes: classe I, onde a cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior oclui no sulco mesiovestibular do primeiro molar inferior; classe II, quando a ...

Como tratar Classe 3?

O tratamento não-cirúrgico de uma má oclusão de Classe III é, essencialmente, uma camuflagem que possibilita uma melhor harmonia da face. Consiste na adoção de procedimentos que, desde a dentadura mista, tracionem a maxila anteriormente e redirecionem a mandíbula em sentido horário, para baixo e para trás.

O que é restauração classe 3?

Restaurações classe III estão relacionadas ao tratamento de lesões cariosas que se iniciam na região proximal de dentes anteriores, geralmente na área de contato entre os dentes, e não comprometem o ângulo incisal.

O que é cirurgia ortognática classe 3?

A Cirurgia Ortognática Classe III é indicada em casos de Macrognatismo ou Prognatismo, quando a mandíbula (parte inferior) é maior que a maxila (parte superior), o que dá a aparência de mandíbula ou queixo grande.

Artigo anterior
Qual o objetivo do mandado de injunção ambiental?
Artigo seguinte
Como a seguradora paga a perda total?