Qual objetivo do capeamento pulpar?

Perguntado por: Maria Baptista Lourenço  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. O objetivo desse procedimento é proteger a polpa dentária, facilitando a sua cicatrização e a formação de tecido dentinário. Desse modo, o processo consiste na colocação direta de um material específico na parte interior do dente.

Quais são os objetivos do capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.

Quando é indicado um capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.

Qual o principal objetivo da técnica de capeamento pulpar indireto envolvendo remoção seletiva de tecido cariado em dentes decíduos?

O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade.

Qual a diferença de capeamento pulpar direto e indireto?

Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.

Proteção Dentino-Pulpar. Capeamento pulpar é necessário?

23 questões relacionadas encontradas

O que é capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Quais os tipos de capeamento pulpar?

Como é feito o capeamento pulpar?
  • Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. ...
  • Capeamento pulpar indireto – o capeamento pulpar indireto também é uma alternativa para o tratamento de lesões que afetem a polpa do dente.

Qual o principal motivo da remoção seletiva de tecido cariado em lesões profundas?

Sim, a remoção seletiva da dentina cariada e o posterior selamento adequado da cavidade são capazes de reduzir significativamente o número de micro-organismos presentes e paralisar a progressão da lesão cariosa, além de prevenir exposições pulpares(1).

O que é a remoção seletiva do tecido cariado?

Remoção seletiva (SCR – Selective caries removal): “É a remoção total da dentina cariada das paredes circundantes seguida de remoção parcial da dentina amolecida da parede pulpar”, ou seja, remoção seletiva do tecido cariado.

Como deve ser feita a remoção de tecido cariado como poderia ter sido evitada a exposição pulpar?

Com a finalidade de evitar a exposição pulpar, tem sido sugerida a remoção de dentina cariada em duas etapas, também chamada de tratamento expectante ou capeamento pulpar indireto5.

Quando fazer uma pulpotomia?

Em pacientes com dentes que apresentem pulpites crônicas ulcerativas ou hiperplásicas e rizogênese incompleta, indicamos a pulpotomia na expectativa de tentar manter a vitalidade pulpar radicular, com consequente crescimento e reforço radicular.

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar direto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

O que é Proteção pulpar direta?

A proteção pulpar direta é um tratamento conservador que visa à manutenção da vitalidade pulpar e possibilita a permanência do elemento dental na arcada. Um material recentemente utilizado é o Agregado Trióxido Mineral, devido às suas propriedades favoráveis, como atividade antimicrobiana e alta biocompatibilidade.

Quais os tratamentos conservadores da polpa?

Os tratamentos conservadores da polpa são descritos como os capeamentos pulpares, curetagem pulpar e pulpotomia. A proteção pulpar e o capeamento têm um enfoque preventivo, visando manter a polpa sem intervir nela.

Quais os procedimentos conservadores do complexo Dentinopulpar?

Técnica:
  • Remoção da dentina cariada com brocas em baixa rotação e curetas, principalmente nas paredes circundantes;
  • Lavar a cavidade com solução de hidróxido de cálcio;
  • Aplicar camada de cimento de hidróxido de cálcio;

O que é Apicificação?

A solução proposta, clinicamente, para a eficácia da endodontia em dentes nesta situ- ação, se encontra numa técnica denominada de apicificação. Esta consiste na indução da formação completa da raiz e fechamento do forame apical, pela deposição de tecido duro mineralizado, em dentes com necrose pulpar.

Como é feita a remoção do tecido cariado?

A remoção seletiva de tecido cariado ou remoção parcial de cárie, consiste na remoção de parte da dentina cariada, deixando apenas aquela localizada na parede de fundo, seguida da realização do selamento cavitário com material restaurador.

Como é a remoção de cáries?

“A cárie é retirada com um processo mecânico onde uma broca diamantada retira todo tecido amolecido”, descreve o dentista. Feito isso, o profissional escolhe o melhor material para restaurar o dente afetado, que pode ser a resina composta ou a porcelana.

Como funciona a remoção de cáries?

O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.

Que instrumento usamos para remover tecido cariado?

A remoção da dentina cariada é executada através do uso de instrumentos manuais, do tipo curetas ou colheres de dentina bem afiadas e de tamanho proporcional à lesão de cárie (Fig. 2.4), no entanto, quando a dentina estiver resistente à estes instrumentos, deve se utilizar fresas esféricas lisas em baixa rotação (Fig.

Qual broca usar para remover tecido cariado?

As brocas esféricas carbide são usadas para a remoção de cárie e para criar o formato do contorno inicial no dente. Essas brocas também são usadas para penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.

Quando realizar o tratamento invasivo?

As lesões em esmalte devem ser acompanhadas e controladas por meio de selantes oclusais ou fluorterapia, enquanto o tratamento invasivo restaurador deve ser usualmente considerado necessário, quando a lesão cariosa se estender até a dentina14.

Quando usar Dycal?

É utilizado para forramento de cavidades e proteção pulpar, em procedimentos restauradores. Hydcal não inibe a polimerização de resinas compostas usadas em restaurações. Ainda, possui alta resistência à dissolução pelo ácido fosfórico utilizado no condicionamento ácido das estruturas dentárias.

Como colocar Formocresol?

É importante saber que o formocresol é mais utilizado por endodontistas.
...
Etapas do Procedimento
  1. Na primeira etapa da técnica, o paciente é sedado por meio da aplicação da anestesia local. ...
  2. No segundo passo, o profissional alcança uma outra camada do dente, que é o teto da câmara pulpar, que também será removido.

Como fazer Proteção pulpar indireta?

Recobrimento pulpar indireto

É utilizado em preparações de cavidades profundas em que a polpa não está exposta, mas se encontra comprometida. Nestes casos, é aconselhável eliminar a dentina infetada e deixar uma camada de 1 mm de dentina afetada antes de aplicar o protetor pulpar.

Artigo anterior
Quando o verbo ser fica no singular?
Artigo seguinte
Como evangelizar uma pessoa com depressão?