Em que grupo de animais as espículas são encontradas?
Perguntado por: Jorge Reis de Lourenço | Última atualização: 5. März 2025Pontuação: 5/5 (63 avaliações)
A circulação da água é muito importante para as funções vitais da esponja, tais como alimentação, excreção, reprodução e trocas gasosas. O mesoílo é uma camada gelatinosa na qual se encontram imersos os amebócitos e as espículas.
Quem forma as espículas?
As espículas apresentam diferentes formas e tamanhos e podem ser formadas por sílica ou calcário. Voltada para o interior da esponja, observa-se a presença de uma camada de células flageladas, chamadas de coanócitos.
Qual é o grupo das esponjas?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Onde são encontrados os poríferos?
Também conhecidos como esponjas, esses animais vivem fixos no substrato, não apresentando, portanto, nenhum tipo de movimentação. Os poríferos podem ser encontrados sozinhos ou formando colônias e vivem, principalmente, em ambiente marinho, porém existem também esponjas de água doce.
Quais são os tipos de células encontradas nas esponjas?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
PORÍFEROS: estrutura, características e reprodução | RESUMO DE BIOLOGIA PARA O ENEM
Quais são os animais poríferos?
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
O que é Espiculas esponjas?
As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.
Por que as esponjas são animais?
Ser Pluricelular e heterotrófico por digestão. Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.
O que são espículas e qual a sua função?
As espículas são materiais estruturais rígidos
Quando aplicada uniformemente em todos os lados de um sistema vivo, a compressão resulta em diminuição do volume.
Quais são as principais células dos poríferos?
Os poríferos representam o ramo mais antigo dos animais muulticelulares. A presença de células flageladas, coanócitos, a digestão intracelular e ausência de sistemas complexos são características desse grupo.
Qual é a função dos poríferos?
Os poríferos podem formar brotos, que se desprendem do corpo genitor, se fixam ao território e originam novas esponjas – essa é a reprodução assexuada por brotamento. Em outros casos, esses seres formam gêmulas, que são estruturas indiferenciadas e protegidas contra condições desfavoráveis do ambiente.
O que são espículas calcárias?
Espículas calcárias.
São típicas das esponjas calcárias, de algumas gorgônias marinhas do ordem Malacalcyonacea, e do tecido dos corais macios, proporcionando, neste último caso, maior rigidez e consistência às colônias coralinas.
Como nascem as esponjas do mar?
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
Qual é a classe da esponja do mar?
Classe Demospongiae - "esqueleto" de fibras de espongina com ou sem espículas de sílica.
O que é o grupo cnidários?
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.
O que é um animal Sessil?
Esses animais sésseis não apresentam a capacidade de locomover-se, e podem viver sozinhos ou em colônias. Eles também são importantes para a vida marítima com qualidade. Não contam com tecidos, órgãos ou sistemas, e alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples.
Qual é o significado do nome cnidários?
nome masculino
[ Botânica ] Fruto dessas árvores, em vagem. 3. [ Botânica ] Casca medicinal dessas árvores.
Qual o tipo de simetria dos poríferos?
Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água. Parte ou toda a superfície interna é revestida por coanócitos (células de colarinho flageladas). A digestão é intracelular.
Quais são os animais filtradores?
Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias. São representados por mexilhões e ostras. Cefalópodes – A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça.
Como é feita a excreção dos poríferos?
Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.
O que é uma esponja do mar?
As esponjas marinhas são animais multicelulares que fazem parte do filo dos poríferos. Elas não possuem sistema nervoso e musculatura e também não se movimentam. Além disso, as esponjas são essenciais para o equilíbrio de ecossistemas marinhos, como os recifes de corais.
Qual é o grupo das águas vivas?
As águas-vivas são animais pertencentes ao filo Cnidaria. Também conhecidas como medusas, produzem substâncias urticantes que as auxiliam na captura das presas. As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa.
Qual é a principal característica dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
O que o sal marinho?
Quais os tipos de ação de execução?