Em que está fundamentada a teoria do zero defeito?

Perguntado por: Benjamim Ricardo de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

A teoria do zero defeito está fundamentada no princípio de que todo ser humano possui capacidade para execução de tarefas sem a incidência de falhas, desde que seja ofertada uma capacitação técnico-psicológica adequada.

O que se entende por programa Zero Defeito?

O Zero Defeito é um programa de qualidade utilizado na redução de defeitos na produção industrial, apesar do nome, não significa que os erros cairão para zero, mas sim que as equipes devem concentrar seus eforços para realizar os processos de maneira correta desde a primeira vez.

Qual o conceito de zero defeito defendido por Crosby?

Zero Defeitos, segundo Philip Crosby. Para Crosby, o Zero Defeitos é um padrão gerencial que tem a ver com o que estabelecemos para o SGQ. Isso significa que, para ele, os defeitos são um requisito do sistema, e não um acontecimento do acaso.

Qual conceito é atribuído a Crosby?

Phil Crosby está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez". Para ele, qualidade significava conformidade com especificações, que variam conforme a necessidade do cliente. ... O seu nome ficará para sempre a associado aos conceitos de “zero defeitos” e de “fazer bem à primeira vez”.

Qual foi o grande feito de Philip Crosby?

Crosby e sua história

Em 1972, Crosby fundou a sua própria empresa de consultoria, a Philip Crosby Associates, Inc. A sua empresa se tornou uma das maiores empresas do ramo, contando com cerca de 300 funcionários no mundo todo, faturando cerca de US$ 100 milhões.

A Teoria Fundamentada nos Dados: métodos e aplicações

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro absolutos propostos por Philip B Crosby?

Esses 4 absolutos de Crosby são:
  • Qualidade significa conformidade com as exigências do cliente;
  • Desempenho padrão é igual a zero defeitos;
  • Os resultados da Qualidade vêm da prevenção;
  • A Qualidade é medida pelo custo da não qualidade.

Quais são as eras da qualidade?

As 4 Eras das Qualidade:
  • Era da Inspeção. ...
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade. ...
  • Era da Garantia da Qualidade. ...
  • Era da Gestão da Qualidade Total. ...
  • A 5ª Era da Qualidade. ...
  • Estratégia: o papel da Qualidade na próxima Era. ...
  • O profissional da qualidade será um evangelizador.

Qual é o conceito de qualidade?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Quais são os princípios do Programa Zero Defeito de Philip Crosby?

Zero defeito é um conceito ou filosofia de incentivo à adoção de medidas para correção de erros na fabricação a fim de atingir a produção ideal. Ou seja, uma produção com erros mínimos, tendendo a zero e, de preferência, na primeira vez. A mentalidade de "fazer certo logo no início" é o cerne da filosofia zero defeito.

Quem são os principais gurus da qualidade?

Os “Gurus da Qualidade”
  • Walter Shewhart.
  • William Edwards Deming.
  • Joseph M. Juran.
  • Kaoru Ishikawa.
  • Armand V. Feigenbaum.
  • Philip B. Crosby.

Qual guru defendia o defeito zero?

Crosby (1926-2001) Nascido nos Estados Unidos, Crosby é o guru da Qualidade Total que mais se preocupou em investir na prevenção. Sua abordagem é relacionada ao que ele chamava de “defeito zero”. Para ele, o processo devia cumprir perfeitamente seu objetivo em entregar um produto de qualidade, sem retrabalhos.

Quais as principais ferramentas para se atingir o resultado zero defeito ao longo do processo de gestão da qualidade deve utilizar e as descreva?

As sete ferramentas da qualidade
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

O que é a trilogia Juran para a qualidade?

Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade. Os estudos indicam que 85% dos problemas de qualidade são causados por processos de gestão. ...

O que é um defeito?

Os defeitos são características normalmente consideradas malvistas ou indesejáveis numa pessoa. Alguns desses defeitos, dependendo da situação, podem até ser considerados qualidades. Selecionamos 46 adjetivos que, seja no ambiente doméstico ou profissional, são vistos como inconvenientes ou impróprios.

O que são defeitos e qualidades de uma pessoa?

Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.

O que é um processo de melhoria contínua?

A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos.

Quais os princípios universais da qualidade delineados por Juran 1954?

A Trilogia Juran é composta por: Planejamento: considerar a qualidade desejada e projetar meios para alcançá-la. Controle: diagnosticar erros ou acertos no processo. Aperfeiçoamento: propor patamares de qualidade cada vez mais altos.

O que é fazer certo da primeira vez?

O importante é estar tranquila, sem pressa e respeitando o tempo do seu próprio corpo. Claro que um pouco de nervosismo e ansiedade vão estar presentes. Daí uma saída é usar um lubrificante à base de água para ajudar. Mas tem que tirar esse mito de que a primeira vez dói.

Quais são os custos de qualidade?

São todos os custos incorridos para evitar que falhas aconteçam (os custos associados às acções de prevenção, investigação das causas ou redução de defeitos e falhas). Tais custos tem como objectivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.

O que é qualidade resposta?

CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.

O que é conceito de gestão da qualidade?

Gestão da qualidade é o exercício de supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos em um padrão alto e consistente.

Qual o conceito de qualidade da educação?

Fatores intra e extraescolares da qualidade - O conceito de qualidade da educação é “polissêmico”: do ponto de vista social a educação é de qualidade “quando contribui para a equidade; do ponto de vista econômico, a qualidade refere-se à eficiência no uso dos recursos destinados a educação” (Dourado, 2007:12).

Quais são as etapas da evolução da qualidade?

As três principais fases da Evolução da Qualidade Era da inspeção (1937) - Produtos são verificados unitariamente; - Inspeção do produto por parte do produtor e do cliente; - Defeitos são encontrados, mas não produz qualidade.

O que foi a evolução da qualidade?

A evolução da Qualidade foi generalizada em nível mundial, por todos os tipos de negócios e segmentos, tipos e tamanhos de organização, produtos e serviços. Essa evolução ou foi conseqüência da mudança ocorrida nas teorias administrativas e no avanço de todos campos do conhecimento humano.

Como será a quinta era da qualidade?

Ao meu ver, estamos iniciando a 5ª Era da Qualidade, a Era da Estratégia. A qualidade sintetizando o modus operandi da organização em direção ao atingimento dos seus objetivos. A eliminação de desperdícios que aprendemos com o Lean e o Sistema Toyota de Produção, como a busca de foco da organização nos clientes.

Artigo anterior
É melhor fazer um curso técnico antes da faculdade?
Artigo seguinte
Qual a importância da limpeza e desinfecção?