Que doenças podem ser transmitidas pela água?

Perguntado por: Joaquim Leal Baptista  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pela água.
  • Diarreia por Escherichia coli. A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. ...
  • Amebíase. ...
  • Cólera. ...
  • Leptospirose. ...
  • Disenteria bacteriana. ...
  • Hepatite A. ...
  • Esquistossomose. ...
  • Febre tifoide.

Como a água pode transmitir doenças para o ser humano?

A água nossa de cada dia, quando não bem tratada, pode ser uma fonte intensa de doenças. E as doenças transmitidas pela água surgem quando ingerimos ou usamos água potável contaminada. Essa contaminação pode acontecer por fezes humanas ou de animais com micro organismos patogênicos.

O que é transmitido por alimentos ou água contaminada?

São doenças que ocorrem devido à ingestão de alimentos, bebidas e água, contaminados por: microrganismos como bactérias, vírus, parasitas, príons e toxinas; ou por produtos químicos, agrotóxicos e metais pesados ou outros contaminantes. São conhecidas, também, como infecção ou intoxicação alimentar.

Quais as doenças que podem ser transmitidas por alimentos?

As principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
  1. Salmonelose. ...
  2. Contaminação por Bacillus cereus. ...
  3. Infecção por Escherichia coli. ...
  4. Intoxicação por Staphylococcus aureus. ...
  5. Amebíase. ...
  6. Toxoplasmose.

Quais as maneiras de se contaminar com fezes?

Moscas e baratas, ao se alimentar de fezes de pessoas infectadas, também transmitem a parasitose a outras pessoas, defecando sobre os alimentos ou utensílios. Outra forma de transmissão é através do contato das patas sujas de fezes.

Doenças Veiculadas pela Água

40 questões relacionadas encontradas

É causada por vírus da imunodeficiência humana?

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.

Como uma pessoa pode contrair cólera?

A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve.

Como a micose é transmitida?

Como a micose é transmitida e como prevenir? A micose passa de uma pessoa para outra por contato. O fungo pode estar no chão, na água ou em objetos, como sapatos ou toalhas. Quanto maior o calor ou a umidade, maior a proliferação e o risco de contágio.

Como age a bactéria Vibrio cholerae?

A toxina faz o intestino delgado secretar enormes quantidades de líquido de sais e água. O corpo perde esse líquido na diarreia aquosa. A causa de morte deve-se à perda de água e sais.

Qual é a forma de transmissão da leptospirose?

Como se transmite? Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar.

Como é feita a transmissão da Leptospira Icterohaemorrhagiae para o homem?

A transmissão ao homem pode ocorrer por contato direto com o sangue, tecidos de órgãos ou urina de animais infectados, ou por via indireta, através do contato com água ou solo contaminados com urina dos animais portadores do microorganismo.

Quanto tempo a bactéria da leptospirose vive?

Pode variar de algumas horas a 26 dias, em média de 7 a 15 dias. Teoricamente, dura enquanto a leptospira estiver presente na urina. Nos animais, esse período pode ser longo (meses e até anos); o rato, uma vez infectado, elimina a bactéria por toda a sua vida.

Quais são as características do Vibrio cholerae?

V. cholerae consegue crescer em ambientes com temperaturas entre 10 e 43°C e tem uma temperatura óptima de crescimento entre 30 e 37°C. Não é um organismo resistente a temperaturas elevadas sendo destruído durante a pasteurização e a exposição a temperaturas superiores a 70ºC.

É causada por uma bactéria denominada vibrião colérico?

A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de água e comida contaminada. É causada pela bactéria do tipo vibrião denominada Vibrio cholerae (vibrião colérico). É uma doença conhecida na Índia há vários séculos de onde se disseminou para todas as partes do mundo com as grandes navegações.

Quando é que surgiu a cólera?

Mundo em cólera

A primeira pandemia aconteceu entre 1817 e 1823, indo do Vale do Rio Ganges ao norte da África e outras regiões da Ásia.

Em que fase a micose é contagiosa?

Durante quanto tempo a micose é contagiosa

A micose é contagiosa durante o tempo que durarem as lesões na pele, unhas ou couro cabeludo. No entanto, esse tempo pode ser reduzido para 2 dias quando o tratamento é iniciado.

Quanto tempo dura a micose de pele?

Quanto tempo demora para a micose sumir? Isso varia de uma pessoa para outra e de acordo com o tipo de fungo, mas há micoses que param de se alastrar com dez dias de tratamento e outras que permanecem até nove meses na pele até serem controladas.

Como curar micose de pele rápido?

O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.

Quais as formas de transmissão da toxoplasmose?

Contágio direto: pode ocorrer por meio da inalação do agente transmissor, presente no solo, alimentos, fezes e contato com gatos, pombos e roedores. Transfusão de sangue e transplante de pacientes contaminados podem transmitir a doença.

Como se transmite a toxoplasmose?

Esse parasita está presente na musculatura de uma série de animais – como cães, gatos, bovinos, porcos, equinos e até aves. O único animal capaz de transmitir – e eliminar a forma infectante deste protozoário no meio ambiente – é o gato, por meio das fezes.

Como é transmitida a toxoplasmose na gravidez?

Via transplacentária. Como vimos, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o feto (o que pode levar à toxoplasmose congênita). A infecção transplacentária ocorre em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gestação.

Quais os principais fatores que podem causar os surtos alimentares?

As DVA são resultados da ingestão de alimentos e/ou água contaminada por toxinas, agrotóxicos, bactérias, vírus, príons, produtos químicos e metais pesados (SVS/MS, 2005).

Quais doenças virais são importantes para a área de nutrição?

Existem muitos vírus envolvidos em surtos de origem alimentar, e os mais comuns são os norovírus e o da Hepatite A. No Brasil, no período de 2009 e 2018, alguns vírus como Norovírus, Rotavírus e Vírus da Hepatite A estiveram entre os dez principais agentes envolvidos em DTA (Brasil, 2019).

O que é um surto alimentar?

Surto alimentar é o aumento do número de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos acima do limite esperado para a população envolvida naquele período específico.

Artigo anterior
Quais as melhores frutas para comer antes de dormir?
Artigo seguinte
Quais são os três princípios do SUS?