Em que contexto histórico surgiu o Barroco em Portugal?

Perguntado por: Ema Vieira de Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.

Em que contexto surge o Barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal desenvolveu-se entre 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões, e 1756, momento em que começa a surgir um novo estilo: o Arcadismo. Nesse período, Portugal estava enfraquecido devido à grande crise econômica, política e social por que passava.

Qual o contexto histórico em que surgiu o Barroco?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.

Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Quando terminou o período Barroco?

O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 1601 a 1768 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.

Barroco em Portugal [Prof. Noslen]

33 questões relacionadas encontradas

Onde e quando a arte barroca Originou-se?

A arte barroca originou-se na Itália, o grande centro artístico foi Roma, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Qual o principal tema da arte barroca no Brasil?

Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

Quais são as principais características do Barroco brasileiro?

As principais características do barroco literário brasileiro são:
  • Linguagem dramática;
  • Racionalismo;
  • Exagero e rebuscamento;
  • Uso de figuras de linguagem;
  • União do religioso e do profano;
  • Arte dualista;
  • Jogo de contrastes;
  • Valorização dos detalhes;

Qual é a principal característica do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que é o movimento Barroco?

O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.

Quando surgiu a arte barroca na Europa?

O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas. Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610).

O que foi o movimento barroco no Brasil e em Portugal?

O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. ... Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.

Quais são os principais representantes do barroco no Brasil?

Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Quais os principais temas da arte barroca no Brasil?

São elas:
  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

Qual era o tema principal na pintura barroca?

A pintura barroca

As obras retratavam cenas de histórias bíblicas e eram sempre pintadas em seu momento mais dramático, chegando a teatralidade. Os elementos do cristianismo estavam na obra como forma de transmitir as mensagens que a igreja queria passar.

Qual o principal tema da arte barroca no Brasil * retratos de personalidades da época paisagens minas de ouro religiosidade?

A temática sacra se fez presente no Barroco Mineiro, mesmo nos pequenos detalhes. Pinturas e esculturas com temas cristãos, ornamentos em ouro e materiais nobres, imagens revestidas com película de ouro e santos em relevo. Essas são algumas das características observadas nas obras barrocas mineiras.

Quem inventou a arte barroca?

Na Itália, tem destaque o trabalho de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Ele é considerado o artista inaugurador do Barroco. Teve grande importância por ser arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor. Suas obras podem ser vistas em Roma.

Onde surgiu o estilo barroco * 1 ponto a Brasil B França c Itália D Argentina?

O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.

Quais são as principais características da pintura barroca?

Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

Qual é o período do Barroco?

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

Quem traz o movimento Barroco para o Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Em qual século o Barroco teve seu auge aqui no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Qual a diferença entre o Barroco europeu e brasileiro?

Capricho No barroco europeu encontram-se obras com traços mais elaborados, pesados, dramáticos e sofisticados do que nas peças brasileiras. Artista Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor do anjo da ponte de Sant'Angelo, em Roma, é um dos mais importantes expoentes do barroco.

Qual foi o contexto histórico do Barroco na Europa?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.

Artigo anterior
O que fazer quando aparece transação não autorizada só é permitido o débito do saldo total?
Artigo seguinte
Qual é a sílaba tônica de caju?