O que pode exonerar um funcionário público?

Perguntado por: Benedita Lorena Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

As falhas podem ser, por exemplo, em casos de abandono do cargo, faltas injustificadas e outras. Já os crimes estão relacionados à corrupção ativa e passiva, contrabando, prevaricação e outros. Ou seja, se encaixam nos motivos que comentei no tópico anterior e, portanto, podem causar a demissão do funcionário público.

Quais os tipos de exoneração?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Que é concursado pode ser demitido?

A demissão do servidor público pode ocorrer apenas em casos específicos. Em síntese, há hipóteses em que o funcionário pode, ou não, ser demitido e dependerá de alguns fatores que deverão ser investigados e julgados por um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

Como se exonerar de um cargo público?

Como pedir exoneração de cargo público municipal?
  1. cópia do documento de identificação oficial;
  2. cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
  3. cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
  4. cópia do último contracheque;

Quando o funcionário público perde o direito da estabilidade?

Ainda prevê-se que o servidor público estável somente perderá o cargo: a) em virtude de sentença judicial transitada em julgado; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada a ampla ...

Pode o servidor público estável ser demitido?

29 questões relacionadas encontradas

Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Quando o servidor se torna efetivo?

De modo geral, cargos públicos efetivos são todos aqueles ocupados por servidores devidamente classificados e aprovados através de concurso público específico, tanto de provas quanto de títulos, quando couber, conforme previsto pela Constituição Federal.

O que é preciso para pedir exoneração?

Formulário "Declaração de Bens e Direitos / Acúmulo de Cargos / Complementação de Vencimento" devidamente preenchido; Comprovante de endereço atualizado; Copia do último contracheque; Formulário “Declaração de Nada Consta” emitido pela unidade de exercício do servidor.

Como fazer pedido de exoneração?

Documentos necessários
  1. Requerimento de exoneração.
  2. Cópia da carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial válido do servidor.
  3. Cópia da certidão de casamento ou divórcio, em caso de alteração de nome do servidor.
  4. Procuração para solicitar exoneração em nome do servidor, se for o caso.

Como fazer um pedido de exoneração?

Antes de começar a escrever a sua carta, identifique se o órgão no qual você trabalha exige que a mesma seja feita a punho ou digitada.
  1. Comece identificando o seu nome e o órgão público. ...
  2. Informe os seus dados. ...
  3. Motivo da exoneração. ...
  4. Saia bem do lugar. ...
  5. Finalize com o local, data nome e assinatura.

Como é o processo de exoneração?

Na exoneração, ocorre o desligamento do servidor pela administração pública ou a pedido do próprio funcionário. Então, a exoneração não acontece para punir o servidor público. ... No entanto, a exoneração também pode acontecer após o estágio probatório, nos casos em que o servidor é considerado inapto para o cargo.

O quê exonerado do cargo?

É usado principalmente em referência ao desligamento de uma pessoa de um vínculo de emprego em um cargo público. A exoneração é uma das formas de um cargo ser declarado vago, ou seja, é uma forma de vacância de um cargo público.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

Quanto tempo demora um pedido de exoneração?

Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.

Quanto tempo demora processo de exoneração?

O tempo de demora de um processo de exoneração de pensão alimentícia vai depender do seu caso específico, podendo variar de 05 (cinco) meses até alguns anos. Os atos processuais, volume de processos e a agilidade do seu advogado influenciarão esse tempo.

Quando devo pedir exoneração para assumir outro cargo público?

Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público. O que acontece na maioria das vezes é pedir exoneração do cargo atual para tomar posse em outro cargo, para o qual foi aprovado em concurso público.

Quem pode ser exonerado?

Os casos mais conhecidos são relacionados à corrupção ativa, corrupção passiva e, ainda, à corrupção ativa em conjunto à passiva. Veja aqui mais detalhes. Com essas práticas, o funcionário também será demitido da administração pública.

Quem é exonerado recebe salário?

Direitos do servidor exonerado

O servidor exonerado terá direito à: gratificação natalina proporcional aos meses de exercício no ano civil, calculada com base na remuneração do cargo no mês de exoneração (a fração igual ou superior a 15 dias será considerada como mês integral);

Quais os requisitos para efetivação do servidor público?

Também é requisito para ganhar a estabilidade que o servidor tenha cumprido pelo menos 20 anos de efetivo exercício no serviço público até a data de promulgação desta emenda à Constituição, caso seja aprovada pelo Congresso.

O que é um funcionário efetivo?

Funcionário efetivo é aquele funcionário que tem sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, passando então a fazer parte do quadro efetivo de funcionários registrados, que terão todos os direitos determinados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

O que é efetividade do servidor público?

A efetividade é modo de preenchimento do cargo, ligado à possibilidade de permanência do seu ocupante no exercício das atribuições respectivas; a efetividade propicia a aquisição da estabilidade ordinária, após três anos de exercício.

Quais os critérios de perda do cargo apresentados pela lei nº 9.801 99?

I - menor tempo de serviço público; II - maior remuneração; III - menor idade.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

"Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

O que acontece quando um policial pede exoneração?

É comum que praças e oficiais da PM que pretendam deixar a instituição com menos de 5 anos de serviço ativo sejam comunicados da necessidade de indenizar o erário público dos investimentos feitos em sua formação como condição para a exoneração.

Quem já foi exonerado pode prestar concurso?

Exoneração e demissão

Já o servidor que for demitido por ato de improbidade administrativa ou por cometimento de crime contra a administração pública deverá esperar até 10 anos para retornar ao cargo ou prestar outro concurso.

Artigo anterior
Como avaliar a taxa de filtração glomerular?
Artigo seguinte
Como chama crianças na Umbanda?