Em que consiste a repetição nos poemas?

Perguntado por: Renata Abreu de Barros  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Repetição dos sons consonantais
A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

O que é repetição em um poema?

Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.

Qual a função das repetições no texto?

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

O que é um texto repetição?

Os casos repetitivos, são os que um conjunto de palavras, uma palavra, uma letra ou simplesmente uma parte da palavra se repetem, continuadamente ou não.

Quais são os efeitos de repetição?

A repetição pode surtir efeitos positivos ou negativos, conforme a impressão que suscita. O efeito é negativo quando o que se suscita é impressão de excesso, de descuido na elaboração, de limitação da qualificação do codificador, de prolixidade.

Poema de repetição

23 questões relacionadas encontradas

Quando a pessoa repete a mesma palavra várias vezes?

Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.

Qual é a figura de linguagem que repete as palavras?

Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações. Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia. Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias. Silepse: concordância ideológica.

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Como evitar repetição em um texto?

Uma das formas de evitar a repetição de palavras no texto é por meio da substituição, que pode ser feita por intermédio da pronominalização ou por intermédio de sinônimos. Você sabe o que é coesão textual? Trata-se de um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto.

Como evitar repetições em um texto?

9 estratégias para evitar a repetição de palavras no texto
  1. Leia bastante.
  2. Substitua as palavras.
  3. Faça o uso de hiperonímia e hiponímia:
  4. Sintetize os termos em uma única palavra.
  5. Empregue a técnica do epíteto.
  6. Faça o uso de metonímia.
  7. Omita termos por elipse.
  8. Transforme palavras por nominalização.

O que a repetição da palavra representa para o contexto?

Por fim, a linguística nos diz que a repetição fora de contexto faz com que nós deixemos de nos relacionar com a coisa no mundo a que a palavra se refere e passemos a prestar atenção apenas no som dela. Som que, por si só, não tem sentido: o signo é arbitrário, já disse Saussure.

O que é a figura de linguagem repetição?

Pertence a classe das figuras de linguagem

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

Qual a importância da substituição de uma palavra por outra quando falamos ou escrevemos?

Os sinônimos são muito importantes em um texto, já que repetições desnecessárias de termos empobrecem o texto, causam confusão e tornam a leitura monótona.

O que é repetição de sons?

Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases.

O que é repetição de estrutura sintática?

Consiste na omissão de um ou mais termos em uma oração, os quais podem ser facilmente identificados tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração quanto pelo contexto. Sempre que for possível identificar o termo omitido a partir do contexto criado pelo texto, teremos uma elipse.

Como podemos fazer para substituir a palavra repetida?

32 sinônimos de repetido para 5 sentidos da palavra repetido:
  1. Que se disse novamente: 1 reforçado, redito, iterado, reiterado, repisado, secundado.
  2. Que foi feito novamente: 2 bisado, recomeçado, refeito, renovado, reprisado.
  3. Que foi imitado: ...
  4. Que refletiu a luz: ...
  5. Que repercutiu um som:

Que palavra foi usada para ligar as frases e evitar repetições?

Pronome é a classe de palavras cuja função é substituir um nome (substantivo) já dito anteriormente em uma frase, evitando, assim, uma repetição.

Que sinal de pontuação poderia ser usado para evitar a repetição da palavra?

Para evitar a repetição, pode-se retirar uma palavra ou expressão da frase. No lugar dela, coloca-se uma vírgula, indicando a retirada.

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que é a antítese?

Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.

Como explicar uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é anáfora é um exemplo?

Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.

Quem tem ecolalia?

Você sabe o que é ecolalia? É a repetição de palavras e sons. A ecolalia pode ser um sintoma de vários distúrbios, como demência, lesão cerebral e esquizofrenia, mas é mais comum no autismo. Nas crianças com autismo, a ecolalia pode ser uma das primeiras maneiras de usar a fala para se comunicar.

Como identificar uma anáfora?

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença. Por afetar a estrutura do enunciado, é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção).

Artigo anterior
Qual parede da sala deve pintar de cor diferente?
Artigo seguinte
Quanto tempo tem que deixar carregando o controle do PS3?