O que é uma ação penal originária?

Perguntado por: Kevin Ricardo Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

O rito procedimental da ação penal originária inicia-se com a remessa dos autos da investigação ao Ministério Público, que terá o prazo de 15 dias para oferecer a denúncia ou para requerer o arquivamento do inquérito ou das peças informativas.

O QUE É ações penais de competência originária dos tribunais?

A competência originária dos tribunais para a persecução penal é fixada pela Constituição Federal, em razão do exercício de específica função pública. Daí ser denominada como competência pela prerrogativa de função, também disciplinada pelos arts.

Quais etapas há no procedimento de ação originária penal?

– As leis nº. 8.038/90 e 8.658/93 trazem a defesa preliminar nos casos de crimes de competência originária do Tribunal.
...
Possui as seguintes fases:
  • oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
  • citação do réu;
  • resposta à acusação;

Qual é a Lei do Habeas Corpus?

L8038. LEI Nº 8.038, DE 28 DE MAIO DE 1990. Institui normas procedimentais para os processos que especifica, perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

Qual o procedimento do habeas corpus nos tribunais superiores?

HC DECIDIDOS EM ÚNICA OU ÚLTIMA INSTÂNCIA POR TRF OU POR TJ, QUANDO A DECISÃO FOR DENEGATÓRIA. JUIZ DECIDE HC EM PRIMEIRO GRAU (CONTRA ATO DE AUTORIDADE POLICIAL). CABE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO CONTRA DECISÃO QUE CONCEDE OU QUE NEGA A ORDEM (ART. 581, X, CPP) PARA O TJ OU TRF.

Ação Penal esquematizada

19 questões relacionadas encontradas

Quando entrar com habeas corpus no STJ?

654. § 1º, c, do CPP. 10) É cabível habeas corpus preventivo quando há fundado receio de ocorrência de ofensa iminente à liberdade de locomoção.

Como funciona o habeas corpus?

Habeas Corpus: você sabe como funciona? O Habeas Corpus é uma medida judicial. Normalmente, o advogado a solicita para proteger o seu direito à liberdade de locomoção. Assim, ele pode solicitá-lo após você ter a liberdade restringida, bem como quando há a ameaça de sua restrição.

Qual é a natureza jurídica do habeas corpus?

NATUREZA JURÍDICA

O habeas corpus é uma ação constitucional de caráter penal e de procedimento especial, isenta de custas [4] e que visa evitar ou cessar violência ou ameaça na liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder.

Para quem é dirigido o habeas corpus?

Ele é uma garantia constitucional que tutela a liberdade de locomoção do homem. Assim, o "habeas corpus" é um remédio constitucional cabível sempre que alguém tiver sofrendo constrangimento ilegal no seu direito de ir e vir, ou quando estiver na iminência de sofrer tal constrangimento.

Quais são os tipos de habeas corpus?

Habeas corpus é também chamado de “remédio judicial ou constitucional”, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo. Existem dois tipos de habeas corpus: o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, e o habeas corpus liberatório.

Qual a ordem do processo penal?

O processo se inicia com o recebimento da peça inicial acusatória (ação penal), que pode ser a denúncia (ação penal pública) ou a queixa (ação penal privada). Ausentes os requisitos da ação penal não será recebida pelo juiz, sendo rejeitada sem que o éu chegue a ser citado.

Quais são as fases de um processo?

Etapas de um processo
  • Petição inicial. ...
  • Citação. ...
  • Réplica. ...
  • Fase probatória. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos. ...
  • Cumprimento de sentença.

Quais são as fases do processo ordinário?

AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM (ORDINÁRIO/SUMÁRIO)
  • 1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ...
  • 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ...
  • 3 – Citação e Interrogatório. ...
  • 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ...
  • 5 – Relatório. ...
  • 6 – Ação Civil. ...
  • 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ...
  • 2 – CITAÇÃO DO RÉU.

O que é ação originária?

É a ação cível que se inicia nos tribunais, e não nos juízos monocráticos, como as demais ações cíveis. A competência para processar e julgar a ação cível originária tem natureza funcional e funda-se na qualidade da parte ou na matéria de litígio.

De quem é a competência do habeas data?

Superior Tribunal de Justiça, de Tribunal Regional Federal, de Tribunal de Justiça ou da Justiça Federal, o habeas data é da competência de Juiz de Direito, da Justiça estadual ou distrital.

Quem pode impetrar habeas corpus em 2 instância?

É possível que seja impetrado em qualquer instância do Poder Judiciário, sendo que, nos termos do art. 654 do CPP, qualquer pessoa pode fazê-lo, em seu favor ou de outrem, legitimando-se também o Ministério Público.

Quem é competente para julgar habeas corpus que aponta como autoridade coatora promotor de Justiça?

96, III, da Constituição Federal, a competência originária para julgar habeas corpus,em sendo a autoridade coatora Promotor Público, é do Tribunal de Justiça Estadual.

Qual a natureza jurídica do habeas data?

"O 'habeas data' configura remédio jurídico-processual, de natureza constitucional, que se destina a garantir em favor da pessoa interessada, o exercício de pretensão jurídica discernível em seu tríplice aspecto: a) direito de acesso aos registros existentes; b) direito de retificação dos registros errôneos e c)direito ...

Qual é a origem do habeas corpus?

O Habeas corpus surge pela primeira vez com o direito romano. No direito romano, existia a previsão de um cidadão reclamar a liberação de um homem livre, detido de forma ilegal. Outra vertente histórica, enxerga que o Habeas Corpus, tem origem no direito inglês.

O que é a natureza jurídica?

A natureza jurídica de uma empresa é o seu regime jurídico, pois define exatamente quais exigências e normas os sócios terão que obedecer.

Quanto tempo leva para julgar o habeas corpus?

A média de espera é de 439 dias até o julgamento do mérito do Habeas Corpus. E esse tempo tem irritado advogados e partes. Muitos advogados têm recorrido ao Supremo para reclamar da demora no julgamento de Habeas Corpus pelo STJ. Geralmente, o tempo de espera nesses casos é de menos de um ano.

O que acontece depois do habeas corpus?

Caso o habeas corpus seja procedente, aceito, a pessoa já teve seu direito garantido. Caso o habeas corpus seja denegado, ele poderá ser preso posteriormente sem prejuízo. Lembramos que cada caso é um caso. Esse efeito liminar não é regra!

Como é feito o pedido de habeas corpus?

Para impetrar um Habeas Corpus (HC), você deve levar ou enviar a petição impressa ou escrita à mão, nos moldes do modelo abaixo ao Tribunal de Justiça. O HC não tem custas (despesas) e pode ser protocolado tanto pela pessoa que está presa quanto por outras pessoas em favor dela.

Quando cabe ROC para o STJ?

Caberá o denominado ROC para impugnar decisões de habeas corpus, mandado de segurança , o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instancia pelos Tribunais Superiores, quando denegatória a decisão e for o crime politico, de acordo com o art. 102, II, a e b da Constituição Federal de 1988.

Quanto tempo para julgar um habeas corpus no STJ?

Também acompanhando o voto do relator, a Sexta Turma aprovou recomendação para que, em 30 dias, o Ministério Público ofereça a denúncia ou promova o arquivamento do inquérito.

Artigo anterior
Quais são os 3 elementos principais da música?
Artigo seguinte
Qual é a erva que é bom para o rim?