Em que casos a palavra se funciona como pronome reflexivo dê exemplos?

Perguntado por: Martinho Paulo Miranda de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

A palavra se será pronome reflexivo quando indicar que o sujeito pratica a ação sobre si mesmo. Nesse caso, o verbo concordará com o sujeito. A menina machucou-se ao cair do brinquedo. As meninas machucaram-se.

O que indica os pronomes reflexivos?

São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).

Quando se usa o se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.

Quais são as funções do SE?

Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

Uso da palavra SE [Prof Noslen]

19 questões relacionadas encontradas

Como classificar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Como saber se é pronome reflexivo?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Como utilizar os pronomes reflexivos?

Os reflexive pronouns (pronomes reflexivos) são termos utilizados nas frases em inglês quando o sujeito da oração pratica uma ação sobre si. Quando o sujeito é o ativo e sofredor da ação, fica implícito que trata-se de um caso reflexivo, assim como na frase “The dog is licking itself”. (O cachorro está se lambendo).

Quando não usar o pronome se?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

O que significa o se em uma frase?

Pode também ser chamado de partícula apassivadora/apassivante, e serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

Como usar o se depois do verbo?

III) Se vem depois do verbo, há ênclise. Ex.: "Conteve-se o advogado, apesar das ofensas do causídico adversário". 3) Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.

Quando o se indica reciprocidade?

As formas do reflexivo nas pessoas do plural (representadas pelos pronomes “nos, vos e se”) são utilizadas também para representar a reciprocidade da ação, ou seja, que ela é mútua entre dois ou mais indivíduos.

Qual a diferença entre pronomes reflexivos e Reciprocos?

Os pronomes recíprocos são pronomes reflexivos que, nas pessoas do plural (nos, vos, se) exprimem a reciprocidade da acção; podem ser redobrados através das expressões: um ao outro, uns aos outros, entre si.

O que é uma ação reflexiva?

Os pronomes oblíquos podem indicar uma ação reflexiva quando o referente do sujeito é o mesmo do objeto direto, objeto indireto ou adjunto adverbial.

Quais são as 3 funções que os reflexive pronouns exercem na oração?

Os reflexive pronouns exercem 3 funções: 1) Função reflexiva: quando o pronome concorda com o sujeito da sentença e se posiciona depois deste: Jane was looking herself in the mirror. ... 3) Função idiomática: quando o pronome vem precedido da preposição by, indicando que o sujeito praticou a ação sem ajuda, sozinho.

Quais são os 8 pronomes reflexivos em inglês?

Os pronomes reflexivos concordam em número e gênero com a pessoa. Eles são formados por my, your, him, her, it, our, your, them + self/selves. I cut myself. (Eu me cortei.)

Quando o pronome oblíquo e reflexivo?

São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.

Como diferenciar pronome reflexivo PR de parte integrante do verbo PIV )? Exemplifique?

O SE integrante do verbo (PIV) é um “falso reflexivo”, pois não indica reflexividade evidente, uma vez que não se pode imaginar que o sujeito do verbo acompanhado de PIV exerce uma ação voluntária e intencional sobre si mesmo. Além disso, o SE PIV não exerce função sintática de nada. – João se queixou de nós.

Como diferenciar pronome reflexivo de parte integrante do verbo?

Considera-se como verbo reflexivo aquele cujo pronome pessoal oblíquo apenas o acompanha, haja vista que a ação do sujeito ocorre nele próprio (no sujeito). Já os verbos considerados pronominais, como a própria classificação nos indica, são aqueles que, necessariamente, trazem para junto de si esse pronome.

Que classificação?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Qual a função sintática da partícula se?

Partícula expletiva

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

Faz-se ou se faz?

Professor Victor M.

Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.

Artigo anterior
O que alisa mais os cabelos progressiva ou selante?
Artigo seguinte
Quem é o Michael Afton?