Em que ano acabou a Febem?

Perguntado por: Cátia Nogueira de Cardoso  |  Última atualização: 15. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Os casos recentes de violência nas unidades da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente remontam o ambiente da antiga Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor de São Paulo (Febem), extinta em 2006 justamente por seu histórico de violência contra menores, conflitos e rebeliões.

Quem acabou com a Febem?

Em 2006, a FEBEM foi extinta e substituída por duas novas instituições: a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) em São Paulo, e o DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) no Rio de Janeiro.

Quando a Febem mudou de nome?

O novo nome da antiga Febem/SP (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor de São Paulo) foi alterado pela Lei Estadual nº 12.469/06, sancionada pelo ex-governador Cláudio Lembo. O órgão é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

O que substituiu a Febem?

Os debates acerca do tema culminaram na reforma no sistema estadual sócio-educativo, instituída pela Lei 12.469/06, que substituiu a Febem pela atual Fundação Casa.

O que aconteceu com a Febem?

Eles foram condenados por agredir 68 adolescentes, mas Ministério Público diz que houve 111 vítimas. A Justiça condenou doze funcionários da antiga Febem, hoje Fundação Casa, pelo crime de tortura. É a maior condenação por esse tipo de crime cometido por pessoas ligadas à instituição.

Febem - O começo do fim.

36 questões relacionadas encontradas

Como se chama a Febem hoje em dia?

Com o fim da antiga Febem, jovens infratores sentenciados à internação permaneceram sujeitos a um cotidiano tão punitivo quanto o de anos antes. A diferença é que a instituição passou a se chamar Fundação Casa.

Quantas Febem existem?

É preciso que alguém diga que há muitas coisas boas sendo realizadas dentro das 68 unidades da Febem em todo o Estado de São Paulo – 49 na capital e 19 no interior.

Quem criou a Febem no Brasil?

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA/SP), anteriormente chamada Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM), é uma fundação pública de direito privado criada pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Qual o nome da cadeia para menores de idade?

A 2ª Vara da Infância e da Juventude tem competência para julgamento de todos os adolescentes que praticam atos infracionais e também para controlar as medidas impostas à crianças infratoras (art. 105 da Lei 8069/90) executadas pelos Conselhos Tutelares (art.

Em que ano foi fundado a bem?

A Lei Estadual 1.534 de 27/11/1967 autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor - FEBEM, vinculada à Secretaria de Estado e Serviço Social, destinada a prestar assistência ao menor, na faixa etária entre zero e 18 anos de idade, no Estado da Guanabara.

O que acontece quando o menor infrator completa 18 anos?

Vale lembrar de que, quando um jovem menor de idade comete algum ato infracional, ao completar 18 anos, seu antecedente criminal é limpo e caso volte a cometer algum crime, ele será julgado como réu primário.

Quem pode fazer visita na Febem?

Quem pode visitar? Poderão visitar os adolescentes, os responsáveis legais (mãe, pai e advogado), irmãos e irmãs.

Porque a Febem foi criada?

A Febem é originária da Fun- dação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), órgão criado em 1964 para implantar nos esta- dos a Política Nacional do Bem- Estar do Menor. A Funabem atendia crianças abandonadas e os então chamados “menores infratores”.

Onde era a antiga Febem?

E em 26 de abril de 1976 era criada a Febem/SP. Entre as unidades agregadas à nova Fundação, estava a Chácara Morgado de Mateus (desde 1910 atendia a menores carentes), localizada entre a Avenida Celso Garcia e um dos meandros (antes da retificação) do Rio Tietê, em São Paulo.

Como era a antiga Febem?

Na sua imaginação de menino, a instituição era representada do seguinte modo: Então imaginava a FEBEM como uma mulher casada com o 'Seu Governo', que dava dinheiro para ela, já que era comum ouvirmos também dizer que a FEBEM recebia dinheiro do governo para se sustentar.

Quem administra a Fundação Casa?

João Veríssimo Fernandes - Presidente da Fundação CASA

João Veríssimo Fernandes é advogado e ex-juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), onde atuou entre os anos de 1993 e 2015. Como magistrado, judicou em várias comarcas, dentre elas, a de Belo Horizonte.

Onde o menor infrator fica?

A internação é a medida mais grave e é aplicada em casos de infrações como homicídio, roubo qualificado e tráfico de drogas. Durante a internação, o menor de idade fica sob custódia em uma instituição socioeducativa, onde recebe acompanhamento psicossocial e educacional.

Qual a pena para menor de 12 anos?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, diz que menores de 12 anos são considerados crianças e são inimputáveis penalmente, ou seja, não podem sofrer nenhum tipo de penalidade.

Qual idade responde por ato infracional?

Conceito de ato infracional: É a conduta descrita como crime ou contravenção penal, quando praticada por criança ou por adolescente (artigo 103, Lei 8069/90). Conceito de criança: É a pessoa que possui até doze anos de idade incompletos (artigo 2º, primeira parte, da Lei 8069/90).

Pode celular na Febem?

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) de Franco da Rocha teve nos últimos dias tumultos, fugas e indícios de entrada de drogas. Agora, os adolescentes têm acesso a celular.

O que era a Febem em 1990?

A Febem representava uma instância estadual da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor – Funabem, criada em 1964 e extinta em 1990.

O que significa a palavra funabem?

Em 1° de dezembro de 1964, foi criada a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), órgão normativo que tem a finalidade de criar e implementar a "política nacional de bem-estar do menor", através da elaboração de "diretrizes políticas e técnicas".

Como funciona a visita na Febem?

Visita presencial

Familiar com temperatura corporal acima de 37,2ºC ou que teve contato com pessoa com suspeita ou diagnosticada com Covid-19 há menos de 14 dias não poderá realizar visita. A visita presencial terá duração de até uma hora e será agendada com a família conforme a realidade de cada centro socioeducativo.

Quanto tempo um menor pode ficar internado por roubo?

Outro ponto observado pelo ministro foi que a internação do menor foi feita em prazo indeterminado, sendo que o mesmo artigo do ECA diz que o prazo de internação não poderá ser superior a três meses e, em nenhuma hipótese, será aplicada a internação, caso exista outra medida mais adequada.

Quanto tempo um menor pode ficar internado por homicídio?

De fato, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 121, §3º, preceitua que "em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos".

Artigo anterior
Quem retira o baço tem vida normal?
Artigo seguinte
O que é ser filha de Oyá?