Quais são as características da linguagem não literária?

Perguntado por: Lorena Teixeira de Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (41 avaliações)

Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas.

O que é linguagem não literária?

→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.

Quais são as características da linguagem literária?

A linguagem literária apresenta muitas especificidades. Entre elas estão a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.

São características da linguagem literária exceto?

São características da linguagem literária, EXCETO: a) Variabilidade. b) Multissignificação. c) Denotação.

Não é característica de um texto literário?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.

LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA | Resumo de Literatura para o Enem

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as 5 funções da literatura?

As funções da literatura
  • 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
  • 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
  • 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
  • 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
  • 5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.

Quais as características de uma linguagem não literária Cite 3 exemplos *?

Características da linguagem não literária:

→ Linguagem convencional; → Linguagem denotativa (as palavras são empregadas com seu sentido literal); → Irrelevância do plano da expressão; → Tangibilidade, ou seja, os textos literários podem ser resumidos e parafraseados sem prejuízo das informações neles contidas.

Como saber se o texto é literário?

Texto Literário:
  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Como distinguir a linguagem literária da não literária?

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

Qual a diferença entre a linguagem literal e não literal?

Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.

Qual a diferença entre a linguagem literária?

Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.

Qual a diferença entre linguagem literária e não literária conotação e denotação dê exemplos?

A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

Quais são os textos literários?

Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.

Quais são os tipos de textos literários?

Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.

O que é literatura e quais são as suas funções?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

O que é literatura quais as funções da literatura?

A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.

Quais são os principais gêneros literários?

Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.

Quais os elementos de um texto literário?

Características do texto literário
  • sentido conotativo;
  • ponto de vista pessoal do autor;
  • uso de figuras de linguagem;
  • ocorrência de simbolismos;
  • presença de elementos que detonam múltiplos significados, reflexões e emoções.

São exemplos de gêneros textuais?

São exemplos de gêneros textuais descritivos:
  • Diário.
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Biografia e autobiografia.
  • Notícia.
  • Currículo.
  • Lista de compras.
  • Cardápio.
  • Anúncios de classificados.

O que é denotação e conotação exemplos?

Meu pai tem uma criação de porcos há anos. (sentido denotativo, a palavra “porco” é empregada em seu sentido literal); Aquele menino é um porco! (sentido conotativo, a palavra “porco” é empregada em sentido figurado, que dá a entender que o menino do exemplo é pouco higiênico).

O que é conotação 5 Exemplos?

Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações. Exemplos: A frieza do olhar não se esconde.

O que é linguagem denotativa exemplos?

Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo.

Qual o significado da linguagem literária?

A linguagem literária é conotativa – utiliza palavras de sentido figurado. Na linguagem literária, as palavras adquirem sentidos mais amplos do que possuem. A linguagem literária dá beleza e mais vida a um texto.

O que é um texto literário exemplos?

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

Qual o objetivo de um texto literário?

Características dos textos literários

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor. Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Artigo anterior
O que é o endereço de rede?
Artigo seguinte
Como liberar internet bloqueada por falta de pagamento vivo?