Quem retira o baço tem vida normal?

Perguntado por: Benjamim Edgar Guerreiro Pinto Torres  |  Última atualização: 15. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

Sim, você pode ter uma vida normal! O baço é um órgão que ajuda na imunidade contra germes encapsulados e na limpeza de elementos sólidos do sangue que já estejam mais velhos. Quanto a questão da imunidade para tais germes, confira se você foi vacinado após a retirada do baço e siga as recomendações de reforço.

Como é a vida de quem retira o baço?

A vida após a retirada do baço

Após a cirurgia, algumas pessoas ficam em dúvida se é possível ter uma vida normal sem o baço. E a resposta é sim, é possível viver normalmente sem ele. Porém, é necessário ter em mente que a capacidade do organismo em combater infecções, será menor.

Quais os riscos de viver sem o baço?

Quando o baço é removido ou não funciona, o corpo perde parte da sua capacidade de produzir anticorpos de proteção e de eliminar microrganismos não desejados do sangue. Como resultado, a capacidade do corpo de combater infecções fica prejudicada.

Quais os cuidados para quem retirou o baço?

Cuidados para quem retirou o baço

Tomar a vacina para pneumococos a cada 5 anos (ou em intervalos menores em caso de anemia falciforme ou doenças linfoproliferativas); Tomar antibióticos em baixa dose por toda vida ou tomar penicilina benzatina a cada 3 semanas.

Quem não tem o baço pode beber?

A retirada do baço implica numa maior probabilidade de infecções por alguns tipos de bactérias. Algumas vacinas podem prevenir estas infecções. Ingerir bebidas alcoólicas nestes casos não é recomendável.

Dá para ter vida normal após retirada do pâncreas e baço? | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

37 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir o baço?

Quando o organismo nota que o baço foi retirado, ele irá se adaptar para suprir as funções até então desempenhadas por esse órgão. O fígado, por exemplo, assume o papel na luta contra as infecções e filtra as células vermelhas do sangue. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano.

Porque é preciso tirar o baço?

A retirada do baço pode ser indicada em casos de doenças como anemias, leucemia ou outros tipos de câncer, assim como no surgimento de cistos ou de lesões provocadas por traumas – esse órgão pode ser atingido por contusões ou ferimentos abdominais, por exemplo.

Que fez a retirada do baço tem direito a aposentadoria?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que a cobertura do seguro DPVAT por invalidez permanente abrange a hipótese de retirada cirúrgica do baço, decorrente de acidente de trânsito ocorrido antes da existência de previsão expressa nesse sentido.

Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de baço?

A cirurgia dura em média 2 horas e o paciente deve permanecer internado de um a três dias. Vale lembrar que em alguns casos, como o de ruptura do baço, cirurgia de urgência deve ser realizada a cirurgia o quanto antes.

Quem tira o baço tem que tomar vacina?

É importante ressaltar que pessoas que serão submetidas à retirada do baço eletiva (planejada) devem receber as vacinas contra bactérias encapsuladas (meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae b) idealmente até duas semanas antes da cirurgia.

Qual é a única parte do corpo que não recebe sangue?

recebe sangue é a córnea, no olho. Ela capta oxigênio diretamente do ar.

Como é a dor no baço?

Uma lesão ou ruptura do baço pode gerar dor e sensibilidade no abdômen. O sangue no abdômen atua como um agente irritante e causa dor. A dor começa no lado esquerdo do abdômen logo abaixo da caixa torácica e, às vezes, no ombro esquerdo.

Porque o baço dói?

As dores no baço representam, em geral, algum tipo de lesão produzida no órgão ou quando este aumenta de tamanho. Essa dor pode ser percebida quando o indivíduo tosse ou quando apalpa-se a região. Simultaneamente à dor, um sinal de alerta também é a alteração presente em exames como o hemograma.

Quais vacinas tomar após esplenectomia?

Segundo dados do Manual dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais, do Ministério da Saúde, a indicação para pacientes esplenectomizados deve seguir as seguintes orientações:
  • Sarampo, rubéola, caxumba (MMR): rotina (a mesma que para não esplenectomizados);
  • BCG: rotina;
  • Anti-pólio: rotina;
  • DTP: rotina;

Quais as consequências de uma esplenectomia?

A complicação mais preocupante é a infecção por bactérias capsuladas, o que pode evoluir para sepse fulminante. As complicações cirúrgicas são abscesso subfrênico, fístula pancreática por lesão da cauda desse órgão durante a abordagem dos vasos hilares, derrame pleural e atelectasia de base pulmonar esquerda.

O que o baço tem a ver com as plaquetas?

Quando o baço aumenta, às vezes remove muitas plaquetas do sangue e precisa ser removido. Às vezes, o baço é removido para diagnosticar ou tratar um tumor. Outras razões: às vezes o suprimento de sangue para o baço fica bloqueado (infarto) ou a artéria se expande anormalmente (aneurisma) e o baço precisa ser removido.

Quantos dias após cirurgia no baço pode ter relação?

👉🏻Geralmente em 30 dias já é possível retomar a vida sexual, salvo algumas exceções.

Como é o câncer no baço?

O câncer de baço é um tumor raro que se desenvolve no baço, órgão localizado abaixo das costelas do lado esquerdo. Sensação de barriga cheia após comer, sangramentos e anemia são alguns dos sintomas. Não é possível prevenir este tumor.

Quantos baço tem o ser humano?

Algumas pessoas podem ter dois baços, o que chamamos de baço acessório, uma alteração congênita que costuma ser encontrada em exames como ultrassom e tomografia. Na grande maioria das vezes, o baço extra não causa nenhum problema para o indivíduo.

Quem retira o baço pode fumar?

Não é recomendado. O hábito de fumar é relacionado a diversas complicações.

Quem não tem o baço pode doar sangue?

Se a retirada do baço deu-se por motivo de acidente, você poderá doar sangue após 12 meses do trauma. Nos outros casos, o impedimento é definitivo.

Pode ter câncer no baço?

Sinais e Sintomas do Câncer de Baço. Dado o caráter hematológico dessa doença, os sintomas que se manifestam são profundamente influenciados por essa natureza. A diminuição de hemácias, leucócitos e plaquetas resulta em uma série de sinais reveladores.

Qual o único órgão que não se regenera?

Se a lesão for tão grave que o fígado não consiga se regenerar, a pessoa pode precisar de um novo órgão, ou seja, de um transplante. Você aprenderá que, devido a sua capacidade de “regeneração”, o fígado pode ser doado enquanto o doador ainda está vivo.

Qual é o órgão mais importante do corpo humano?

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Qual exame para detectar problemas no baço?

Diagnóstico de aumento do baço

Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.

Artigo anterior
Como eles matam a vaca?
Artigo seguinte
Em que ano acabou a Febem?