Em quais princípios se baseiam a Teoria da Relatividade Geral de Einstein?

Perguntado por: Gaspar Batista  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Ele explicou que a Teoria da Relatividade Restrita (1905) se baseia em dois princípios: Princípio da Relatividade, segundo o qual todos os referenciais inerciais (movendo-se em velocidade constante) são iguais; Princípio da Invariabilidade da Velocidade da Luz, que é a mesma para todos os referenciais inerciais.

Quais são os princípios da relatividade?

O princípio da relatividade mostra que nada é absoluto e que tudo é relativo. Um dos principais colaboradores desse princípio foi Albert Einstein. ... Muitos físicos se recusaram a acreditar que tudo o que havia sido estudado e descoberto antes desse momento era incompleto, já outros abandonaram seus estudos e pesquisas.

O que é a relatividade geral de Einstein?

Nos dez anos que passou pensando nisso, entre 1905 e 1915, o físico alemão criou a teoria da relatividade geral. Ele imaginou as três dimensões do espaço e a dimensão do tempo juntas, como uma espécie de tecido que nos rodeia e que é deformado pela presença dos corpos celestes massivos, como os planetas e estrelas.

É um princípio da relatividade restrita proposto por Einstein?

Einstein, na sua Teoria da Relatividade Restrita, estendeu o princípio da relatividade à teoria electromagnética, propondo que a velocidade da luz é constante; a sua velocidade é sempre a mesma para qualquer observador em movimento ou não!

Qual é o segundo princípio da relatividade?

A teoria da Relatividade Especial, proposta por Einstein, baseia-se em dois postulados. ... O 2º postulado quer dizer que a velocidade da luz no vácuo (c = 300.000 km/s) não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador. Ela não depende do sistema de referência inercial adotado.

Teoria das cordas | Astronomia #9

28 questões relacionadas encontradas

O que é princípio da simultaneidade?

A simultaneidade consiste na coincidência temporal de dois acontecimentos em diferentes pontos do espaço.

Qual a fórmula da teoria da relatividade?

A equação - energia (E) igual a massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c2) - revolucionou o mundo da Física ao mostrar que o tempo não era absoluto e que tanto a massa quanto a energia eram equivalentes.

Quais são os princípios da relatividade restrita?

A Teoria da Relatividade Especial ou Restrita. ... 1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. 2º A Constância da Velocidade da Luz: A Velocidade da Luz no vácuo tem o mesmo valor, , quando medida a partir de qualquer referencial inercial.

O que diz a relatividade restrita?

Existem dois tipos de Teoria da Relatividade: a Restrita e a Geral. A Restrita afirma que a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e que nada é capaz de igualar essa velocidade, muito menos superá-la.

O que diz o princípio da relatividade de Galileu?

Este princípio diz: as leis da mecânica, expressas num dado referencial, serão expressas de forma idêntica em qualquer outro movimento retilíneo e uniforme em relação ao primeiro. Frequentemente este princípio é enunciado de forma mais restrita privilegiando o sistema inercial e o espaço absoluto.

O que é Teoria da Relatividade Restrita e geral?

A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial.

O que é a Teoria da Relatividade Geral e especial?

Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou Especial) e a Relatividade Geral. A Relatividade Especial é uma teoria publicada no ano de 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros.

O que é a Teoria da Relatividade?

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é um pilar da física moderna que transformou o entendimento sobre espaço, tempo e gravidade. Por meio dela, é possível decifrar a expansão contínua do Universo, o movimento dos planetas e a existência de buracos negros.

O que é o princípio da relatividade dos contratos?

O princípio da relatividade dos contratos – res inter alios acta neque prodest – funda-se na idéia de que os efeitos do contrato se produzem apenas em relação às partes, isto é, àqueles que manifestam a sua vontade, não afetando terceiros, estranhos ao negócio jurídico.

O que diz o 1º postulado?

1º postulado ou princípio da relatividade: “As leis da física são as mesmas para todos os observadores em quaisquer sistemas de referenciais”. De acordo com esse postulado, independente do referencial adotado, as leis da física terão a mesma forma.

O que é a relatividade do movimento?

Quando um corpo muda de posição em relação à vizinhança, dizemos que ele se move. A idéia de mudança: quando um corpo se move, o Universo muda de alguma forma, isto é, ele não é mais o que era antes. ...

O que é relatividade exemplo?

É como se o espaço-tempo curvo “dissesse” para massa e energia (incluindo a luz e partículas de matéria) como se mover, enquanto massa e energia dissessem ao espaço-tempo como se curvar. Para exemplificar: o movimento da Lua em torno da Terra ocorre pois a Lua segue o caminho no espaço curvado pela Terra.

O que é relação tempo é a relatividade restrita?

Relatividade Restrita

Mesmo quando o referencial inicial está em movimento em relação a um outro referencial, ela continua com a mesma velocidade 299.792.458 metros por segundo (m/s), onde o tempo utilizado na definição é o segundo.

O que deve ser levado em consideração para que os efeitos da relatividade restrita em um móvel passem a ser significativos?

Corpos em movimento sofrem uma contração na direção deste movimento em relação ao tamanho que têm quando medidos em repouso. A dilatação temporal e a contração do espaço só apresentam valores significativos quando os valores das velocidades envolvidas são próximos aos da velocidade da luz no vácuo.

O que fala o paradoxo dos gémeos?

Também conhecido como Paradoxo dos Gêmeos, é um problema que ilustra o que acontece com dois observadores que possuem um movimento relativo. O Problema mostra como um evento pode não ser simultâneo para dois observadores.

Qual a fórmula de Einstein?

E = mc². Toda vez que vemos essa equação já é quase automático lembrar do cientista Albert Einstein. ... O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que a equação faz parte da Teoria da Relatividade Restrita, considerada um divisor de águas entre a física clássica e moderna. A fórmula foi elaborada por Einstein em 1905.

Qual é a equação de Einstein?

A equação do físico alemão mostra a transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa: E (energia) é igual a massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (c) ao quadrado.

Qual é a fórmula de energia?

E=mc² - Einstein e a equivalência entre matéria e energia.

Porque o tempo se dilata?

Dilatação do tempo é a diferença na medida do tempo por dois relógios idênticos e perfeitamente sincronizados que surge quando um desses relógios está se movendo em uma velocidade comparável à velocidade da luz ou ainda quando está sujeito a um campo gravitacional diferente do que se encontra o outro relógio.

O que são movimentos compostos?

Movimentos compostos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só.

Artigo anterior
Qual o melhor limpa-tipos?
Artigo seguinte
Como funciona o sistema de arquivos Ext4?